Oficina de Rádio
Recursos de Áudio na WEB

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página

icone radioPlayer

Player (espécie de rádio virtual):

Player é um reprodutor multimídia que nos permite controlar a reprodução de um áudio ou vídeo. Um player pode se apresentar graficamente de várias formas. Essa variação gráfica é chamada de skin (pele). Mas as funções que apresentam, são bastante semelhantes. Vamos conhecer algumas delas:

Símbolo
Função
Descrição
1
  Play (Tocar)
 

Reproduzir o conteúdo selecionado.

2
  Stop (Parar)
 

Pára completamente a reprodução.

3
  Pause (Pausar)
 
Congela a reprodução temporariamente. Se em seguida acionar a função Play, a reprodução começa Do último ponto em que foi Acionada a pausa. 
4
  FF (Fast Forward) – Avanço rápido
 
Esse comando nos possibilita avançar o tempo da reprodução. Esse avanço normalmente é o dobro da velocidade do play. Dependendo do player, pode-se escolher a velocidade de avanço.
5
  RW (Rewind) – Retrocesso rápido
 
Semelhante ao avanço rápido, mas com sentido contrário.
6
  Ir para o final da trilha
 
Define o ponto de reprodução no final da trilha. Como o comando continua reproduzindo a trilha, ao chegar ao final, normalmente é remetido para a próxima trilha do Playlist.
7
  Ir para o início da trilha
 
Volta para o começo da trilha, reiniciando a reprodução. Em alguns players é possível ir para a trilha anterior do Playlist clicando duas vezes seguidas.

Existem ainda outros comandos para ajudar no controle da mídia a ser executada. Alguns interessantes são:

Volume: Controla a amplificação da saída do som. Dependendo do player ou skin, o controle de volume pode apresentar várias formas ou meios de utilização.

Barra de progresso: Um comando “arrastável” normalmente linear que mostra a posição do tempo de reprodução em relação ao tempo total e que permite você ir “direto ao ponto desejado” em que o conteúdo deve ser reproduzido.

Playlist ou Lista de reprodução: Anteriormente dissemos que os comandos são utilizados com a mídia selecionada. Essa seleção de conteúdo pode ser feita através da Playlist. Faz parte da Playlist um conjunto de comandos que permite você incluir, excluir e escolher a ordem de execução. Como não há uma padronização nos símbolos e botões, toda funcionalidade da playlist pode ser também através de botões.

Repeat: Esta opção permite repetir indefinidamente uma trilha ou uma Playlist inteira.

Equalizadores: Estes comandos se apresentam de diferentes formas e quantidades. Com os equalizadores é possível modular o som ou modificar alguns aspetos do vídeo como cor, saturação, contraste, brilho etc.

Skin

Skin ou Pele é um visual alternativo dado a um programa computacional. Dessa forma, todo software tem seu visual padrão e pode, se houver um suporte para isso, permitir que sua aparência seja alterada por meio de skins pré-construídos.
Em computação, skins e temas são aparências gráficas feitas sob encomenda (GUIs), que podem ser aplicadas a certos softwares e websites, a fim de atender a vontades diversas de diferentes usuários.

Provavelmente, as mais populares skins são para media players (tocadores de áudio e vídeo), como o Winamp e o Windows Media Player.
Mesmo diante de toda a diversidade de formas das skins, as funcionalidades básicas dos softwares são mantidas. Vejamos:

12

Resumo

Um bom player prima por um equilíbrio entre aspectos estéticos e funcionais, ou seja, um player não precisa ter muitos botões, ser super colorido ou ter que ler um extenso manual antes de utilizar. Mas, deve atender suas necessidades funcionais e ter uma interface prática, intuitiva e amigável.

Voltar ao topo