Dicas e recomendações de estudo

Embora voltado preferencialmente à formação de educadores da rede pública, o programa Mídias na Educação também aceita a matrícula de outros interessados, gratuitamente, até um limite de X % por oferta.

Você e a Educação a Distância 

A modalidade on-line de educação requer estratégias diferentes da presencial. Nela, você constrói sua aprendizagem de forma autônoma, administrando o tempo, o ritmo e o horário de seu estudo, interagindo com os materiais didáticos e com os participantes (tutor e colegas) por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

É extremamente importante você compreender que os materiais didáticos são em grande parte auto-instrucionais, ou seja, você terá condições de seguir as orientações informadas para realizar seus estudos e atividades por conta própria, podendo também contar com o apoio de tutores e colegas.

No decorrer deste curso é importante que você acesse o ambiente e-Proinfo de 3 a 4 vezes por semana a fim de acompanhar as interações, as novidades e as novas atividades.


Sugestões para sua dinâmica de estudo

  • Estabeleça um plano de estudo - determine os dias e horários para entrar no curso.
  • Fixe um tempo mínimo de estudo, conforme seu próprio ritmo e suas necessidades.
  • Faça esquemas, sínteses e anotações particulares caso considere necessário.
  • Procure dialogar com os colegas.
  • Tente resolver objetivamente os problemas que eventualmente surgirão, recorrendo, sempre que necessitar, à ajuda do tutor (num ambiente colaborativo de aprendizagem, as informações compartilhadas pelos colegas também são valiosas).


Dicas gerais

  • Explore o ambiente virtual de aprendizagem. Acesse a Ajuda on-line para mais informações sobre o ambiente virtual e-Proinfo: http://www.eproinfo.mec.gov.br/help/ index.htm e navegue pelas áreas do e-Proinfo até sentir-se familiarizado.
  • Experimente alguns de seus links e veja como funciona o acesso ao material ali disponibilizado. 
  • Não deixe que a falta de conhecimentos ou de domínio das tecnologias limitem suas ações.
  • Trabalhe em equipe, buscando sempre o apoio do grupo de trabalho: colegas, alunos e membros da comunidade.


Recomendações para a feitura de atividades

Leia com atenção o que é solicitado na ementa da atividade
As atividades são elaboradas com o fim de: reforçar os conteúdos dos Módulos, evidenciando a compreensão do mesmo, bem como possibilitar o exercício da capacidade de reflexão sobre os temas do curso, inclusive em sua relação com as práticas cotidianas, por parte do cursista. Desse modo, quando a atividade é feita somente com base na opinião ou nos preconceitos que temos, perdemos uma chance de aumentar a nossa elaboração reflexiva. A vivência de todos é importante, mas o conteúdo do curso deve ser somado, incorporado à nossa experiência, de modo a que tenhamos o nosso conhecimento aumentado.

Construindo uma comunidade de aprendizagem
Na educação a distância, a realização das atividades é, geralmente, o momento disponível para a interlocução e o debate coletivos – ou entre o cursista e o tutor. Por isso, sempre que possível, comente as contribuições dos colegas. Pense no que concorda ou não.

Debata, discutida, proponha questões
É claro, o debate deve sempre ser respeitoso. Você poderá divergir, com base em sua vivência e interpretação do conteúdo, de algum colega. Porém, o objetivo de todos é um só: aprender mais sobre o tema das mídias na educação, de modo a melhorarmos nossas práticas. Somente assim, nos enriquecendo mutuamente, poderemos construir uma efetiva comunidade de aprendizagem virtual.

Forma e arquivo das contribuições
Não escreva mensagens ou qualquer texto somente com letra maiúscula. Guarde essa formatação para palavras ou trechos que você quer chamar a atenção. A letra maiúscula equivale ao “gritar” na linguagem oral. Cuidado também com as cores do texto. Como deve ter notado, o Fórum alterna o fundo branco e o azul. Textos nesta cor são quase ilegíveis, quanto o fundo fica assim. Embora nossa interação não deva se pautar pelo formalismo e pela patrulha gramatical, é claro que o uso da linguagem padrão pode favorecer nossa comunicação. Nem ToDu MUNdu entEnDi GiRIaxXx oU u NeTeIxXx...... nAUm EH verdaDI??!?! (Tradução: Nem todo mundo entende gírias ou o internetês. Não é verdade?) Formas conhecidas (emoticons, por exemplo), podem ser usadas, com moderação. Mas evite fazer um texto com erros ortográficos e gramaticais, pois isso parece demonstrar certo desleixo, que devemos evitar.

O cursista não pode apagar suas contribuições no Fórum, mas pode eventualmente pedir para que o tutor faça isso. Como é fácil arquivar a produção digital, recomendamos que você guarde em seu computador as atividades realizadas ao longo do curso. Elas são uma memória de sua participação no mesmo e podem ser úteis algum dia: numa nova reflexão, projeto ou trabalho. Além disso, observamos novamente a possibilidade de que – no caso do Fórum – entre a escrita e o envio da contribuição haja algum problema que faça com que você perca o que escreveu (desconexão, pane elétrica etc.). Isso é muito desestimulante, então – no mínimo – antes de teclar em “enviar” selecione e copie o que escreveu, evitando possível perda.

Outro ponto favorável dessa estratégia de feitura de atividades é que, no caso de ficar sem acesso ao e-ProInfo por algum motivo, você poderá colocar as atividade (feita em seu computador) no ambiente quando puder. 


Cite os autores e textos que utilizar
Sempre que recorrer à citação de um texto, destaque o trecho citado com aspas e abra um parêntese para colocar a referência bibliográfica. Assim, você “coleciona” e socializa (com os colegas) as referências que utilizou para construir sua reflexão– o que facilitará a feitura de futuros textos/trabalhos por você. Além disso, evita plágios, o que é, academicamente, muito recomendável.

Exemplos:
Livro (um único autor):
SOBRENOME, Nome [Autor da obra]. Título: subtítulo. Local [cidade de publicação]: Editora, ano de publicação. Exemplo: RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar referência bibliográfica. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

Livro (dois ou mais autores):
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local [cidade de publicação]: Editora, ano de publicação. Exemplo: HEIDE, Ann; STILBOME, Linda. Guia do professor para a internet: completo e fácil. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Texto publicado em coletânea:
SOBRENOME, Nome [Autor do texto].Título do texto. In: SOBRENOME, Nome. [Responsável pela publicação]. Título da obra. Local: Editora, ano da publicação, página inicial-página final. Exemplo: CANÁRIO, R. Estabelecimento de Ensino: a inovação e a gestão de recursos educativos. In: NÓVOA, A. (org.). Organizações Escolares em Análise. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

Artigo de periódico:
SOBRENOME, Nome [Autor do artigo]. Título do artigo. Título do periódico, Local: Editora, número do fascículo, página inicial-página final, mês e ano. Exemplo: GUIMARÃES, Fabíola; LIMA, Maria Paula. Respeito e sensibilidade. Educação, São Paulo, n. 204, abr. 1998, p. 22-25.

Texto da Internet:
SOBRENOME, Nome [do autor do texto]. Título do texto. Disponível em: . Acesso em: [data de acesso – dia, mês e ano]. Exemplo: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt2.htm. Acesso em 20 de abr. de 2006.