Brincadeira: Capitão
Faixa etária: A partir de 6 anos
Participantes: Coletivo
Espaço: Ambos
Materiais:
Sim
A
brincadeira de Capitão se caracteriza pela utilização de 5 pedrinhas
arredondadas, feitas de caco de telha. Para deixá-las neste formato é preciso, em
primeiro lugar, quebrar a telha com o martelo em pequenos pedaços.
Feito
isso é preciso lixar esses fragmentos para dar o formato arredondado. Para tanto,
basta esfregá-los no chão de cimento áspero.
A
brincadeira de Capitão consiste em executar uma sequência de movimentos com as
pedrinhas. Há várias fases e ganha quem conseguir executar corretamente todas
elas. Quem errar perde a vez, tendo que retomar na próxima rodada de onde
parou.
Fase
1: As cinco pedrinhas são lançadas no chão. A pessoa escolhe uma delas e a joga
para o alto. Enquanto essa está no alto ela deve, com a mesma mão, pegar uma
das outras quatro que ficaram no solo. Feito isso, deve-se agarrar a pedrinha
que foi lançada antes que essa caia no chão. Esse movimento deve ser repetido
com as demais pedrinhas. Quem conseguir pegar todas passa para a próxima fase.
Fase 2: O movimento executado é similar ao anterior,
contudo deve-se pegar nessa fase as pedrinhas que estão no solo de dois em
dois.
Fase 3: O movimento executado é similar aos
anteriores, porém deve-se na primeira vez pegar uma das pedrinhas e na segunda
vez as três que restaram.
Fase 4: O movimento executado é similar aos
anteriores, porém dessa vez deve-se pegar todas as pedrinhas que estão no chão
de uma só vez.
Fase 5: Todas as pedrinhas são colocadas de
volta ao chão. Com uma das mãos, o jogador tem de fazer uma ponte - com a mão esquerda
apoiada no solo pelas pontas do polegar e do indicador. Feito isso, deve jogar
para cima uma das pedrinhas, enquanto passa a outra por baixo da ponte. O
jogador deve pegar a que foi lançada antes que esta cai no chão. O movimento
deve ser repetido até que todas as pedrinhas tenham sido passadas por debaixo
da ponte.
Fase 6: Lança-se todos as pedrinhas para o
alto. Com a mão esquerda o jogador faz um muro na frente das peças, apoiando o
dedo mindinho e a lateral da mão no chão.
Ele deve escolher uma das pedrinhas e lançar para o alto, ao mesmo tempo, deve transpor cada uma delas para o outro
lado do muro, sem deixar cair a que está no ar. O jogo termina quando forem
transpostas todas as peças para o outro lado.
Fale conosco