Mais uma vez, a Universidade abre suas portas para levar cultura e educação para toda a sociedade. De 20 a 28 de setembro, será realizada a 13ª Semana de Arte e Cultura da USP, com atividades em todos os sete campi, além de eventos nas cidades de Itu e São Sebastião. No total, serão 204 atividades, realizadas em 42 unidades da USP. A

promoção é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

 

“Na semana, o potencial cultural de nossos professores, alunos e funcionários aflora com tal vigor que unidades tidas como essencialmente técnicas exibem exposições artísticas e fotográficas, grupos corais, grupos teatrais, orquestras, shows musicais e dança”, admira-se o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, professor Ruy Alberto Corrêa Altafim. “Nesse ambiente rico, não é raro vocações e talentos serem revelados, nas unidades e órgãos dedicados essencialmente à cultura.” Ele destaca também que a sociedade é “plenamente beneficiada” pela semana, graças à diversidade e qualidade das atividades, todas elas gratuitas.

Cursos – No campus de São Paulo, a programação da 13ª Semana de Arte e Cultura está dividida em nove tipos de atividades: cursos, dança, exposições, filmes, música, palestras, teatro, visitas monitoradas e educação física. Entre os cursos oferecidos, por exemplo, estão Artesanato com Mosaico (dia 24, às 12

horas, no Instituto de Química), Encontros com a Arte Contemporânea (de 23 a 25, às 14 horas, no Centro Universitário Maria Antonia), Ensinando Geografia no IEB (dias 20 e 27, das 8h às 12h, no Instituto de Estudos Brasileiros) e Escultura Livre de Argila (dias 22 e 23, das 14h às 15h, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades). No que se refere a dança, o público poderá apreciar espetáculos como Dança do Ventre com Música ao Vivo (dia 24, às 11h15, na Escola de Educação Física e Esporte) e Ensaio de Enigma – Dança Contemporânea (dia 25, às 11h30, também na Escola de Educação Física e Esporte).

Filmes originais e de alta qualidade serão mostrados na semana. Entre eles estão Bab Al-Chams, Porta do Sol: do romance de Elias Khoury ao filme de Yousry Nasrallah (dia 24, às 9h30, no Prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e Glauber Rocha (dias 22 e 23, às 15h30, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades). Na Escola de Comunicações e Artes (ECA), dia 23, às 12 horas, haverá a Mostra de Filmes de Curta-Metragem.

Na área da música, a oferta é enorme. O Coral da USP (Coralusp) fará várias apresentações, entre elas as intituladas Cem Anos de Imigração Japonesa no Brasil (dia 19, às 20h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri), Autores do Romantismo Alemão (dia 23, às 20h30, também no Camargo Guarnieri) e Cantos do Povo (dia 27, às 20 horas, no Centro Brasileiro Britânico). O Coralusp se apresentará também nos dias 20 (16 horas, no Sesc Interlagos) e 21 (11 horas, no Centro de Preservação Cultural da USP, e 16 horas, no Museu de Arte de São Paulo).

Alguns dos temas das várias palestras programadas para a semana são: “Arqueologia e Etnologia: Desafios no Brasil” (dias 24 e 25 de setembro, das 14h às 17h, no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), “Arte, Cultura e Meio Ambiente” (dia 22, das 10h às 12h, no Departamento de História), “Arte-Educação Ambiental” (dia 26, das 10h às 12h, também no Departamento de História) e Design Inclusivo – Idosos, Deficientes Físicos e Visuais (dia 26, às 12h, na Escola de Educação Física e Esporte).

A programação completa da 13ª Semana de Arte e Cultura pode ser acessada no endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]