Data de Exibição: 28/10/2008

Data de inserção: 8/8/2010

Pesquisador: Rosana de Lima Soares

Tema: Cultura

Subtema: Música

Título: Vida de fã (dois blocos)

Url: http://g1.globo.com/videos/profissao-reporter/v/a-histeria-dos-fas-do-calypso-e-de-elvis/903321/#/programas/20081028/page/1

Descrição
 
Bloco 1: Tumulto em Recife. É o furacão Calypso que chega para mais uma apresentação na capital pernambucana. Em Campinas (SP), o fanatismo contagia uma família inteira: todos amam e vivem Elvis Presley.

Bloco 2: Em Recife, a jovem Maiara batalha para ver os músicos da Banda Calypso no camarim. Mas ela não sabe onde nem como chegar no local onde o grupo fez um show. No fim, ela chora por não conseguir.

 
Equipe de Repórteres
 
Caco Barcellos, Thiago Jock, Thaís Itaqui, Felipe Gutierrez, Nathalia Fernandes, Mariane Salerno.
 
Tabulações
 
Como Caco Barcelos participa do episódio? Apresentador / Repórter  
   
Utilizam Imagens de arquivo? sim
Input: 10'20 (B1)
 
Utilizam câmera escondida? não
Input:
 
Em qual região é focado o episódio? Variadas
 
Existe auto referencialidade? Nao
Input:
 
Apresenta videorreportagem? não
Input:
 
Existe discussão de pauta? não
Input:
 
Existe discussão de edição? não
Input:
 
Comentários
 
Títulos: "A histeria dos fãs do Calypso e de Elvis" (B1); "Fã luta para conseguir ver a Banda Calypso de perto" (B2). Ênfase no primeiro bloco é nos fãs que tentam "furar" o bloqueio dos seguranças e se aproximar de seus ídolos, mostrando show da banda Calypso em Recife (PE) e, como segundo tema, programa apresenta uma família fanática por Elvis Presley. A banda de maior sucesso em Recife, na época (Calypso), é contrastada com as galerias do rock em São Paulo (SP), onde discos do Calypso não são vendidos; fãs dessas bandas (por exemplo, Sepultura) são mostrados nas galerias (ainda assim, fãs mais jovens de rock também conhecem as músicas e os integrantes da Calypso). Vinheta com logotipo para passagem entre temas de um mesmo bloco. Programa também retrata o show do Calypso, mostra uma fã em particular (que é vocalista de banda cover do Calypso, vai ao show e é acompanhada de perto pela reportagem), entrevista os integrantes da banda e os seguranças; multidão é mostrada como histérica. Ainda no primeiro bloco, surge o segundo tema: fãs de Elvis são mostrados em várias situações, com imagens do próprio cantor, bandas cover, imitadores - uma família inteira ("família Elvis), que vive a vida em "estilo Elvis" (em Campinas, SP), é apresentada. Na parte sobre Calypso, ainda no bloco 1, há uso de desenho para ilustrar relação entre fãs e seguranças; repórteres também mostram palco e bastidores, além de ficarem no meio da multidão. Repórter Thiago Jock sobe ao palco e é apresentado pela vocalista Joelma, que diz ao público que ele irá descer para entrevistar os fãs. Reportagem acompanha (sem interferir) fã que tenta chegar, sem sucesso, ao camarim (há um outro fã que é nomeado e que é mais experiente, conseguindo entrar no camarim; seguranças é que organizam quem pode entrar; Mayara, por sua vez, acompanhada pela repórter, chora porque não viu Joelma de perto). Covers da família Elvis saem caracterizados nas ruas e vão a uma pizzaria em Campinas. No final do programa, Felipe Gutierrez é mostrado filmando a repórter Thaís Itaqui, e ela própria dá autógrafos. Caco Barcellos termina o programa dizendo que "até mesmo o cinegrafista, que geralmente fica atrás das câmeras, teve seu momento de fama" - crianças gritam o nome de Emílio e pedem autógrafos; ele é entrevistado pela repórter e interpelado a entender as crianças, ainda que afirme "mas não sou ninguém". No blog, blocos estão dispostos de forma invertida (o segundo bloco aparece em primeiro lugar).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

voltar