PROFISSÃO REPÓRTER EM DIÁLOGO

A Escola de Comunicações e Artes da USP sediou, entre os dias 22 e 23 de março de 2011, o I Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas com o tema Profissão Repórter em Diálogo. O evento foi uma realização de MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e do Globo Universidade.


O primeiro dia de Simpósio contou com uma sessão de abertura com professores da ECA e integrantes do programa Profissão Repórter. As mesas de debate aconteceram no segundo dia de evento, com a presença de professores convidados e integrantes de MidiAto, abordando as temáticas da produção jornalística, da cena audiovisual, das narrativas e, ainda, da convergência midiática, mapeando as relevantes inovações técnicas, estéticas e narrativas na televisão brasileira.


Em sua abertura, no dia 22, o evento teve a participação de Caco Barcellos, apresentador do Profissão Repórter, e de Caio Cavechini, que atua no programa como repórter e editor. Durante o dia 23, os debatedores fizeram análises críticas sobre aspectos de jornalismo, comunicação e linguagem, relacionando-as a Profissão Repórter. Além das comunicações, foram apresentados os resultados consolidados de banco de dados desenvolvido pelo grupo, contendo todos os episódios apresentados em Profissão Repórter desde sua criação, em 2006, até dezembro de 2010, período abrangido pela pesquisa. Um total de 149 episódios foi analisado pelos pesquisadores, que abordaram diferentes categorias temáticas e formais a partir deste levantamento.

O programa foi escolhido como tema principal do Simpósio por abrir diversas possibilidades de análise a partir das pesquisas de MidiAto. Entre os assuntos abordados nas quatro mesas, estãoo lugar da entrevista no jornalismo, a atuação dos repórteres, os bastidores da notícia, as sequências imagéticas, os modos de produção, a relação com o público, as convergências das mídias, as estratégias retóricas do programa, entre outros. Além disso, o grupo procurou fazer uma análise de aspectos discursivos e narrativos de Profissão Repórter, sua ligação com as mídias digitais e as estratégias retóricas utilizadas.


Um dos aspectos mais destacados do evento foi a possibilidade de diálogo entre universidade e mercado, uma interface que pode resultar em mudanças tanto nos modos de fazer do programa, como em futuras pesquisas sobre ele. Tal proposta mostrou-se produtiva especialmente por apontar a vocação da universidade em propiciar debates polêmicos e análises criticas sobre as práticas midiáticas.

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