Controle de Sistemas Mecânicos

 

Controle é a especialidade da engenharia que estuda as propriedades de estabilidade dos sistemas com vistas à medição e atuação compensadora convenientes. Alguns sistemas mecânicos apresentam características próprias de instabilidade quando em movimentação. Por exemplo um pendulo na posição invertida (massa para cima) não retorna para a posição inicial (instável) quando deslocado do equilibrio vertical. Um exemplo mecânico deste sistema de controle é o monociclo (Segway). Outro sistema que exige controle é o rodeiro metro-ferroviário. Decido as propriedades de contato roda/trilho, as forças de contato são função inversa da velocidade e apresentam instabilidade a grande velocidade (hunting ou lacet). Um exemplo é o TAV.

Em sistemas automotivos as técnicas de controle são largamente utilizadas. Alguns exemplo são:

  • Suspensão ativa;
  • Sistema de freio com anti-travamento da roda (ABS);
  • Controle de tração (TRC);
  • Sistema de Controle de Direção (ESP)
  • Comboio de Veículos

 

Sistema de suspensão ativa com amortecimento reológico

Cláudio Crivellaro (2008) Controle Robusto de Suspensão Semi-ativa para Caminhonetes utilizando amostecedores magneto-reológicos.

Clique aqui para ver o trabalho de Cláudio Crivellaro

 

Suspensão Ativa (ABC – Active Body Control)

 

Controle de tração (TRC);

Veja estes videos sobre o funcionamento do Controle de Tração (Traction Control System – TRC)

 

 

Comboio de Veiculos (Vehicles Convoy)

 

 

Outros exemplo de controle

Vejam alguns exemplos de controle de sistemas mecânicos desenvolvidos por  Paulo Ricardo Arantes Gilz na
The École Nationale Supérieure de Techniques Avancées (ENST ParisTech) France
L’Unité de Mécanique (UME), Le Centre Automatique et Systèmes (CAS)