Data de Exibição: 14/12/2006

Data de inserção: 6/20/2010

Pesquisador: Rosana de Lima Soares

Tema: Cotidiano

Subtema: meio ambiente

Título: Vida no Mar (três blocos)

Url: http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa/vida-no-mar/

Descrição
 
Caco barcellos e sua equipe se aventuram para mostrar de perto a vida no mar. Pescadores de alto-mar, os trabalhadores do porto, a vida numa plataforma de petróleo, o treinamento da Marinha, o lazer num cruzeiro. Tudo isso você confere neste especial. Clique nas imagens para assistir às reportagens.
 
Equipe de Repórteres
 
Ana Paula Santos, Caio Cavechini, Felipe Gutierrez, Julia Bandeira, Juliana Maciel, Mariane Salerno, Nádia Bochi, Nathalia Fernandes, William Santos.
 
Tabulações
 
Como Caco Barcelos participa do episódio? Apresentador / Repórter  
   
Utilizam Imagens de arquivo? Não
Input:
 
Utilizam câmera escondida? não
Input:
 
Em qual região é focado o episódio? Variadas
 
Existe auto referencialidade? Não
Input:
 
Apresenta videorreportagem? Não
Input:
 
Existe discussão de pauta? Não
Input:
 
Existe discussão de edição? Sim
Input: 09'52 (B3); 11'10 (B3)
 
Comentários
 
Muito semelhante ao que, em 2010, se transformaria no programa de reportagens "Globo Mar". No cena inicial do primeiro bloco, vemos um câmera filmando Caco Barcellos em sua reportagem específica; enquanto o navio pesqueiro se afasta, uma outra câmera, parada no cais, filma a cena em plano aberto; muitos personagens do navio são destacados; comunicação entre equipe que está em diferentes lugares (mais fiel à idéia inicial de mostrar vários ângulos de uma mesma temática); uso de imagens amadoras gravadas pela tripulação de um outro navio pesqueiro (na reportagem de Caco Barcellos); reportagem mostra equipe passando mal no navio, mas ainda assim trabalhando. No segundo bloco, William Santos deve revelar os "dois mundos" de um cruzeiro de luxo. Aparece (o que acontece raramente) um profissional chamado "assistente técnico", mais velho e experiente que os jovens repórteres. Interessante notar um frescor nesse formato ampliado (pós Fantástico) e antes do programa virar regular: há pelo menos dois temas por bloco, várias equipes, originalidade na abordagem e a sensação, para o público, de que realmente se trata de informação diferenciada e novas olhares sobre o tema. Final "épico" sobre "quem trabalha no mar". Poderia estar também na editoria de Economia (pela ênfase em ganhos e negócios feitos no mar).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

voltar