Palestrantes

Elisa Lucas Rodrigues
Presidente do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (primeira mulher a assumir o Conselho). É graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Bebedouro. Na presidência do Conselho tem como meta a implantação das ações afirmativas. Atuou como apresentadora do programa “Negro em debate” da emissora “TV Rede Vida”.

Hédio da Silva Júnior
Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, mestre e doutor em direito pela PUC-SP, além de professor de Processo Penal na Universidade Metodista de São Paulo. Silva Júnior é consultor da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Consultor da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), publicou diversos livros sobre a questão racial no Brasil. Ele ocupava, até a nomeação como secretário, a coordenação da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo.

Maria Aparecida Silva Bento
Diretora do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), possui doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Dentre seus livros, destaca-se: Pactos Narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público (Tese de Doutorado, IP/USP).

Flávio Carrança
Fundador e coordenador da COJIRA - Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo desde 2001. Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, publicou o livro Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro (coletânea organizada em parceria com Rosane da Silva Borges) (Imprensa Oficial do Estado, 2004).

Sebastião Correia dos Santos (Tião Santos)
Coordenador da Rádio Viva Rio. Radialista e professor de Educação Física, coordenou a Rádio Carioca em 1998 e atualmente é diretor do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e da Federação Nacional dos Radialistas e presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária do Estado do Rio de Janeiro – ARLIVRE.

Luiz Alberto Silva dos Santos
Deputado federal (PT-BA), atua politicamente desde a década de 1970 no combate ao racismo e melhoria das condições de vida dos trabalhadores. É criador do projeto de lei que cria o Fundo Nacional para Políticas Públicas e Ações Afirmativas; participou da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU).

Fernando Costa da Conceição
Ativista do movimento negro brasileiro, coordenou o MPR (Movimento Pelas Reparações dos afrodescendentes no Brasil) (1996), o Comitê Pró-Cotas para negros na Universidade de São Paulo e o Núcleo de Consciência Negra na USP. É coordenador do Etnomídia (Núcleo de Estudos em Mídia e Etnicidades) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Edson Lopes Cardoso
Mestre em Comunicação Social (UnB), é editor do jornal Ìrohìn, publicação bimestral voltada para a temática da luta contra o racismo e as desigualdades raciais. Durante doze anos, exerceu assessoria parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, criando a assessoria de relações raciais. Seu artigo mais recente é “O general que cheirava”, publicado no livro Fórum Brasil-África: política, cooperação e comércio (Brasília, IBRI, 2004)

Iyalorixá Sandra Epega
Conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo há 7 anos, dirige o Informativo Tambor, que prega a diversidade racial, étnica, social e religiosa consciente e a necessidade de uma convivência religiosa pacífica não só entre líderes, mas entre os seguidores das diferentes religiões.

Joelzito Araújo
Cineasta, escritor, professor, diretor e roteirista de filmes e vídeos educacionais e institucionais e programas e campanhas eleitorais de TV. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Dentre seus filmes, destaca-se os premiados Filhas do Vento (argumento, produção e direção, 2004) e A Negação do Brasil (roteiro, produção e direção, 1998).

Kabengele Munanga
Vice-Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP. Natural da República Democrática do Congo (antigo Zaire), inicia sua carreira como professor da USP, em 1980. É autor de Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade Nacional versus Identidade Negra (Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2004)

Mônica Alves de Oliveira
Diretora da ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais), bacharela em Comunicação Social pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco). Escreveu, juntamente com Taciana Gouveia, o artigo “As Ações Afirmativas e a Promoção da Igualdade Racial: a Perspectiva da Abong” (Cadernos Abong n. 32, em maio de 2005). É ativista do Movimento Negro há mais de 15 anos, tendo atuado no MNU – Movimento Negro Unificado.

Rosangela Malachias
Fundadora do Grupo Mídia e Etnia, é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Trabalhou como expositora do Projeto Educom.Rádio (2002-2004) do NCE/ECA/USP (tema: Pluralidade Cultural). É pesquisadora do NEINB-USP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) e consultora acadêmica do Programa Raça Desenvolvimento e Desigualdade Social: Brasil - Estados Unidos (USP-UFBA-Howard University e Vanderbilt University).

Mathias Gonzalez
Gestor de Planejamento Educacional e coordenador do Rádio Escola da Secretária de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC). É autor dos livros Fundamentos de Tutoria em Educação a Distância (São Paulo, AVERCAMP, 2005) e Técnicas de Aprendizagem Acelerada (Brasília, Instituto Ler & Saber, 2004), entre outros.

Patrícia Horta Alves
Coordenadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/ECA/USP). Doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, coordena, assessora e fornece consultoria na área de Educomunicação, coordenando projetos acadêmicos e de extensão universitária, tais como EDUCOM CENTRO-OESTE. Educomunicação pelas Ondas do Rádio em Escolas de Ensino Médio da Região Centro-Oeste e o Programa EDUCOM. Educomunicação pelas Ondas do Rádio.

Padre Antônio Aparecido da Silva
Professor de Teologia é presidente do Centro Atabaque de Cultura Negra e Teologia e assessor nacional da Pastoral Afro-Brasileira.

Gislene Aparecida dos Santos
Professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP/Leste; possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo; pós-doutorado pelo King’s College London. É autora de diversos livros, dentro os quais: A invenção do ser negro (Pallas/Educ/Fapesp, 2001) e Mulher Negra, Homem Branco (Pallas, 2004).

Senador Paulo Renato Paim
Senador (PT-RS). Relator da Lei Caó (que dispõe que crimes de racismo são imprescritíveis e inafiançáveis), possui a autoria da lei que coloca crimes de injúria, ligados a atos de racismo, como inafiançáveis. É defensor da política de cotas nas mais diversas áreas: mídia, trabalho, educação, contempladas em seu projeto do Estatuto da Igualdade Racial, matéria em tramitação no Congresso.

Sérgio Gomes
Fundador da ONG OBORÉ. Jornalista formado pela ECA-USP, fundou a OBORÉ Editorial e é titular da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes. Como consultor de Análise e Planejamento de Comunicação, contribuiu para a formação e organização de departamentos de imprensa de diversas entidades sindicais.

Luiz Paulo Lima
Jornalista e assessor de Relações Institucionais do Museu Afro Brasil. Membro fundador da ONG Tver, cuja a atividade principal é analisar conteúdos televisivos. Organiza campanha nacional –“Quem é a favor da baixaria é contra a cidadania”. Consultoria para criação da Frente Parlamentar pela ética na TV, na
Assembléia Legislativa. Membro do Fórum Paulista de Entidades pela Ética na TV em São Paulo. Membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Diretor da Produtora LP&M. Membro do núcleo de Criação e Desenvolvimento de Projetos Televisivos, da DU Big Vídeo Comunicação.

Palestrantes africanos