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Características da Voz

Ênfase


É a energia da fala, a vitalidade da palavra falada. Em qualquer palavra, a sílaba de maior ênfase é a que soa clara e mais alta. Exemplos: Varanda; café;
Maluco; Índio; Xipófago; Cartada.

A colocação correta da sílaba tônica é o primeiro passo na ênfase, porque a força e a vida da palavra estão na sua sílaba tônica. Nas palavras mais longas, a ênfase exige que não se considere apenas a sílaba tônica, mas também as subtônicas, que pedem uma ênfase menor: constituição; abecedário; felicidade; diretoria, bondosamente; responsabilidade; necessário; importância.

Assim como a palavra tem a sua sílaba tônica, em uma frase existem uma ou mais palavras que pedem maior ênfase ao serem enunciadas. A expressividade depende da ênfase correta na palavra certa. Exercite a ênfase pronunciando as frases a seguir, dando ênfase às palavras destacadas:

Eu absolutamente não permito que você viaje!
Fique certo de que não há outra saída!
Gosto das coisas claras!
À minha custa, ele não vai!
Ponha-se na rua!
Isto é mentira!

Uma forma interessante de exercitar a ênfase consiste em tomar uma palavra e pronunciá-la de acordo com situações hipotéticas variadas. Exercite com a palavra VOCÊ, nas seguintes situações:

1ª situação: Encontramos um amigo muito querido que não víamos há muito tempo.

2ª situação: Indicando de longe um subalterno, para encarregar-se de determinada tarefa.

3ª situação: Estamos diante de uma pessoa que nos prejudicou e a denunciamos em juízo.

4ª situação: Duvidamos que a pessoa à nossa frente seja capaz de fazer o que diz.

5ª situação: Nosso interlocutor, homem de hábitos moralistas, conta-nos que abandonou a esposa e os filhos, apaixonando-se por uma bailarina.
Outro exercício consiste em mudar-se a palavra tônica em uma mesma frase. O sentido muda de acordo com a transferência da ênfase, de uma palavra para outra:

Você viu aquele sujeito sair daqui?
Você viu aquele sujeito sair daqui?
Você viu aquele sujeito sair daqui?
Você viu aquele sujeito sair daqui?
Você viu aquele sujeito sair daqui?
Você viu aquele sujeito sair daqui?

Entonação

Entonação é a música da linguagem. Entonar bem é falar no tom certo, como se cada palavra, cada sílaba, representasse uma nota musical. A variedade melódica decorre do próprio significado da palavra - a palavra tem de ser enunciada, de acordo com o seu significado, e a expressão é toda ela, sentimento.

Pronuncie cada uma das palavras abaixo, dando-lhe toda a expressão de que é capaz, de acordo com o significado:


Assassino


Biruta

Anjo

Funeral

Lixo

Gargalhada

Perfume

Crápula

Samba

Palhaço

Melodia

Estrondo

Amor

Ódio

 

 

 


Cada uma dessas palavras tem a sua entonação certa, sugerida pelo seu significado. Não se pronuncia com a mesma entonação as palavras “amor” e “ódio”. A palavra “ódio”, pronunciada com a mesma entonação de “amor”, soa diferente. Experimente pronunciar em voz alta a palavra “lixo”, com a mesma entonação com que pronuncia a palavra “perfume”. Verá como é difícil, porque a palavra pede seu tom correspondente. Falar no tom certo é fazer-se mais facilmente compreendido. Eis algumas frases para exercícios em voz alta com a entonação certa: Ele é um sujeito malvado!

Suas filhas são
Rafael uma autoridade em Psicologia!
O perfume é delicioso!
Adoro o Brasil!

A variedade das inflexões pode ser obtida através de três pontos essenciais:

Variando a velocidade da voz.
Variando o volume da voz.
Variando o tom da voz.

Pronúncia

Uma pronúncia defeituosa pode ter origens físicas ou psicológicas. Mas, algumas vezes pronuncia-se mal por desleixo. É o que acontece com palavras mutiladas, ou quando se fala muito devagar, ou quando se pronunciam indistintamente as palavras. Qualquer ouvinte segue uma linha de menor resistência. Se não consegue compreender as palavras, tal como você as pronuncia, desliga o receptor, e deixa de ouvir.

O aperfeiçoamento da pronúncia pode ser obtido através de algumas regras:

Evite a afetação!

Pessoas afetadas, no afã de exibir-se, estropiam as palavras. O excesso de capricho na pronúncia confunde-se com a afetação.

Imite os padrões!

Ouvir quem fala bem ajuda a falar melhor.

Leia em voz alta!

A leitura em voz alta é o exercício por excelência de quem deseja falar bem. São recomendáveis quinze minutos diários dessa leitura, mais enfática do que de costume; cada palavra deve ser lida com a ênfase exagerada, a fim de nos acostumarmos à entonação correta.

Aumente seu vocabulário!

Muitas vezes, as hesitações ou os erros de pronúncia devem-se à ignorância da pronúncia certa. Falar bem depende muito de um bom vocabulário. Sempre que tiver dúvidas a respeito de alguma palavra, ao realizar a leitura em voz alta, não tenha medo de consultar um dicionário.

Ritmo

Em geral, existem quatro motivos para alguém falar muito depressa:

 Pode estar muito nervoso.
 Pode estar habituado a falar depressa.
 Pode estar preocupado com a limitação do tempo de que dispõe para falar.
 Pode estar entusiasmado em excesso.

Dizendo muita coisa em pouco tempo, somos mal compreendidos. Não se deve falar nem muito depressa e nem muito devagar. Assim como há um tom certo para cada palavra, há um ritmo certo para falar bem. Alguns pensamentos podem ser transmitidos a altas velocidades. Os mais importantes, entretanto, requerem maior lentidão, para impressionar mais.

Os bons locutores comerciais, nas gravações, desenvolvem a leitura dos textos em um ritmo seguro, que pode, em muitos casos, servir de padrão.
Para haver uma boa emissão da voz é preciso equilibrar bem o volume, e o timbre da voz. Para ter bom timbre: não fale de boca fechada, não fale com o nariz, não fale com o peito, não fale com o fundo da garganta e não fale com a flor dos lábios.

A articulação é que dá claridade e nitidez à palavra. A boa articulação faz ressaltar todas as qualidades da voz. Articular bem é indispensável a todo aquele que fala em público. Nos exercícios de articulação é preciso duplicar e triplicar cada consoante. Para uma boa articulação é necessário desenvolver a musculatura do céu da boca, a língua e os lábios. Os “trava-línguas” são ótimos exercícios de articulação. Palavras difíceis, ditas de forma exagerada, também constituem um bom exercício, além de falar com uma caneta entre os dentes.

Exercícios com trava-línguas. Não deixe de fazer esses exercícios, pois eles são fundamentais para quem trabalha com a voz.

Plana o planador em pleno céu e, planando por cima do platô, contempla as plantas plantadas na plataforma do plantador.

A laca aplacadora aplaca a dor da placa que a laca aplacou.

O blusão blasona para a blusa e a luva com blandícia aplaude a blasonada.

Quero que o clero preclaro aclare o caso de Clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama.

Aglae lava a gleba do globo que havia levado à galáxia do glabro e galante gigante.

Flamengo inflama, Fluminense influi. Quem a flama inflama flui e reflui.

 

Textos para treino


Lá vem o pato
Pato aqui, pato acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há.
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco.
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
de jenipapo
Ficou engasgado
com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.


(Vinicius de Morais)

 

Ivo viu a neve.
Ivo viu a nave.
Ivo viu a ave
mais leve que o ar.
Viu a belonave
sozinha no mar.
Ivo viu a abelha
fabricando mel
e escutou a ovelha
balir no vergel.
Ivo viu a moça
colhendo romã
e depois o tempo
saltar como rã.
Ivo viu a festa
debaixo da ponte
e ouviu na floresta
a canção da fonte.


(Lêdo Ivo)

 

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