Declaração de São Paulo sobre a Igualdade Racial como desafio para a mídia
A presente declaração foi aprovada pela assembléia dos 530 participantes do Encontro Internacional África-Brasil, realizada no dia 14 de outubro de 2005, no auditório do SESC-Vila Mariana, em São Paulo, Brasil. Saiba mais. 


Encontro Internacional África Brasil aprova recomendações no campo da relação entre a mídia e a igualdade racial
A tônica do documento é o estímulo a iniciativas capazes de promover a cooperação entre os países africanos e o Brasil na promoção de ações voltadas para a promoção de uma efetiva igualdade racial através abertura da pauta da sociedade, da mídia e do sistema educativo para o tema. O texto chama a atenção para a importância das políticas públicas no setor, bem como para a necessidade de se criar mecanismos que garantam a formação de comunicadores, educadores e lideranças políticas preocupados com o tema das diferenças culturais e étnicas na sociedade contemporânea. Saiba mais.

Termina, hoje, Encontro Internacional África Brasil com aprovação de documento de compromissos e ações afirmativas no campo da igualdade racial
Às 16h30 tem início a plenária que vai aprovar o documento final, previamente discutido e coletivamente elaborado com base nas discussões das duas mesas-redondas programadas para hoje: Políticas de Ações Afirmativas e Propostas de cooperação entre Brasil e África. Delas participam expositores como o ministro Fernando Jacques de Magalhães Pimenta, do Itamaraty, o senador Paulo Paim (PT-RS), o deputado e presidente do Grupo Parlamentar África-Brasil, Gilmar Machado, o presidente da Fundação Palmares, Ubiratan de Castro, o representante do Ministério da Justiça, Evair Augusto dos Santos e os jornalistas africanos Munguele Jean-Batiste, do Congo, e Joyce Kazembe, do Zimbábue. Saiba mais.

Jornalistas africanos e especialistas afro-brasileiros de várias áreas debatem, hoje, suas idéias sobre raça, mídia e democracia
No segundo dia do Encontro Internacional África-Brasil, uma mesa-redonda reúne, no período da manhã, cinco expositores e um mediador que vão relatar suas perspectivas sobre a temática e os estudos que realizam em seus países de origem - África do Sul, Camarões, Gana, Quênia, Ruanda e Tanzânia. Na parte da tarde, vários convidados participam dos painéis sobre questões raciais e de etnia em meios como TV, rádio, impressos, cinema, musica e dança. Uma mostra com quatro documentários vencedores do Prêmio Palmares de Comunicação 2005 e a exibição do longa “Abolição” encerram os trabalhos de hoje.
Saiba mais.

Hoje, às 9h30, abertura do Encontro Internacional África-Brasil com a presença da ministra Matilde Ribeiro, do secretário de Justiça Hédio Silva e da cantora Leci Brandão
Um dos destaques do evento será a cobertura a ser realizada por uma equipe de 60 jovens e adolescentes, parte deles afro-descendentes, de escolas públicas do município de São Paulo, bem como do Colégio São Luis, todos integrantes do Projeto Educom.rádio do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. Um documento de compromissos com propostas para políticas de ações afirmativas será divulgado ao final do evento. Saiba mais.


Delegação africana visita, hoje, Museu Afro-Brasil onde participa de workshop sobre a produção artística do negro no Brasil, os quilombos e suas festas tradicionais
A atividade antecede a abertura do Encontro Internacional África-Brasil , na manhã desta quarta –feira, dia 12/12, no SESC da Vila Mariana. O evento, com participação do público, terá mesas-redondas e painéis com a participação de jornalistas de países como a África do Sul, Camarões, Gana, Quênia, Zimbabwe e Tanzânia, que apresentarão suas perspectivas sobre a temática raça, mídia e democracia. Saiba mais.

Internacional de Jornalismo e Comunicação, com sede em Genebra, na Suíça, com atuação em 120 países, nos quais tem promovido debates e atividades voltadas para discutir essa temática entre profissionais da imprensa.
O Encontro Internacional África Brasil, que terá como tema central a Igualdade racial: um desafio para a mídia, divide-se em duas partes, sendo a primeira restrita ao grupo africano e convidados especiais, prevista para os dias 10 e 11 de outubro, com atividades na USP e no Museu Afro-Brasil. e uma segunda parte, aberta ao público mediante prévia inscrição, a ser realizada entre os dias 12 a 14/10 no auditório do SESC Vila Mariana (rua Pelotas, no. 141). A Companhia Vale do Rio Doce, Paulus Editores, South Africa
Airways e CONE são os patrocinadores do encontro. Saiba mais.

Jornalistas da África vêm ao Brasil discutir mídia
Com a participação de jornalistas de países africanos e de comunicadores e pesquisadores brasileiros, a Universidade de São Paulo, através de seu Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), o SESC-SP e o Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação de Genebra, Suíça, promovem, entre 12 e 14 de outubro, o Encontro Internacional África-Brasil. Saiba mais.

Disciplina sobre história da cultura africana
encontra resistência entre docentes
Segundo a Profa. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, do Conselho Nacional de Educação, um número significativo de docentes da rede pública de educação têm manifestado resistência na aplicação da lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história da cultura afro-brasileira e africana. Saiba mais.

Diferenças socioeconômicas das populações negra e branca são ignoradas na cobertura da imprensa brasileira
A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), uma das organizações apoiadoras do Encontro Internacional África vai apresentar sua mais recente pesquisa, intitulada O recorte étnico-racial na cobertura social brasileira: uma ausência flagrante, mostrando que as discussões étnico-raciais não estão na cobertura noticiosa da mídia brasileira. Saiba mais.

Mais jornalistas negros nas redações evitaria cobertura distorcida
Flávio Carrança, que participou da criação da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, vai apresentar sua experiência no Encontro Internacional África-Brasil.
Carrança ajudou a dotar seu sindicato de uma política de combate ao racismo. “No Encontro vou relatar a experiência da Cojira, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que mesmo lutando contra grandes dificuldades conseguiu reunir profissionais para refletir sobre as relações entre racismo e imprensa e tentar trabalhar para melhorar a situação desses comunicadores. O racismo não vai morrer de velho, é preciso colocar o combate aos seus efeitos entre nossas prioridades”, destaca o ativista. Saiba mais.

25 convidados de 16 países africanos e 50 especialistas brasileiros estão confirmados no encontro internacional que USP, SESC-SP e Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação de Genebra realizam em outubro
São esperados cerca de 600 inscritos no Encontro Internacional África-Brasil Igualdade racial: um desafio para a mídia, que será aberto ao público no dia 12/10, no SESC Vila Mariana. Saiba mais.

USP, SESC-SP e Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação de Genebra realizam, em outubro, Encontro Internacional África-Brasil Igualdade racial: um desafio para a mídia
Entre os dias 10 e 14 de outubro próximo, a Universidade de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), o SESC-SP e o Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação (IIJC) realizam o Encontro Internacional África-Brasil Igualdade racial: um desafio para a mídia, com patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce, Paulus Editores e South Africa Airways. Saiba mais.