Bem-vindxs
à USP!

*A linguagem neutra foi utilizada aqui para incluir todas as identidades de gênero e reforçar o combate a estereótipos nesta mensagem voltada a todos os alunos e alunas da USP, porém, por questões de acessibilidade, não é adotada no restante do texto.

Você acaba de ingressar em uma universidade pública, gratuita e reconhecida  como uma das melhores do mundo.


Para aproveitar ao máximo sua experiência, reunimos as informações que todos os calouros e calouras precisam saber para
entender o que é a USP e aproveitar as oportunidades, serviços e atividades que a sua nova casa oferece.

.

Recepção

Para dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar um pouco a Universidade, a USP lança, a cada ano, uma campanha de recepção aos calouros criada pelos próprios alunos. Ela é divulgada em faixas, banners, cartazes e postais em todos os campi. Para 2020, o tema escolhido foi “Você Faz Parte de Tudo Isto”.

Você verá esse material desde a matrícula até a Semana de Recepção aos Calouros, um período em que as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais. Você pode ter acesso à campanha completa aqui.

campanha

Disque-Trote

Sua recepção na Universidade não foi tão boa? Qualquer tipo de manifestação estudantil - dentro ou fora da USP - que envolva agressão física, moral ou outras formas de constrangimento deve ser denunciada. A USP disponibiliza os seguintes canais para atender esse tipo de ocorrência:

Disque-Trote:
0800-012 10 90
Atendimento: segunda a sexta, as 9 às 21 horas

Atendimento on-line: via e-mail (disquetrote@usp.br) 

app_troteAplicativo Disque Trote:
Google Play
App Store

Leve a USP no bolso
retangulo preto subtitulo

Estes são os aplicativos oficiais criados pelos desenvolvedores da USP para informar, proteger e facilitar a vida da comunidade universitária.

apps1
app-store
.
pt-br_generic_rgb_wo_45

appjornal

Jornal da USP

(Notícias e Rádio USP)

appcampus

Campus USP

(Central da Guarda Universitária)

appecard

e-Card USP

(Carteirinha Digital)

appecard

Cardápio USP

(Restaurantes Universitários)

appbibliotecas

Bibliotecas USP

(Acervo do SIBi)

appguiausp

Guia 
USP

(Localização)

app_trote

Disque Trote

(Auxílio aos Calouros)

appbibliotecas

Entreartes

(Atividades Culturais)

apptelefones

Telefones USP

(Funcionários e locais)

Conecte-se
Acesse os links e saiba como ter
acesso à internet no seu campus.

rede_uspnet

rede_eduroam

Uma coisa
de cada vez
retangulo preto subtitulo

 

Júpiter, número USP, grade de disciplinas... É novo na Universidade e está confuso com tantas informações novas? Inteire-se sobre os primeiros passos para garantir sua vaga na Universidade e o principais procedimentos para quem vai estudar aqui.

Conheça a USP
retangulo preto subtitulo

Espalhada em oito cidades no Estado de São Paulo e até mesmo uma base de pesquisa em Rondônia, a USP é hoje a maior universidade do Brasil e uma das maiores do mundo. Com atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento, seu gigantismo impressiona: são 42 unidades de ensino, reunindo cerca de 90 mil alunos, 14 mil funcionários e 6 mil professores.

 

Mapas da USP   mapas
                       

sao-paulo

CAMPUS SÃO PAULO

pirassununga

CAMPUS PIRASSUNUNGA

bauru

CAMPUS BAURU

ribeirao

CAMPUS RIBEIRÃO PRETO

lorena

CAMPUS LORENA

santos

CAMPUS SANTOS

piracicaba

CAMPUS PIRACICABA

sao-carlos

CAMPUS SÃO CARLOS

A USP facilita
a sua vida
retangulo preto subtitulo

Por aqui você tem acesso rápido aos serviços mais importantes disponíveis em cada campus.

Restaurantes

Saúde

Transporte

Segurança

Direitos e Diálogo
retangulo preto subtitulo

Desde a origem da palavra, universidade representa comunidade, totalidade e conjunto. E é esse ambiente inclusivo e de respeito à diversidade que a USP quer garantir a seus alunos. Infelizmente, casos de assédio, violência e discriminação já ocorreram nos campi da Universidade e é por isso que várias ações foram criadas e aperfeiçoadas ao longo dos anos. Conheça algumas delas:

 

Além da
sala de aula
retangulo preto subtitulo

A formação universitária não acontece apenas durante as aulas e provas. Na USP, o estudante já começa a dar os primeiros passos rumo à carreira que deseja seguir, pode concorrer a oportunidades fora do país, conhecer empreendedores - e se tornar um! - e ajudar a comunidade do entorno a se desenvolver.


Movi mente
-se

retangulo preto subtitulo

Não é preciso ser estudante de educação física para se envolver em práticas esportivas na USP. Fazer exercícios físicos é importante para a saúde e o bem-estar e também contribui para integração entre os alunos e fortalece sua conexão com a universidade. A USP tem até mesmo uma comissão especialmente destinada a propor programas, disciplinas, editais e outras ações que tenham o esporte como foco.

Cultura
na USP
retangulo preto subtitulo

A arte em suas mais diversas manifestações, está presente na Universidade. São espaços, atividades e grupos que colocam a USP como centro de criação e difusão de música, cinema, teatro e tudo o mais que envolve a expressão humana. E se você é aluno e tem talento para artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular ou texto, ainda pode participar do Programa Nascente!