Toggle Menu

Você está aqui: Home » Últimas notícias » NAP-NN recebe alunos de ensino médio para tarde de nanotecnologia

NAP-NN recebe alunos de ensino médio para tarde de nanotecnologia

Cadastrado em 25/06/2015

      Pelo quarto ano consecutivo, alunos do 3 ano do ensino médio do colégio Santa Cruz foram recebidos no Instituto de Química da USP (23/06) para uma tarde de nanotecnologia. Os alunos foram recebidos pelo   Prof. Henrique Toma, chefe do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia (LQSN) e coordenador do NAP-NN.

      Em uma visita monitorada, os alunos conheceram a infraestrutura do IQ e do LQSN, entrando em contato com os equipamentos empregados na fabricação, estudo e caracterização de nanomateriais. O Prof.      Henrique Toma falou sobre as possibilidades abertas pela nanotecnologia, abordando sobe a estrutura de coopração entre os institutos e grupos de pesquisa integrantes do NAP-NN.  

 

 

   Os 43 alunos do ensino médio, acompanhados da Professora de Química Vera Lucia Mitiko, da Diretora Pedagógica do Colégio Santa Cruz, Cristine Marie Tedeschi Conforti, além da coordenadora e professora de Maria Cristina Sucupira (Biologia) e Professora Suzana Facchini Granato (Biologia), foram conduzidos ao laboratório didático do IQ para uma aula pratica de síntese de nanopartículas magnéticas, orientados pelo Dr. Delmárcio Gomes que no dia anterior (22/06) havia realizado a palestra “Nanotecnologia: Fundamentos e Aplicações”, buscando aprofundar o tema e preparar os alunos para os experimentos no dia de visitação ao IQ.  Os pós-graduandos Sabrina da Nobrega e Cícero Nunes auxiliaram na orientação dos trabalhos experimentais, onde os alunos puderam sintetizar nanopartículas magnéticas e testar a aplicação de um compósito magnético (patente do grupo LQSN) usado para remoção de metais pesados e corantes de águas contaminadas. Ao fim, os alunos participaram de uma Quiz de Nanotecnologia, onde foram sorteados livros traduzidos pelo Prof. Henrique Toma e outros brindes. 

    Agradecimentos especiais aos técnicos do laboratório didático Sandro e Laerte, e ao especialista em laboratório Alceu Totti pelo preparo do nanocompósito magnético.

    Confira mais imagens do evento: