Oficina de Rádio
Recursos de Áudio na WEB

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página

ícone rádio Como fazer rádio

Rádio se faz em equipe. Essa é uma premissa básica para o desenvolvimento de um programa ou de qualquer produto do veículo rádio. Hoje em dia, raras exceções são encontradas para essa afirmação. É muito difícil encontrar profissionais que apurem as informações ou pautas, escrevam, produzam, e, ainda, façam os trabalhos de edição de áudio de uma rádio. Em rádios tradicionais, é comum a função do locutor-operador, aquele profissional que ao mesmo tempo em que faz a locução dos programas, ainda faz a operação dos equipamentos técnicos. Mas esses profissionais trabalham “ao vivo”. Geralmente, tocam músicas e apresentam anunciantes. Nada comparado ao tipo de trabalho que um programa com uma maior qualidade técnica requer, como veremos abaixo, com as funções que podem ser desempenhadas numa equipe de rádio.

Funções dentro da equipe

Pauta e Apuração:
Função jornalística. O pauteiro ou apurador é responsável pelo levantamento de todas as informações a serem veiculadas no jornalismo de rádio. Em programas de ficção, essa função é desempenhada pelo roteirista (vide abaixo).

Roteiro:
O roteirista é quem escreve todo o programa, das palavras a serem ditas pelo locutor até os efeitos sonoros e de edição a serem utilizados. Tudo o que será produzido e gravado deverá estar previamente escrito no roteiro. O texto no rádio deve ser simples, direto, conciso, entre outros aspectos vistos no módulo anterior, sobre a “oralização do texto”.

Produção:
O produtor é geralmente o profissional que mais trabalha, pois ele entra em contato com todos os indivíduos envolvidos com o programa, servindo como ponte entre o diretor e toda a equipe. A produção de um programa radiofônico é feita antes da gravação. Entre as funções de um produtor, pode-se destacar o agendamento de todas atividades, a mobilização da equipe, a reserva e compra ou o aluguel de equipamentos e de estúdio.

Locução:
Trabalho essencialmente técnico, o principal requisito para uma boa locução é a voz (como também já foi tratado no módulo sobre locução) Módulo Intermediário 3 da Mídia Rádio - Oralidade Mediatizada. O locutor é uma das peças-chave de qualquer tipo de programa de rádio, pois a clareza na exposição do conteúdo depende, e muito, de uma voz clara, bem entonada, nítida e de uma boa dicção.

Operação/Edição de áudio:
Assim como a locução, a edição de áudio é um trabalho considerado essencialmente técnico. Mas um bom repertório lingüístico e, principalmente, musical é essencial para o melhor desempenho dessa função.

Direção:
O diretor é o responsável pelo conteúdo final do programa, sendo aquele que tem a maior responsabilidade, pois toda a equipe está subordinada às suas decisões. Ele é o responsável pela integração e formatação final de tudo o que foi roteirizado, produzido e gravado. Da mesma forma que no cinema, o diretor é o autor final do programa radiofônico.

Páginas 1 2 3