Estudo do Efeito Canivete

 

Descrição

Um tema de relevante importância nacional em relação ao transporte terrestre são os veículos de carga, tipicamente os caminhões de maior porte articulados, uma vez que o desenvolvimento de diversos polos de consumo e de produção através do território brasileiro, fez crescer a necessidade de se transportar por uma porção mais vasta do território nacional toda sorte de produtos. O tratamento aos veículos de carga se justificaria pela importância que o transporte rodoviário exerce na economia brasileira. De acordo com o anuário da Agencia Nacional de Transportes Terrestres de 2012 o Brasil contava com uma frota legalizada de 1.823.253 caminhões. Esse número, já bastante expressivo se comparado as frotas de outros países com Produto Interno Bruto maior que o brasileiro, só vem crescendo nos últimos anos devido a carente infraestrutura brasileira em outras áreas de transporte, como a ferroviária, a fluvial e a de cabotagem, fenômeno esse que deve perdurar por algum tempo ainda, caso não haja uma mudança de postura em relação a infraestrutura de transportes.Assim, com as ruas e estradas com presença cada vez maior desses veículos, é mister que esses sejam seguros, e guiados da mesma forma, já que acidentes envolvendo caminhões podem ser sempre potencialmente desastrosos. O efeito de jackknife em caminhões do tipo semi-reboque (que pode acontecer também para outras configurações de cavalo-carreta) é um assunto de grande importância quando se estuda a segurança de veículos articulados em geral. Tal fenômeno se caracteriza por um efeito “acotovelamento” na configuração do cavalo-carreta, com consequente possível choque entre ambas as estruturas, podendo gerar consequências bastante graves para os veículos que estejam em volta do equipamento. Tal efeito pode ter origem em comportamentos anômalos na direção do caminhão, como freadas bruscas, perdas de tração, curvas fechadas, entre outros.

Objetivos

Criar modelos físicos e matemáticos para a simulação dinâmica de um caminhão do tipo semi-reboque. Algumas entradas serão então feitas de forma a simular anomalias na direção do veículo para verificar qual o seu comportamento para essas circunstâncias, e verificar para que tipos de entrada críticas podem levar a ocorrência do processo descrito.

Autores:

Jean Carlos Amadeu

Leo Koji Takahara

Matheus Lucci Sanchez

Tiago Cabete Leão Nascimento

Fonte

Fonte

 

ALC.TruckJackknife.001

Fonte

 

 

Modelo sem sistema de controle

Modelo com sistema de controle
   
 

Para saber mais:

SANCHEZ, M. L. Modelagem, análise dinâmica e controle em um veículo articulado visando prevenir o efeito canivete. Monografia. Trabalho de conclusão de curso. PME-EPUSP, 2017.

SANCHEZ, M. L. Modelagem, análise dinâmica e controle em um veículo articulado visando prevenir o efeito canivete. Artigo. Trabalho de conclusão de curso. PME-EPUSP, 2017.

SANCHEZ, M. L. Modelagem, análise dinâmica e controle em um veículo articulado visando prevenir o efeito canivete. Apresentação. Trabalho de conclusão de curso. PME-EPUSP, 2017.