Simulador de Realidade Virtual

 

Sistemas de simulação de realidade virtual especializados para desenvolvimento e treinamento são aqueles cujo modelo do sistema simulado tem resposta dinâmica fidedigna de forma a representar completamente o sistema simulado. Estes sistemas têm grande conteúdo de engenharia e volume enorme de processamento, seja para simular a dinâmica do sistema ou para processar imagem do entorno para garantir a melhor imersão virtual ao usuário.
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) desenvolveu o simulador de trem para treinamento de maquinistas. Os benefícios do uso da técnica de realidade virtual para simulação de equipamentos de movimentação e treinamento de operadores, ficam evidentes em função das facilidades e vantagens que oferecem na complementação dos recursos de treinamento e engenharia disponíveis. Não se pretende substituir os métodos tradicionais de treinamento, mas tão somente complementá-los com recursos visuais, sonoros e interativos (IHM – interface homem-máquina) de realidade virtual, proporcionando ambiente completo, flexibilidade, agilidade e atratividade aos usuários.

Desta especialidade e experiência adquirida, o Laboratório de Dinâmica e Simulação Veicular e seus laboratórios associados, tem capacidade de desenvolver outros sistema de simulação por realidade virtual:

Alguns exemplos de simuladores de realidade são:

 

Vagao_Completo_A

Vagao_Completo_E

 

  • Simulação da dinâmica do vagão completo, incluindo truque e rodeiros produzindo informações sobre o comportamento dinâmico com maior riqueza de detalhes.
  • Simulação de um Centro de Controle de Operações integrado às estações de simulação. Com essa extensão será possível simular um conjunto de linhas (malha ferroviária) com o tráfego de um conjunto de trens (diversa estações de treinamento) de forma supervisionada e controlada (CCO). Nesse esquema é possível simular de maneira realística a operação de um sistema ferroviário completo.
  • Avaliação de desempenho e eficiência. Dependendo do tipo de operação o consumo de combustível por tonelada transportado pode variar. Adicionalmente as restrições de tráfego podem prejudicar o fluxo dos trens. Desta forma a produtividade e eficiência do sistema ferroviário, poderão ser avaliadas dentro do ambiente virtual de simulação.

Mesmo para um sistema de transporte de massa avançado como o Metrô sem condutor (driveless), a ferramenta de simulação é útil. Afinal durante uma pane alguém terá que operar o sistema no modo manual para retirar o trem desta situação.

Entre os possíveis desenvolvimentos, pode-se citar o visualizador 3D com recurso editável de treinamento que pode ser aplicado em qualquer tipo de equipamento com finalidade de treinamento de operação ou manutenção. (Detalhe de motor diesel no visualizador)

Maquete_Eletronica_ViraBrequim

Maquete_Eletronica_MotorDiesel

Maquete_Eletronica_CilindroCabecote

 

 

 

Na mineração o processo de extração com interação entre as maquinas e o minério, pode ser modelada pelo método de partículas incluindo a topografia georeferenciada da mina atualizada por D-GPS de alta precisão, sistema de transporte por caminhões off-road e processos de armazenagem e recuperação da matéria prima.

Estas são algumas das possíveis áreas de especialidade e pesquisa que podem ser desenvolvidas por instituições acadêmicas como a USP, que tem competência e características multidisciplinares, adequadas para enfrentar tal amplo desafio. Espera-se com esta iniciativa despertar o interesse das empresas nacionais no investimento em pesquisa para a criação e aprimoramento de tecnologia na área de simulação computacional, contribuindo para aumentar ainda mais a qualidade e produtividade, valorizando os recursos humanos.

caminhao_caterpillar

escavadora

maquete_eletronica_amv

maquete_vagao_VALE

pier_vale

 

Recuperadora_Minerio