LUDENS

Integrantes

COORDENADOR CIENTÍFICO

Flavio de Campos
Formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em História Social também pela USP (2000). Professor de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre a História dos Jogos desde a Idade Média até a Época Contemporânea. Professor do curso de pós-graduação História Sóciocultural do Futebol. Pesquisador-visitante da Universidade Nova de Lisboa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2005). Pesquisador-visitante da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2005 e 2007). Coordenador do convênio USP/Cofecub (2005-2008). É o coordenador do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) que integra pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9293196827164795

VICE-COORDENADOR

Marco Antonio Bettine de Almeida
Professor da Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação stricto-sensu Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Tem estudos na área de Humanidades, ênfase em Políticas Públicas, Esporte, Lazer, Qualidade de Vida, Participação Política e Direitos. Vice-coordenador do LUDENS - Núcleo de Apoio à Pesquisa USP-SP. Livros: Lazer no Brasil. Phorte, 2011; Psicologia política: debates e embates de um campo interdisciplinar, EACH, 2012; Qualidade de vida. Definição, Conceitos e Interfaces com outras áreas de pesquisa. 1. ed. São Paulo: CoBEd, 2012. v. 1.
Endereço Currículo Lattes: https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=47A53891F5B4


CONSELHO DELIBERATIVO

Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi (DH/USP)
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: idade média, relações de poder, educação, literatura e história.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3890004296147407


José Geraldo Vinci de Moraes (DH/USP)
Professor de Metodologia e Teoria da História do Departamento de História da FFLCH e dos Programas de Pós-Graduação em História Social e de Música da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e membro do Conselho Deliberativo do Ludens. Integra a Linha de Pesquisa, Esporte, artes e linguagens e o projeto Brasil na Arquibancada. Pesquisador do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Entre a memória e a história da música. Autor de publicações como História e música no Brasil (Alameda, 2010), Arranjos e timbres da música em São Paulo, In História da cidade de São Paulo, vol. 1 (Ed. Paz e Terra, 2004), Conversas com historiadores brasileiros (Editora 34, 2002), Metrópole em sinfonia (Estação Liberdade, 2000) e Sonoridades Paulistanas (Funarte, 1997).
Endereço Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799673Z0


José Renato de Campos Araújo
(EACH/USP)
Professor-doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) foi coordenador do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, campus Leste entre 2006 e 2011. Realizou seu doutorado em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP. Foi pesquisador do IDESP (Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo) e pesquisador-associado do NEPO (Núcleo de Estudos de População), atualmente é pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (EACH/SP). Atua como professor universitário na área de Ciências Humanas (Sociologia, Metodologia Científica e Ciência Política) desde 1994 em diversas instituições de ensino superior de São Paulo. É autor do livro Imigração e Futebol: O Caso Palestra Itália co-editado pela FAPESP e Editora Sumaré.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8064924072142366


Renato Francisco Rodrigues Marques
(EEFERP/USP)
Professor Doutor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo/USP. Mestre e Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007 e 2010). Especialista em Futsal pela Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR (2004). Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001 e 2004). Líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte - GEPESPE-RP – USP e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Sociologia do Esporte - PISE - USP. Pesquisador e membro do LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas – USP e da Asociación Latinoamericana de Estudios Sociales del Deporte (ALESDE). Atua principalmente nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: Sociologia do esporte; Pedagogia do esporte.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4801504303151999

 


PESQUISADORES DOUTORES


Alcides José Scaglia (UNICAMP)
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: educação física escolar e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e coordenador do curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, responsável/líder pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte) e pesquisador do Ludens.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6052868681786447

 

Bernardo Borges Buarque de Hollanda
É professor-adjunto da Escola de Ciências Sociais, da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro. É pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV-SP). Autor dos livros: O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego (Editora Biblioteca Nacional, 2004); O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro. (7Letras/FAPERJ, 2010); e ABC de José Lins do Rego (Editora José Olympio, 2012). É Editor da Revista Esporte & Sociedade e da Coleção de Livros “Visão de Campo”, pela editora 7Letras.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3452650546639419

 

Denaldo Alchorne de Souza
Pós-doutorando do Departamento de História da FFLCH/USP onde desenvolve a pesquisa 
Voa canarinho, voa! Reflexões históricas e teóricas sobre o futebol e a identidade nacional no contexto das lutas democráticas contra o regime militar no Brasil (1974-1985). Pesquisador e membro do Ludens. Autor do livro O Brasil entra em campo: construções e reconstruções da identidade nacional, 1930-1947 (Annablume, 2008).
Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2025615247473109

 

Fábio Franzini (UNIFESP)
Graduado em História (1993), Mestre (2000) e Doutor (2007) em História Social, todos os três pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor Adjunto II do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, área de Teoria da História. Como pesquisador, interessa-se por temas relacionados tanto à teoria da História e à história da historiografia brasileira, objeto de trabalhos e projetos mais recentes, quanto à cultura brasileira, como a relação entre futebol e História. É pesquisador associado aos grupos de pesquisa SPORT - Laboratório de História do Esporte e do Lazer, e HISTOR - Núcleo de Estudos de Teoria da História e História da Historiografia.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3058395202773677



Fátima Martin Rodrigues Ferreira Antunes
(DPH)
Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Socióloga e pesquisadora do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Pesquisadora do LUDENS, integra a linha de pesquisa Entre memórias e histórias das práticas esportivas e lúdicas e o projeto Brasil versus Uruguai: uma história de futebol. É autora, entre outros textos, de Com brasileiro, não há possa! Futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mario Filho e Nelson Rodrigues (São Paulo: Editora UNESP, 2004).
Endereço Currículo Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782210J0



Francisco Cabral Alambert Júnior (DH/USP)
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história da cultura, história da arte, intelectuais, modernismo e critica de arte. Pesquisador-bolsista em Produtividade do CNPQ.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2455041948114312 

 

Hilário Franco Júnior (DH/USP)
Historiador, fez bacharelado na USP (1976), doutorado na mesma universidade (1982) e pós-doutorado com Jacques Le Goff na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993). Especialista em Idade Média ocidental, seus interesses estão voltados particularmente para a cultura, a sensibilidade coletiva e a mitologia daquele período, bem como para as reflexões teóricas que fundamentam tais pesquisas. Dedica-se também à História Social do Futebol.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9511971079452974



Gustavo Luis Gutierrez (UNICAMP)
Possui graduação em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Ciências Sociais - Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989). Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Tem produzido principalmante nas áreas de administracao participativa e autogestão, metodologia de pesquisa e qualidade de vida.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4451395683181282

 

José Carlos Marques (UNESP)
Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e do Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição, do qual é Vice-chefe. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português Francês) pela Universidade de São Paulo. Diretor Administrativo da Intercom, reeleito para o triênio 2011-2014. Autor do livro O futebol em Nelson Rodrigues (2ª ed., São Paulo: Educ, 2012) e de diversos artigos em que discute as relações entre comunicação e esporte. Líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas).
Endereço currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723909J6


Luiz Henrique de Toledo
(UFSCar)
Antropólogo, docente no curso de graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do programa de pós-graduação em Antropologia Social da mesma universidade. Pesquisador fundador do NAU (Núcleo de Antropologia Urbana – USP) e membro do Conselho Deliberativo do Ludens. Integra a Linha de Pesquisa Antropologia das práticas esportivas e coordena e participa de projetos nessa área. Pesquisador do CNPq e autor de Torcidas Organizadas de Futebol (Anpocs & Autores Associados), No país do futebol (Jorge Zahar, 2000), Lógicas no Futebol (Hucitec, 2002) e co-autor de A Torcida Brasileira (Sete Letras, 2012).
Endereço currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5366260223109463

 

Marcus Vinicius de Abreu Baccega
Bacharel e Licenciado em História e Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Doutor em História Social (História Medieval) pela mesma instituição. Pesquisador-membro do Grupo Brathair de Estudos Celtas e Germânicos, da International Arthurian Society – North American Branch (ramo estadunidense) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Futebol e outras Modalidades Lúdicas (LUDENS – USP). Autor de diversos artigos em História Medieval, com ênfase em História do Imaginário e na Matéria da Bretanha (Ciclo Arturiano) no Sacro Império Romano. Autor de capítulos em três livros de autoria coletiva: Uma viagem pela Idade Média (coord. Adriana Zierer), De Cavaleiros e Cavalarias, Por Terras de Europa e de América (coord. Lênia Márcia Mongelli) e Direito do Comércio Internacional (coord. Alberto do Amaral Júnior).
Endereço currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764179P3


Plínio Labriola
Possui mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1992) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1998). Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Controle Social, Futebol.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1190836947525035


Rafael Pombo Menezes
Professor das disciplinas “Programas de Esportes Coletivos I e II” e “Programas de Exercício Físico para Adultos I” da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da Universidade de São Paulo (USP). Líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Jogo (GEPAJ-RP) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte (GEPESPE-RP), ambos na EEFERP-USP. Vice-líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Handebol (GEHAND), da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Linhas de pesquisa: Pedagogia do Esporte (métodos de ensino dos esportes coletivos; análise de discursos de técnicos esportivos) e Análise do Jogo.
Endereço do Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779258Y2

 

Sérgio Settani Giglio
Professor de Antropologia e Sociologia do Núcleo de Formação Docente do curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutor em Ciências pela EEFE da Universidade de São Paulo e pesquisador do Ludens. Integra a Linha de pesquisa Memórias dos boleiros: histórias de vida de atletas e de integrantes de comissões técnicas brasileiros que atuaram no exterior. Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol (GIEF) e o Grupo de Estudos Olímpicos (GEO) ambos da Universidade de São Paulo (USP). É um dos editores do site Ludopédio (www.ludopedio.com.br).
Endereço currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9913693447254815

 

Wagner Xavier Camargo
Antropólogo, doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa práticas esportivas na interface com estudos de gêneros e sexualidades. Participa como pesquisador-colaborador dos núcleos de pesquisa: NAVI-GAUM (Núcleo de Audiovisual e Estudos da Imagem - Grupo de Antropologia Urbana e Marítima); Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (Grupo de Estudos Esporte & Sociedade) e LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). Tem histórico de envolvimento com o esporte paraolímpico de competição, com o qual trabalhou de 1996 a 2008 e, atualmente, participa do movimento esportivo internacional de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT).
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8062918408696939

 

 

 

faceyoutubeyoutube

Copyright © 2014 - LUDENS - Núcleo interdisciplinar de pequisas sobre futebol e modalidades lúdicas. FFLCH/USP.