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Fotos de irregularidade em pavimento

 

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Como se quantificação da Irregularidade?

Por melhor que seja a suavidade da superfície do pavimento sempre haverá alguma irregularidade, mesmo que de pequena amplitude, em relação à geometria nominal de projeto. A quantificação da irregularidade do pavimento consiste na medição das cotas verticais de uma trilha da superfície do pavimento em relação a um plano de base.

O que é Índice de Irregularidade?

O Índice de Irregularidade é um número que quantifica a intensidade que determinados comprimentos de onda comparecem no perfil de uma trilha. Este índice tem correlação direta com a qualidade da superfície do pavimento. A quantificação da irregularidade do pavimento consiste no tratamento numérico das cotas verticais da superfície, para determinar o valor que represente a suavidade do pavimento no trecho considerado. Os índices de irregularidade podem ser obtidos por vários métodos. Os mais utilizados são o QI (RMSVA) (link) e o IRI (International Roughness Index) (link).

Para mais informações consulte o The Little Book of Profiling

O que é o QI (RMSVA)?

O índice QI (RMSVA) é calculado a partir da taxa de variação da cota vertical do pavimento (root mean square of the vertical aceleration – second variation of the vertical level). Este índice guarda relação direta com a geometria da superfície do pavimento, pois utiliza apenas a segunda taxa de variação da cota vertical da superfície em função da distância. O índice QI é adotado no Brasil e foi proposto por César A. V. Queiroz, em extenso projeto de investigação patrocinado pelo Banco Mundial (World Bank).

Para saber como calcular o QI (RMSVA), consulte a norma técnica: DNER ES-173/86 Método de Nível e Mira para Calibração de Sistemas Medidores de Irregularidade do Tipo Resposta.

O que é IRI?

O índice IRI (International Roughness Index) é obtido a partir do movimento vertical da suspensão traseira de um veículo em tráfego sobre o pavimento, ponderado pela curva de resposta em freqüência do modelo de um grau de liberdade de sistema massa mola amortecedor linear (um quarto de carro – Quarter Car Model). Este índice depende da resposta do sistema de medida (veículo e suspensão) que em geral depende da velocidade de medição. O IRI apresenta correlação proporcional com o índice QI e pode ser obtido por uma relação linear direta.

Para ver como calcular o IRI, consulte o The Little Book of Profiling

O que é contagem por quilômetro?

O método de contagem por quilometro é utilizado em alguns tipos de sistemas de medição vinculado ao movimento vertical da suspensão traseira do veículo de medição. A “contagem” não tem unidade definida e tem correlação apenas com o movimento da suspensão. Este sistema depende da linearidade da resposta da suspensão traseira e, portanto, de duas trilhas da pista (pneus traseiros) onde os deslocamentos da suspensão são identificados. Não considera os movimentos angulares do veículo que são impostos pelos deslocamentos simultâneos das quatro rodas. Depende da velocidade de operação do veículo de medição. Necessita de um trecho de via com irregularidade conhecida para calibração e não tem relação direta com a cota vertical de um ponto da superfície.

Outras Unidades

Alternativamente pode-se descrever as irregularidades em outras unidades internacionalmente padronizadas:

  • Present Serviceability Index – PSI;
  • Ride Number – RN;
  • Bump Integrator Trailer – BI;
  • Densidade Espectral de Potência – PSD

Qual a relação entre o Índice de Irregularidade e a qualidade do pavimento?

O índice de irregularidade retrata a qualidade da superfície do pavimento do ponto de vista da suavidade e conforto de rolagem (serventia) para um veículo que utiliza a estrada.