Módulos Avançado

  • O módulo Convergência das Mídias aborda as potencialidades da convergência de mídias na educação bem como os papéis dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores e designers de projetos integrando os meios de comunicação na prática pedagógica.
    Tem como objetivos gerais, abordar os conceitos emergentes sobre comunicação, mobilidade, ubiqüidade e convergência de mídias e contribuir com a compreensão das diferentes possibilidades de uso pedagógico, favorecendo a reconstrução da prática; discutir as implicações envolvidas no processo de ensino e aprendizagem; contribuir para a criação de condições que despertem nos profissionais a motivação para o uso integrado das mídias e tecnologias, e compreender os papéis dos alunos, professores e demais envolvidos na comunidade escolar como autores e interlocutores. Sua duração é de 30 horas.
    As atividades do módulo pedem ser vista neste site ou em documento no formato PDF.
    O módulo pode ser visto no ambiente, no Webeduc e também num arquivo em PDF.
  • O módulo Linguagem da Mídia Impressa: escrita e visual procura garantir acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras. Busca-se a incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, a leitura crítica, a mediação pedagógica, o estímulo à autoria em diferentes mídias. Aborda, como tema principal, a programação visual de páginas impressas. Você conhecerá a origem das artes gráficas e as principais características da composição gráfica envolvendo textos e imagens.
    As atividades deste módulo pedem ser vista aqui ou no formato PDF.
    O módulo pode ser visto no ambiente, no Webeduc e também num arquivo em PDF.
  • Este módulo Multimídia Educacional e Softwares de autoria tem por objetivo estudar as inúmeras possibilidades educacionais da internet e diversos softwares, para otimização do ensino em sala de aula, dos professores de diversas áreas, apresentado alternativas de utilização, um histórico da educação a distâncias, os benefícios do uso da multimídia na educação, softwares educacionais, dentre outros pontos importantes para os novos conceitos de educação que vem surgindo juntamente aos novos recursos digitais. O módulo contempla três etapas que propõem atividades. A carga de trabalho estimada para este módulo é de 15 horas.
    O módulo pode ser visto no Webeduc, em arquivo PDF e também no próprio ambiente de estudo.
  • O módulo Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação visa auxiliar o trabalho de construção de projetos didáticos com mídia.
    Este módulo foi pensando de maneira a auxiliar o trabalho de orientação e elaboração do projeto didático com mídias que o cursista deve desenvolver no Ciclo Avançado. Não se trata de uma orientação em paralelo ao TCC, mas uma tentativa de sistematizar questões que podem ajudá-lo a refletir sobre o próprio processo de construção de seu trabalho, numa atitude de auto-reflexão e autocrítica. A partir dos questionamentos que lhes são colocados, o cursista poderá rever, conjuntamente com seu orientador, os rumos de seu projeto e o próprio percurso trilhado. Nesse contexto, o cursista terá condições de ajustar possíveis erros, aprimorar estratégias de ação e amadurecer ainda mais a reflexão sobre sua prática.
    O módulo prevê 30 horas de estudo, e suas atividades podem ser vista neste site. Seu conteúdo está disponível no ambiente e também no Webeduc e em arquivo PDF.
  • O módulo Blogs, Flogs/Vlogs e Webquest tem por objetivo:
    • Conhecer estas ferramentas de criação disponíveis na Internet;
    • Compreender como se cria e utiliza Blog, Flog/Vlog e Webquest como forma de experimentação destas ferramentas;
    • Conhecer diversos provedores que possuem estes serviços na Web;
    • Avaliar e debater o sobre seu uso educacional;
    • Criar e publicar projetos para utilização de forma interativa e colaborativa;
    O módulo contempla três etapas que propõem estudos e atividades para serem desenvolvidas durante três semanas.
    A carga de trabalho estimada é de 15 horas para este conjunto de etapas.
    Você pode ver as atividades do módulo aqui, e o conteúdo do mesmo está no Webeduc, no ambiente de estudo e em um arquivo no formato PDF.
  • O módulo Planejamento, Gestão e Avaliação do uso das mídias na Educação tem como objetivos:
    • Planejar, implementar, implantar projetos voltados para gestão de processo de aprendizagem,mediados com o suporte das principais tecnologias de informação e comunicação nos diversos cenários educacionais.
    • Desenvolver competências que oportunizem a gestão de sistemas abertos e mediados nos diversos níveis de ensino.
    Ele possui três unidades de estudo, perfazendo 32 horas, no todo.
    O conteúdo do módulo está disponível no Webeduc e em arquivo PDF, além de no próprio ambiente. As atividaes podem ser vistas neste site e em arquivo no formato PDF.
  • O módulo Cordel compreende 15 horas, distribuídas em três etapas:
    • na primeira etapa, você vai conhecer um pouco da história do cordel, a relação dessa literatura com outras manifestações culturais, típicas de sua região, além de compreender a importância de se considerar as histórias de vida de professores e alunos no desenvolvimento desse trabalho.
    • na segunda etapa, você será convidado a relacionar o cordel a outros gêneros textuais, bem como a refletir sobre o modelo de letramento adotado em sua escola;
    • na terceira etapa, propomos que você planeje um trabalho para sua sala de aula no qual retome a perspectiva carnavalesca do cordel e da transversalidade.
    O conteúdo do módulo pode ser visto no ambiente, em documento no formato PDF e no Webeduc.
    As atividades estão disponibilizadas neste site e em arquivo PDF.
  • O módulo A Imagem na Mídia Impressa possui três etapas que possibilitaram o contato com as formas através das quais imagem e palavra estabelecem suas inúmeras relações. Cada uma das etapas compreende 15 horas, com a seguinte forma estrutura:
    • na primeira etapa são mostradas as potencialidades da imagem como campo de saber, as forma de conhecer e aprender sobre os aspectos da realidade;
    • na segunda etapa, aborda-se Leitura da Imagem, chamando atenção para o campo contextual e estrito da imagem. Nesse sentido, são considerados aspectos relevantes nesse processo, tanto os de ordem cultural quanto da imagem em si;
    • na terceira etapa, discute-se o suporte e a percepção da imagem. Uma pergunta perpassa todo este momento: “quais as conseqüências para a leitura da imagem quando esta é transposta para um outro suporte que não é o seu de origem?”.
    É possível acessar o módulo através do Webeduc, de um arquivo PDF ou do próprio ambiente de estudo. As atividades do módulo pode ser vistas aqui e em documento em PDF.
  • O módulo Histórias em quadrinhos e charges aborda o uso didático das histórias em quadrinhos e charge. Sua duração será de 15 horas, o que corresponde a 5 horas de estudo por semana.
    O módulo está estruturado em duas etapas, que tem como objetivos: favorecer a reflexão sobre o gênero HQ e charges, considerando a linguagem, a estrutura, a função e universos em que são propagados; estimular a construção de uma HQ, a partir da invenção do argumento, sua seqüência, elaboração do roteiro, do planejamento, definição dos personagens, os passos para realização gráfica, e mostrar possibilidades de uso da HQ e charges no ambiente escolar, incrementando a prática pedagógica.
    As atividades do módulo podem ser vista neste site e em documento PDF. O módulo está disponível no ambiente, no Webeduc e em arquivo no formato PDF.
  • O módulo Gêneros de Entretenimento está dividido em cinco tópicos abrangentes que discutem aspectos relevantes sobre os programas televisivos e analisa os questionamentos sobre a forma de sua utilização como ferramenta auxiliar ao docente, no desenvolvimento de sua ação e prática pedagógica, utilizando a mediação das tecnologias presentes na sociedade da informação e da comunicação.
    Ele tem como objetivo oferecer ao aluno material de estudo para que ele adquira conhecimentos sobre as características formais e funcionais dos diversos gêneros de entretenimento exibidos nos canais de televisão.
    O módulo pode ser consultado no ambiente, no Webeduc e em arquivo no formato PDF. As atividades do módulo podem ser vistas neste site e em documento PDF.
  • Neste módulo Propaganda e Publicidade, o objetivo é discutir a importância destas formas simbólicas na sociedade atual e conhecer seu funcionamento discursivo. Ao trabalhar com a propaganda, além de descobrir “o outro lado” de um objeto com o qual ele está em permanente contato, o aluno poderá desenvolver a utilização das mais diversas estratégias lingüístico-discursivas, possibilitando, assim, um manejo mais efetivo dos recursos que a língua dispõe.
    Para conseguir atingir esses objetivos, dividimos o módulo nas seguintes etapas:
    • A importância da propaganda na sociedade • A agência de propaganda e a peça publicitária
    • Recursos para seduzir o consumidor
    • A Utilização da Propaganda em Sala de Aula
    A carga horária de estudo estimada é de 15 horas, e as atividades do módulo podem ser vista neste site e em documento PDF. O conteúdo do módulo pode ser visto no Webeduc, em arquivo no formato PDF e no próprio ambiente.
  • No Módulo Avançado II - Serviços de Radiodifusão aborda as características dos diversos serviços de radiodifusão, mostrando as diferenças de funcionamento entre as rádios comercial, comunitária, educativa, livre e pirata.
    Ele possui como objetivos específicos:
    Saber o que está disposto na legislação sobre o modo de funcionamento de cada tipo de rádio;
    Perceber quais os interesses prioritários das rádios comercial, comunitária, educativa, livre e pirata;
    Refletir como os interesses prioritários de cada tipo de rádio se concretizam numa linha editorial, grade de programação, linguagem e modos próprios de gerenciamento.
    O módulo está disponível no Webeduc, em arquivo PDF e no ambiente de estudo.
    As atividades podem ser vista neste site ou documento em arquivo PDF.
  • O módulo Metodologia da Pesquisa Científica visa auxiliar a construção do projeto de pesquisa do cursista. Para tanto, prevê 32 horas de estudo, abordando da elaboração do projeto à elaboração do relatório da pesquisa.
    Tem como objetivos:
    • Compreender as diversas visões de mundo, correlacionando-as com o projeto desejado, articulando o conhecimento adquirido com conteúdos trabalhados no curso em tela.
    • Proporcionar subsídios teóricos que possibilite ao aluno a elaboração do projeto de pesquisa, contemplando a inserção das mídias em seu fazer pedagógico.
    • Elaborar projeto de pesquisa segundo a abordagem escolhida.
    Você pode estudar esse módulo a partir do ambiente, do Webeduc ou de arquivo PDF. As atividades do mesmo encontram-se neste site e em documento no formato PDF.
  • Convergência | Linguagem Mídia Impressa | Multimídia Educacional | Desenvolvimento de Projeto | Blogs | Planejamento, Gestão e Avaliação | Cordel | A imagem | HQ e charges | Gêneros | Propaganda | Radiodifusão | Metodologia

    Voltar para Página Principal