Brincadeira: Capitão

/ Brincos e Acalantos

Faixa etária: A partir de 6 anos
Participantes: Coletivo
Espaço: Ambos
Materiais: Sim

Fonte Descrição dos Materiais 1 Martelo
1 Telha de barro
Descrição

A brincadeira de Capitão se caracteriza pela utilização de 5 pedrinhas arredondadas, feitas de caco de telha. Para deixá-las neste formato é preciso, em primeiro lugar, quebrar a telha com o martelo em pequenos pedaços.

 


Feito isso é preciso lixar esses fragmentos para dar o formato arredondado. Para tanto, basta esfregá-los no chão de cimento áspero.

 

 

A brincadeira de Capitão consiste em executar uma sequência de movimentos com as pedrinhas. Há várias fases e ganha quem conseguir executar corretamente todas elas. Quem errar perde a vez, tendo que retomar na próxima rodada de onde parou.

 

Fase 1: As cinco pedrinhas são lançadas no chão. A pessoa escolhe uma delas e a joga para o alto. Enquanto essa está no alto ela deve, com a mesma mão, pegar uma das outras quatro que ficaram no solo. Feito isso, deve-se agarrar a pedrinha que foi lançada antes que essa caia no chão. Esse movimento deve ser repetido com as demais pedrinhas. Quem conseguir pegar todas passa para a próxima fase.

 

Fase 2: O movimento executado é similar ao anterior, contudo deve-se pegar nessa fase as pedrinhas que estão no solo de dois em dois.

 

Fase 3: O movimento executado é similar aos anteriores, porém deve-se na primeira vez pegar uma das pedrinhas e na segunda vez as três que restaram.

 

Fase 4: O movimento executado é similar aos anteriores, porém dessa vez deve-se pegar todas as pedrinhas que estão no chão de uma só vez.

 

Fase 5: Todas as pedrinhas são colocadas de volta ao chão. Com uma das mãos, o jogador tem de fazer uma ponte - com a mão esquerda apoiada no solo pelas pontas do polegar e do indicador. Feito isso, deve jogar para cima uma das pedrinhas, enquanto passa a outra por baixo da ponte. O jogador deve pegar a que foi lançada antes que esta cai no chão. O movimento deve ser repetido até que todas as pedrinhas tenham sido passadas por debaixo da ponte.

 


Fase 6: Lança-se todos as pedrinhas para o alto. Com a mão esquerda o jogador faz um muro na frente das peças, apoiando o dedo mindinho e a lateral da mão no chão.  Ele deve escolher uma das pedrinhas e lançar para o alto,  ao mesmo tempo,  deve transpor cada uma delas para o outro lado do muro, sem deixar cair a que está no ar. O jogo termina quando forem transpostas todas as peças para o outro lado.

Brincadeiras Relacionadas

Fale conosco

Projetos