Home » » Perguntas »

 

Para que medir a irregularidade do pavimento?

 

Pista com superfície perfeitamente lisa e suave produzem o melhor resultado em termos de qualidade de tráfego e não carece de intervenção. Com o uso o pavimento desenvolve irregularidades crescentes que prejudicam estas propriedades. Isto reduz o conforto e a qualidade ao usuário (serviciability). Medir o índice de irregularidade do pavimento (IRI) significa ter controle sobre a qualidade do pavimento e poder planejar a Gestão do Pavimento.

Porque medir a irregularidade?

A irregularidade do pavimento quantifica a planicidade e qualidade de um pavimento. Quando o índice de irregularidade (por ex. IRI) é elevada a suavidade do tráfego de veículos fica prejudicada, reduzindo o conforto dos passageiros. Um pavimento com irregularidade intensa aumenta o grau de agressão à estrutura do pavimento. O índice de irregularidade serve para planejar o momento da intervenção de manutenção sendo, portanto, uma ferramenta para a gerencia do pavimento, garantido o maior benefício com o menor custo.

Como realizar uma medição?

Para realizar uma medição com o sistema PAVÍMETRO® é necessário definir o trecho e as trilhas de interesse. O sistema é montado e acoplado ao veículo que inicia de imediato a medição em tráfego no trecho. Convém identificar adequadamente o início do trecho para efeito de sincronização de dados históricos sistemáticos de índices de irregularidade.

Não é necessário interromper o tráfego, pois o sistema de medição pode se inserir no trafego e viajar em velocidade variável bastando apenas um veículo de escolta.

Quando medir?

Com o uso o pavimento perde qualidade da superfície trafegável devido a irregularidades, fissuras, etc. O índice de irregularidade tende a aumentar em função do uso. O pavimento deve ser recuperado quando o índice de irregularidade apresentar valores elevados ou quando a taxa de progressão for acentuada. Deve-se, portanto fazer um acompanhamento sistemático da irregularidade do pavimento.

Onde fazer a recuperação?

A intervenção de manutenção/recuperação deve ser planejada e realizada preferencialmente nos trechos onde o índice de irregularidade for maior, garantindo o restabelecimento da qualidade do pavimento.

Como planejar a recuperação?

O planejamento das intervenções pode ser pautado pela estratégia de gerencia do pavimento e pela taxa de variação do índice de irregularidade. Quanto maior a taxa de variação, mais rápida será a degradação. Eliminar os problemas em trechos de elevada taxa de degradação significa obter a menor relação custo/benefício e tranqüilidade no futuro.