Toggle Menu

Você está aqui: Home » O Núcleo » Apresentação

Apresentação

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Nanotecnologia e Nanociências”, NAP-NN, visa promover e incentivar o desenvolvimento das nanociências e da nanotecnologia, por meio de uma abordagem inter & transdisciplinar. 

O NAP-NN congrega 12 laboratórios de pesquisa de 3 unidades da USP, a saber o Instituto de Química, Instituto de Física e a Escola Politécnica, além de colaboradores de outras Universidades, instituições de P&D e do setor governamental e empresarial, visando uma abordagem holística da complexidade associada aos nanomateriais e nanossistemas. 

O foco das atividades do NAP-NN é o desenvolvimento das nanociências e da nanotecnologia, a partir do design e produção de nanomateriais e nanossistemas, particularmente de nanopartículas, nanomateriais híbridos funcionais, nanocompósitos e nano-aditivos, interfaces & junções, bem como o estudo de suas propriedades e aplicações, principalmente nas áreas de energia, sensores, nanomedicina, e remediação ambiental.

Os membros do NAPNN tem experiência e competência em áreas complementares nos campos da Física, da Química e da Engenharia, possibilitando uma abordagem transdisciplinar dos desafios associados aos projetos acadêmicos e de cunho tecnológico. Assim, o NAP-NN vem contribuindo ativamente para o avanço das pesquisas na fronteira do conhecimento, ao mesmo tempo que busca a formação de recursos humanos qualificados, a transferência de tecnologia para o setor produtivo e a divulgação dos conhecimentos, de modo a contribuir para o avanço científico-tecnológico e o desenvolvimento sócio-econômico-cultural do Brasil.