Estudo e Modelagem de Sistema Anti-travamento de Freio (ABS)

 

ABS (Anti-Lock Brakes System)

A eficiência e a confiabilidade  do sistema de frenagem de  um  veículo são imprescindíveis para a segurança no tráfego pelas ruas e estradas. As  instabilidades  de  um  veículo  estão  sempre  ligadas  ao  desbalanceamento das forças dinâmicas que estão atuando sobre o veiculo, destacando-se a força de tração, de frenagem, força lateral e de aderência entre o pneu e o pavimento.

A força de aderência entre o pneu e o pavimento tem papel  fundamental  na  capacidade  de direcionamento do  veículo. A  aderência  reduzida  está  associada a contaminação do contato entre o pneu e pavimento (rugosidade, óleo, agua, poeira, etc.) que restringe a capacidade de produção de forças de contato de rolamento para o direcionamento desejável do veículo.

Nos sistemas de freios  convencionais  a  força  produzida pelo  condutor  ao acionar o pedal de freios é amplificada e transferida para os elementos  de frenagem, por vias puramente mecânicas  ou  hidráulicas. Os sistemas  eletrônicos  tem  além  dos  elementos  mecânicos  e  hidráulicos convencionais,  elementos eletrônicos que agregam ao sistema maior capacidade de frenagem e confiabilidade no direcionamento.

No caso do sistema de frenagem do tipo ABS (Antilock Braking System) tem-se um sistema de sensoriamento e monitoramento da rotação da roda e que controla a força de aplicação do sistema de freio, evitando o travamento das rodas. Desta forma mantem-se a habilidade de direcionamento evitando a perda de controle do veiculo durante uma frenagem severa ou em condições degradadas de aderencia do pavimento.

Para saber mais consulte o artigo do Prandy Oliveira (TCC em 2015 na POLI)

Veja este video sobre o funcionamento do sistema ABS