A USP deu início às comemorações dos seus 75 anos. Os sete campi da Universidade – situados em São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos – vão desenvolver atividades festivas e científicas para mostrar o que a USP conquistou até hoje e como pretende chegar ao seu centenário, daqui a 25 anos.

As atividades comemorativas tiveram início com o primeiro módulo do workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, ocorrido nos dias 3 e 4 (leia as páginas 6, 7 e 8 deste suplemento especial), e se estenderá até 1o de outubro de 2009, quando terminará a exposição Tesouros da USP, na Ocado Parque Ibirapuera, em São Paulo. As comemorações – lançadas oficialmente no dia 2 pela reitora Suely Vilela, em reunião do Conselho Universitário – vão culminar com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), no Teatro Alfa, em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2009, e com uma sessão solene do Conselho Universitário, em 26 de janeiro, no Memorial da América Latina, também em São Paulo.

Segundo a professora Solange de Oliveira Rezende, presidente da Comissão Executiva dos 75 Anos da USP, as comemorações têm como objetivo dar visibilidade às conquistas da Universidade, mostrar as contribuições que a USP pretende dar no futuro e demonstrar reconhecimento às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da instituição. “Como a USP tem alcançado um lugar de destaque no panorama internacional e nacional, devido ao aprimoramento dos seus programas de pós-graduação, queremos comemorar os 75 anos refletindo sobre o papel da instituição na trajetória para o seu centenário, que se dará em 2034”, afirma Solange (leia abaixo a programação completa das comemorações dos 75 anos da USP).

Para organizar as comemorações, foram criadas duas comissões, explica Solange: a Comissão de Honra e a Comissão Executiva. A primeira é formada pela reitora Suely Vilela, pelo vice-reitor Franco Maria Lajolo, os quatro pró-reitores – de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – e os diretores das oito unidades mais antigas da USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Escola Politécnica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Odontologia, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. “Coube a essa comissão propor diretrizes para as atividades comemorativas”, ressalta Solange.

Já à Comissão Executiva compete coordenar a aplicação dessas diretrizes e organizar atividades específicas. Solange buscou envolver nela todos os campi, nomeando representantes de São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga e Lorena.

 

Um ano de celebração

A seguir, os principais eventos que fazem parte das comemorações dos 75 anos da USP nos sete campi da Universidade.

Destaques

Dia 25 de janeiro de 2009: apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). Local: Teatro Alfa, em São Paulo.

Dia 26 de janeiro de 2009: Sessão Solene do Conselho Universitário. Local: Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Dias 1º de agosto a 1º de outubro de 2009: exposição “Tesouros da USP”. Local: Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Março de 2009: sessão solene da Assembléia Legislativa do estado de São Paulo em comemoração aos 75 anos da USP.

Abril de 2009: sessão solene da Câmara dos Deputados, em Brasília, em comemoração aos 75 anos da USP.

Campus de São Paulo

Dia 2 de setembro: lançamento oficial das atividades comemorativas do Jubileu da USP.

Dias 3 e 4 de setembro: workshop “Planejando o Futuro: USP 2034” (módulo 1). Local: Sala do Conselho Universitário.

Dias 14 e 15 de outubro: workshop “Planejando o Futuro: USP 2034” (módulo 2). Local: Sala do Conselho Universitário.

Dia 18 de setembro: apresentação das atividades comemorativas do Jubileu da USP ao Conselho de Graduação. Local: sala do Conselho Universitário.

Dia 1º de outubro: apresentação das atividades comemorativas do Jubileu da USP ao Conselho de Pós-Graduação. Local: sala do Conselho Universitário.

Dia 9 de outubro: apresentação das atividades comemorativas do Jubileu da USP ao Conselho de Cultura e Extensão Universitária. Local: sala do Conselho Universitário.

29 de outubro: apresentação das atividades comemorativas do Jubileu da USP ao Conselho de Pesquisa. Local: sala do Conselho Universitário.

De outubro de 2008 a maio de 2009: Seminário e Exposição Itinerante Fundadores da USP. Local: a ser definido.

Dias 3 e 4 de dezembro: comemoração dos 20 anos de criação das Pró-Reitorias. Local: Anfiteatro “Camargo Guarnieri”.

De dezembro de 2008 a maio de 2009: série “Fronteiras do conhecimento: presente e futuro”. Local: sala do Conselho Universitário.

Campus de Bauru

Dia 17 de novembro: abertura das comemorações do Jubileu da USP. Local: Teatro Universitário “Professor Dioracy F. Vieira”.

Março de 2009: lançamento do projeto “Museu e Memorial do Campus USP de Bauru”. Local: a ser definido.

Campus de Lorena

Dia 25 de setembro: comemorações do Jubileu da USP na 2a Semana de Arte e Cultura da Escola de Engenharia de Lorena. Local: Casa de Cultura de Lorena

Dia 26 de setembro: apresentação do Coral da Cidade de Lorena. Local: Casa de Cultura de Lorena

Campus de Piracicaba

Dia 10 de outubro: apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Local: Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”.

Dia 11 de outubro: Sessão Solene de encerramento da 51a Semana Luiz de Queiroz, com homenagem especial ao Jubileu da USP. Local: Salão Nobre da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Campus de Pirassununga

Dia 22 de outubro: abertura das comemorações do Jubileu da USP. Local: auditório da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

Dia 23 de outubro: seminário “USP – 75 Anos de Ensino, Pesquisa e Extensão”. Local: auditório da FZEA.

Campus de Ribeirão Preto

Dia 8 de março de 2009: abertura das comemorações do Jubileu da USP, com participação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Local: Teatro Pedro II.

Dias 10 a 15 de março de 2009: exposição de fotos e fatos históricos do campus de Ribeirão Preto. Local: Espaço Cultural do campus de Ribeirão Preto

Campus de São Carlos (de 19 de outubro de 2008 a 9 de março de 2009).

Dia 19 de outubro: apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). Local: Catedral de São Carlos.

Dia 1º a 9 de março de 2009: exposição “Tesouros do nosso campus”. Local: Shopping Center de São Carlos

Dia 6 de março de 2009: Aula Magna da reitora da USP. Local: a ser definido.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]