iVProg

O iVProg (Programação Visual interativa na Internet) é um dos sistemas educacionais de código livre do LInE, sendo destinado ao ensino e à aprendizagem de algoritmos e programação. O iVProg implementa o conceito de Programação Visual (PV) que emprega ícones e simplifica a construção de códigos, reduzindo a necessidade do aprendiz conhecer detalhes de linguagens de programação.

Por esta versão ser implementada em HTML5 (usa fortemente JavaScript), a denominamos iVProg. Ela dispõe de um avaliador automático para exercícios e pode facilmente ser integrado ao ambiente Moodle a partir do pacote iTarefa. A primeira versão do iVProg foi implementada em Java em 2009, confira aqui as versões anteriores do iVProg.

Saiba mais »

Abaixo o iVProg com um código ilustrativo, nesse caso para computar o fatorial de um natural a ser digitado pelo usuãrio. Você rodar o código (digite um natural), mas pode alterá-lo como desejar.

Menos linguagem
Mais algoritmo


No iVProg, o estudante dedica-se ao aprendizado de algoritmo, não se prendendo a uma linguagem ou IDE.

Fácil de implementar


Com um ambiente interativo, para construir algoritmos basta criar e arrastar os componentes para elaborar um programa.

Avaliador Automático


Assim que o estudante finaliza o algoritmo, já consegue receber um feedback instantâneo, informando se sua solução resolve ou não o problema proposto.

Área de criação de atividades


O professor conta com uma área, dentro do próprio iVProg, onde pode preparar as atividades. Estas podem ser reaproveitadas em outros cursos também!

Baseado na Web


O iVProg foi desenvolvido para ser executado em navegadores, utilizando as tecnologias HTML5, CSS3 e JavaScript. Isso permite sua incorporação a qualquer página/site da Web.

Fácil integração com o Moodle


O iVProg tem uma integração completa com o Moodle: controle de usuários, registros de atividades, notas nos exercícios, comunicação entre professor/aluno, etc.