Vamos
 

 

Estréias nacionais


A solidão em Andarilho, de Cao Guimarães

Nesta sexta estréia Brigada Pára-Quedista (2007), dirigido por Evaldo Mocarzel, que mostra a rotina da Brigada de Infantaria Pára-Quedista, tropa de elite do Exército Brasileiro, instalada na Vila Militar em Deodoro, zona norte do Rio de Janeiro. O documentário mostra não só o dia-a-dia, mas também a visão que os militares têm do próprio cinema, já que vários pára-quedistas se tornam fotógrafos e cinegrafistas, desenvolvendo técnicas inusitadas para conseguir filmar arriscadas cenas de salto em regiões inóspitas. E acaba de entrar em cartaz o filme Andarilho (2007), de Cao Guimarães, quinto longa do artista plástico e segundo de sua trilogia da solidão, iniciada com A Alma do Osso (2004). Retrata as trajetórias de três andarilhos solitários em estradas do nordeste de Minas Gerais, estabelecendo pontos de vista peculiares sobre a existência. A partir do constante movimento de sons e imagens, o documentário propõe uma reflexão sobre a vida apenas como lugar de passagem.

 

Sessão Cinéfila

Clássicos do cinema europeu estão na programação da Sessão Cinéfila do Espaço Unibanco, que acontece a partir de sábado. Abrindo a programação, Profecia de um Delito (Alemanha/França/Itália, 1975), de Claude Chabrol, sobre um casal que se hospeda em um hotel para tentar resolver problemas conjugais. Ainda serão exibidos Os Alegres Subterrâneos de Paris (França, 1973), de Pierre Tchernia, em que pessoas começam a desaparecer misteriosamente em Paris, até que um dono de bar descobre uma bizarra sociedade secreta que habita os subterrâneos (dia 27 de setembro); Alemanha Mãe Pálida (Alemanha, 1980), de Helma Sanders-Brahms, drama que discute as transformações provocadas pela guerra no núcleo da família (dia 4 de outubro); e Alexandre, o Felizardo (França, 1967), de Yves Robert, história de um fazendeiro bonachão e sonhador, que depois da morte de sua esposa controladora passa a fazer o que quer (dia 11 de outubro). Sempre às 12h, no Espaço Unibanco (r. Augusta, 1.475, tel. 3288-6780). Ingressos: R$ 5,00.

 

Produção Latino-Americana

A partir de segunda o Cinusp exibe o “Ciclo de Cinema Latino-Americano – Prolam 20 Anos”, comemorando o aniversário do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, que teve diversos cineastas e filmes como temas de dissertações do programa. A mostra está dividida em duas linhas principais: Resistência e Modernidade, que apresenta a renovação do cinema na América Latina; e Perspectivas e Contemporaneidade, com a produção atual de novos diretores de cada país. Entre os destaques, Sur (Argentina, 1988), de Fernando Solanas, sobre um homem que depois do fim da ditadura militar argentina sai da prisão e volta para casa sem reconhecer a própria cidade (segunda e quarta, às 19h, e terça e quinta, às 16h). Ainda na programação desta semana, A Morte de um Burocrata (Cuba, 1966), de Tomás Gutiérrez Alea (segunda e quarta, às 16h, e terça e sexta, às 19h); e São Paulo S/A (Brasil, 1965), de Luis Sérgio Person (quinta, às 19h, e sexta, às 16h). Até 3 de outubro, no Cinusp (r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540). Entrada franca. Mais informações no site www.usp.br/cinusp.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]