Engenharia Metro-Ferroviária

 

Descrição

A Engenharia Metro-ferroviária nacional tem produzido esporadicamente novos projetos de carros de passageiros. As operadoras tem sido cada vez mais exigentes nos padrões de qualidade, conforto e segurança. Técnicas de modelagem e simulação numérica permitem avaliar um sistema Metro-ferroviário utilizando técnicas de modelagem antes mesmo da construção do cabeças de série. Desta forma pode-se avaliar seu comportamento dinâmico e desempenho de segurança e conforto. Para isto a dinâmica veicular completa com caixa flexível, suspensão secundária pneumática, truque e suspensão primária, rodeiros e perfil de roda deve ser descrita no modelo. A via férrea com seu traçado geométrico completo, incluindo as irregularidades e elasticidade deve ser modelada. Sistemas discretos de apoio elástico do tipo via em massa/mola podem ser estudados. Finalmente o comboio de carros formando o trem com o sistema de tração (power-train) distribuído, sistema de anti-deslizamento de rodas (ABS) e freios pneumáticos, elasticidade de aparelho de choque e tração. A sinalização e a dinâmica da rede aérea (catenário + pantógrafo) também podem ser estudados

Objetivo

Aplicação de modelagem de sistemas metro-ferroviários com a técnica de sistemas multicorpos buscando a avaliação do seu comportamento dinâmico e desempenho de segurança e conforto em tráfego.

Atividades

 

Publicações

Barbosa, R. S. (1999) Aplicação de sistemas multicorpos na dinâmica de veículos guiados. Tese de Doutorado. USP.  

Vídeo 1: Caracterização contato roda – trilho Vídeo 2: Ensaio dinâmico de um Trem Vídeo 3: Ensaio dinâmico 2 de um Trem   Se você pretende complementar sua formação na área Metro-ferroviária conheça os cursos de formação clicando aqui