Bem-vindxs
à USP!

*A linguagem neutra foi utilizada aqui para incluir todas as identidades de gênero e reforçar o combate a estereótipos nesta mensagem voltada a todos os alunos e alunas da USP, porém, por questões de acessibilidade, não é adotada no restante do texto.

Você acaba de ingressar em uma universidade pública, gratuita e reconhecida  como uma das melhores do mundo.

Para aproveitar ao máximo sua experiência aqui, reunimos as informações que todos os calouros e calouras precisam saber para entender o que é a USP e aproveitar as oportunidades, serviços e atividades que a sua nova casa oferece.

.

Recepção

Para dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar um pouco da cara da Universidade, a USP lança, a cada ano, uma campanha de recepção aos calouros criada pelos próprios alunos. Ela é divulgada em faixas, banners, cartazes e postais em todos os campi. Em 2017, o tema escolhido foi “Vamos comemorar juntos”.

 Você verá esse material desde a matrícula até a Semana de Recepção aos Calouros, um período em que as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais. Você pode ter acesso à campanha completa aqui.

campanha

Disque-Trote

Sua recepção na Universidade não foi tão boa assim? Qualquer tipo de manifestação estudantil que envolva agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora da USP, devem ser denunciadas. A USP disponibiliza os seguintes canais para atender esse tipo de ocorrência:

Disque-Trote:
0800-012 10 90

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9 às 21 horas

E-mail: disquetrote@usp.br

Atendimento on-line: chat de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas

Leve a USP no bolso
retangulo preto subtitulo

Estes são os aplicativos oficiais criados pelos desenvolvedores da USP para informar, proteger e facilitar a vida da comunidade universitária.

apps1
app-store
.
pt-br_generic_rgb_wo_45

appjornal

Jornal da USP

appcampus

Campus USP

appbibliotecas

Bibliotecas USP

apprestaurantes

Cardápio USP

apptelefones

Telefones USP

Conecte-se
Acesse os links e saiba como ter
acesso à internet no seu campus.

rede_uspnet

rede_eduroam

Uma coisa
de cada vez
retangulo preto subtitulo

 

JúpiterWeb, número USP, grade de disciplinas...é novo na Universidade e está confuso com tantas informações novas? Inteire-se sobre os primeiros passos para garantir sua vaga na Universidade e o principais procedimentos para quem vai estudar aqui.

Conheça a USP
retangulo preto subtitulo

Espalhada em oito cidades no Estado de São Paulo e até mesmo uma base de pesquisa em Rondônia, a USP é hoje a maior universidade do Brasil e uma das maiores do mundo. Com atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento, seu gigantismo impressiona: são 42 unidades, reunindo cerca de 94 mil alunos, 17 mil funcionários e 6 mil professores.

Mapas da USP   mapas
                       

sao-paulo

CAMPUS SÃO PAULO

pirassununga

CAMPUS PIRASSUNUNGA

bauru

CAMPUS BAURU

ribeirao

CAMPUS RIBEIRÃO PRETO

lorena

CAMPUS LORENA

santos

CAMPUS SANTOS

piracicaba

CAMPUS PIRACICABA

sao-carlos

CAMPUS SÃO CARLOS

A USP facilita
a sua vida
retangulo preto subtitulo

Por aqui você tem acesso rápido aos serviços mais importantes disponíveis em cada campus.

Restaurantes

Saúde

Transporte

Segurança

Direitos e Diálogo
retangulo preto subtitulo

Desde a origem da palavra, universidade representa comunidade, totalidade e conjunto. E é esse ambiente inclusivo e de respeito à diversidade que a USP quer garantir a seus alunos. Infelizmente, casos de assédio, violência e discriminação já ocorreram nos campi da Universidade e é por isso que várias ações foram criadas e aperfeiçoadas ao longo dos anos. Conheça algumas delas:

 

Além da
sala de aula
retangulo preto subtitulo

A formação universitária não acontece apenas durante as aulas e provas. Na USP, o estudante já começa a dar os primeiros passos rumo à carreira que deseja seguir, pode concorrer a oportunidades fora do país, conhecer empreendedores - e se tornar um! - e ajudar a comunidade do entorno a se desenvolver.


Movi mente
-se

retangulo preto subtitulo

Não é preciso ser estudante de educação física para se envolver em práticas esportivas na USP. Fazer exercícios físicos é importante para a saúde e o bem-estar e também contribui para integração entre os alunos e fortalece sua conexão com a universidade. A USP tem até mesmo uma comissão especialmente destinada a propor programas, disciplinas, editais e outras ações que tenham o esporte como foco.

Cultura
na USP
retangulo preto subtitulo

A arte em suas mais diversas manifestações, está presente na Universidade. São espaços, atividades e grupos que colocam a USP como centro de criação e difusão de música, cinema, teatro e tudo o mais que envolve a expressão humana. E se você é aluno e tem talento para artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular ou texto, ainda pode participar do Programa Nascente!