A Escola de Comunicações
e Artes da USP
sediou, entre os dias 22 e 23 de março de 2011, o I
Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas
com o tema Profissão Repórter em Diálogo. O evento
foi uma realização de MidiAto
– Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas
e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos
Audiovisuais (PPGMPA), com apoio do Programa de Pós-Graduação
em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da Escola de
Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), do Departamento
de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), da Pró-Reitoria
de Pós-Graduação da USP e do Globo Universidade.
O primeiro dia de Simpósio contou com uma sessão de abertura
com professores da ECA e integrantes do programa Profissão Repórter.
As mesas de debate aconteceram no segundo dia de evento, com a presença
de professores convidados e integrantes de MidiAto,
abordando as temáticas da produção jornalística,
da cena audiovisual, das narrativas e, ainda, da convergência
midiática, mapeando as relevantes inovações técnicas,
estéticas e narrativas na televisão brasileira.
Em sua abertura, no dia 22, o evento teve a participação
de Caco Barcellos, apresentador do Profissão Repórter,
e de Caio Cavechini, que atua no programa como repórter e editor.
Durante o dia 23, os debatedores fizeram análises críticas
sobre aspectos de jornalismo, comunicação e linguagem,
relacionando-as a Profissão Repórter. Além das
comunicações, foram apresentados os resultados consolidados
de banco de dados desenvolvido pelo grupo, contendo todos os episódios
apresentados em Profissão Repórter desde sua criação,
em 2006, até dezembro de 2010, período abrangido pela
pesquisa. Um total de 149 episódios foi analisado pelos pesquisadores,
que abordaram diferentes categorias temáticas e formais a partir
deste levantamento.
O programa foi escolhido como tema principal
do Simpósio por abrir diversas possibilidades de análise
a partir das pesquisas de MidiAto. Entre
os assuntos abordados nas quatro mesas, estãoo lugar da entrevista
no jornalismo, a atuação dos repórteres, os bastidores
da notícia, as sequências imagéticas, os modos de
produção, a relação com o público,
as convergências das mídias, as estratégias retóricas
do programa, entre outros. Além disso, o grupo procurou fazer
uma análise de aspectos discursivos e narrativos de Profissão
Repórter, sua ligação com as mídias digitais
e as estratégias retóricas utilizadas.
Um dos aspectos mais destacados do evento foi a possibilidade de diálogo
entre universidade e mercado, uma interface que pode resultar em mudanças
tanto nos modos de fazer do programa, como em futuras pesquisas sobre
ele. Tal proposta mostrou-se produtiva especialmente por apontar a vocação
da universidade em propiciar debates polêmicos e análises
criticas sobre as práticas midiáticas.