Data de Exibição: 09/07/2006

Data de inserção: 6/19/2010

Pesquisador: Rosana de Lima Soares

Tema: Cotidiano

Subtema: Comércio popular

Título: Profissão Repórter: a vida de quem a ganha nos sinais

Url: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL695780-15605,00.html

Descrição
 
Um exército trabalha vendendo produtos, fazendo shows ou pedindo dinheiro nos sinais. A equipe do Profissão Repórter vai atrás deles, conhecer sua vida e suas histórias.
 
Equipe de Repórteres
 
Ana Paula Santos, Caio Cavechini, Felipe Gutierrez, Júlia Bandeira, Julia Maciel, Mariane Salerno, Nadia Bochi, William Santos.
 
Tabulações
 
Como Caco Barcelos participa do episódio? Apresentador / Repórter  
   
Utilizam Imagens de arquivo? Não
Input:
 
Utilizam câmera escondida? sim
Input: 05'00
 
Em qual região é focado o episódio? SE
 
Existe auto referencialidade? Não
Input:
 
Apresenta videorreportagem? Não
Input:
 
Existe discussão de pauta? Não
Input:
 
Existe discussão de edição? Sim
Input: 05'00; 08'00; 09'00
 
Comentários
 
Programa abre com Zeca Camargo e Glória Maria, do Fantástico, fazendo chamada para quadro: há um exército de vendedores nas grandes cidades - quem são esses brasileiros? Caco Barcellos inicia falando que esses trabalhadores são uma "multidão ignorada" (tom mais engajado do programa em seu início) e das "missões" dos repórteres, e pergunta: será que eles vão conseguir (maior ênfase em sua inexperiência e no caráter de formação). Ao longo do programa, ele passa nos lugares em que repórteres estão para perguntar se está tudo indo bem. Entrevista com sociólogo Caio Magri (especialista em trabalho infantil - muitas cenas com crianças que trabalham em faróis) é feita nas ruas (fonte foi levada até lá para isso, em diferentes momentos do dia); imagens diurnas e noturnas; camêra profissional filmando repórter; repórter negro se faz passar por ambulante (câmera escondida), é filmado por outra repórter e conversa com Caco Barcellos na ilha de edição (juntamente com vendedores e artistas de rua); tom de denúncia e crítica social; inúmeros personagens de rua; Caco Barcellos fala com repórteres por walk-talks; história contada de diferentes ângulos (como no slogan inicial do programa). Também poderia ser pensada na editoria de Economia, com subtema Mercado de trabalho informal/Trabalho informal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

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