Data de Exibição: 30/06/2009

Data de inserção: 8/19/2010

Pesquisador: Mariana Duccini

Tema: Comportamento

Subtema: Drogas

Título: Crack

Url: http://g1.globo.com/videos/profissao-reporter#/programas/20090630

Descrição
 
A droga, consumida antes por usuários de baixa renda, agora atinge a classe média. Os repórteres Thiago Jock e Mikael Fox passam uma semana numa clínica de tratamento de dependentes químicos em SP(B1).

Num bairro nobre de Porto Alegre, Flávia matou o filho Tobias por causa do seu vício em crack. Ela deu um tiro no rapaz para se defender de um ataque dele e foi indiciada por homicídio culposo(B2).

 
Equipe de Repórteres
 
Thiago Jock, Mikael Fox, Felipe Suhre.
 
Tabulações
 
Como Caco Barcelos participa do episódio? Apresentador / Repórter  
   
Utilizam Imagens de arquivo? Sim
Input: 0'46''-0'47''(B2); 1'15''(B2); 2'15''-2'19''(B2)
 
Utilizam câmera escondida? Não
Input:
 
Em qual região é focado o episódio? Variadas
 
Existe auto referencialidade? Não
Input:
 
Apresenta videorreportagem? Não
Input:
 
Existe discussão de pauta? Não
Input:
 
Existe discussão de edição? Sim
Input: 4'23''-4'27'' (B1); 11'30''-11'35'' (B1); 20'31''-20'40'' (B1); 5'43''-5'55'' (B2)
 
Comentários
 
1. A reportagem acompanha o usuário de crack Marcelo na chamada "despedida do vício" - após usar a droga, supostamente, pela última vez, ele se internará voluntariamente em uma clínica de reabilitação.

2. No centro velho de São Paulo, usuários da droga atiram pedras no carro da reportagem ao perceberem a presença da câmera.

3. Na ilha de edição, o repórter que acompanha Marcelo (Tiago Jock) comenta com Caco Barcelos sobre um certo constrangimento, uma vez que se trata de uma ação ilícita (Caco Barcelos faz bastante comentários, neste episódio, na ilha de edição).

4. No momento da compra da droga, o repórter avisa a Marcelo que só acompanhará de longe.

5. Na clínica de reabilitação, em Atibaia, o repórter Tiago Jock pede instruções ao monitor sobre como deveria se portar durante a semana que a equipe passará no lugar. Ele ainda pergunta se os pacientes sabem da presença de uma equipe de TV na clínica - o diretor responde afirmativamente.

6. Entre 8'43'' e 9'01'' (B1), Caco Barcelos é cercado por usuários. Uns dão entrevista, mas a situação chega a ficar tensa.

7. Entre 12'15'' e 12'38''(B1), a reportagem, no apartamento em que Marcelo consome o crack, se ausenta do local; o repórter Tigo Jock diz que o usuário está incomodado com a presença da equipe - e, da mesma forma, a equipe também se sente constrangida. Após o consumo, o usuário se nega à internação (o repórter esclarece que isso não pode ocorrer de maneira forçada, pois a equipe da clínica não tem autorização da família).

8. Em diferentes momentos do episódio, viaturas da PM passam pelo lugar da gravação. Um dos usuáros diz a Caco Barcelos que, naquele momento, nada aconteceria, devido à presença da equipe de Profissão Repórter.

9. 19'42'' (B1) - Caco Barcelos diz ter sido avisado para ir embora da cracolândia, para não atrapalhar a atividade dos vendedores de pedras de crack.

10. As imagens de arquivo (B2) referem-se a fotos de Tobias Hanh, usuário de crack morto pela mãe.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

voltar