Newsflash

Participe da III Jornada de Análise Aplicada do Comportamento, a ser realizada em Curitiba-PR nos dias 19 e 20 de outubro de 2017.

 

Nesse ano, sob o tema "Integrando intervenções em psicoterapia e psiquiatria contextuais no trabalho de prevenção e recuperação da saúde", serão novamente reunidos psicoterapeutas e psiquiatras interessados em uma proposta de saúde mental analítico-comportamental. Esse tema foi idealizado pela necessidade da criação de um congresso exclusivo para profissionais de saúde preocupados com a aplicação conjunta das melhores abordagens baseadas em evidências.

 

Conheça o Leov!

 

O Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) está integrado ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia na Universidade de São  Paulo. As pesquisas conduzidas no laboratório referem-se à investigação dos processos comportamentais complexos envolvidos na aquisição de comportamentos simbólicos, tais como os de leitura, escrita, fala, diálogos, e demais episódios verbais humanos.

 

O estudo experimental tem propiciado o aprimoramento de aplicações referenciadas na psicologia, como a moderna terapia comportamental e o ensino de leitura e escrita de crianças com problema de desenvolvimento dos mais diversos.

 

No LEOV dois grandes grupos de pesquisa estão atualmente em atividade: um que investiga as relações empíricas entre comportamento verbal e não verbal e outro dedicado a analisar os processos de controle por unidades mínimas na leitura, através do paradigma de relações de equivalência.

 

O laboratório é administrado pela profa. Dra Maria Martha Costa Hübner, Presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. É membro de contato da B.F. Skinner Foundation. Atualmente coordena o Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP.

 

Pesquisadores



Agências

Enquete

Por que você se interessa pelo estudo do Comportamento Verbal?
 
Banner
Banner