Vamos
 

 

Curta Cinemateca

Desde 2004, a Cinemateca mantém espaço para exibição permanente de curtas-metragens brasileiros. Dando continuidade à série O Melhor dos Festivais, traz uma seleção de filmes que estiveram na lista dos dez preferidos pelo público no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Nesta semana serão apresentados Isaura (Rio Grande do Sul, 2002), de Alex Sernambi, sobre uma telefonista que se apaixona pela voz de um usuário do serviço de despertador; Seu Pai já Disse que Isso não é Brinquedo (São Paulo, 2003), de Kiko Mollica, que conta a história de um casal de namorados através de inúmeras câmeras espalhadas pela capital paulista; Águas de Romanza (Ceará, 2002), de Gláucia Soares e Patrícia Baía, que se passa no sertão nordestino, onde uma menina sonha em conhecer a chuva (nesta terça, às 18h, e no sábado, às 16h). E na próxima terça, dia 14 de outubro, às 18h, serão exibidos Na Lona (São Paulo, 2002), de Wagner Morales, com depoimentos de lutadores veteranos anônimos e campeões mundiais, que traçam um panorama do universo do boxe; Território Vermelho (São Paulo, 2004), de Kiko Goifman, documentário sobre a proliferação de câmeras em São Paulo; e Alô Tocayo (Rio de Janeiro, 2005), de Renato Martins e Lula Carvalho, filmado em Havana (Cuba), o filme registra as primeiras impressões dos dois realizadores durante a viagem à ilha caribenha. Na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 3512-6111, ramal 215). Entrada franca.

 

Cineclube Sated

Inaugurado no fim do ano passado, o Cineclube do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões de São Paulo (Sated) vem exibindo filmes do cinema paulista, seguidos de debates com seus realizadores, sempre com entrada gratuita. Retomando sua programação, exibe em outubro mostras em homenagens póstumas a Jean Garret (conhecido como diretor de pornochanchadas) e Ody Fraga (um dos mais atuantes e requisitados profissionais do cinema paulista). De Garret, serão apresentados Noite em Chamas (1977), sobre um servente que, revoltado com sua condição, planeja explodir o imponente hotel em que trabalha, ao mesmo tempo em que se desenvolvem vários dramas nos quartos do prédio (nesta quinta); e Mulher Mulher (1979), em que uma mulher vai para uma casa de campo para refletir sobre sua relação com o marido que acabou de falecer, um psiquiatra mesquinho que a desprezava (dia 16). De Ody Fraga, estão na programação A Fêmea do Mar (1975), sobre mãe e filha, habitantes de uma ilha deserta, que disputam o amor de um mesmo homem; Palácio de Vênus (1980), retratando a história de uma filha de prostituta que foge de casa para o interior para encontrar com a mãe que mora em um hotel de luxo. Excepcionalmente, essa mostra não conta com debates. O Cineclube fica na av. São João, 1.086, 4o andar, conjunto 407, Centro. Mais informações pelo tel. 3335-6133. A capacidade da sala é de 50 lugares.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]