Oficina de Rádio
Recursos de Áudio na WEB

Botões de controle Página Anterior Página Inicial Próxima Página

icone radioPublicação na WEB

A rádio personalizada no ambiente WEB

Imagem da tela do website www.radios.com.br - Clique na imagem para entrar no website Conheça algumas rádios online.

A Internet, por causa de suas características peculiares, incluindo a interação com outras mídias e velocidade das informações, tornou-se o veículo de maior expressão na sociedade atual, se comparado com os demais existentes. Nos últimos anos, a rede mundial de computadores expandiu-se como nenhuma outra e, as rádios na Internet, também acompanharam esse crescimento. Somente no site “Rádios.com.br”, há mais de 9.000 emissoras cadastradas. Isto denota o poder de propagação das ondas do rádio com a ajuda dessa nova mídia, a Internet.

É importante ressaltar que uma rádio personalizada no ambiente web deve aproveitar todas as características multimídias da web, ou seja, somar aos recursos de áudio, os de imagens estáticas ou em movimento, textos, interatividade, interface e velocidade na conexão e disponibilização dos conteúdos.

Seguindo as novas possibilidades dessa nova ferramenta, qualquer radialista ou pessoa com conhecimentos teóricos e práticos pode montar sua própria rádio on-line. Essa é uma enorme conquista para os formadores de opinião e para a comunicação social, tanto no âmbito mundial quanto para a sociedade brasileira. Esse fato é semelhante ao fenômeno dos blogs, nos quais qualquer pessoa, jornalista ou não, pode desenvolver um excelente produto de expressão particular, com apenas um site na internet. Os blogs jornalísticos já evoluíram bastante nos Estados Unidos e na Europa e cresce cada vez mais no Brasil.

Podemos afirmar ainda que os blogs estão para as publicações “impressas” como os podcasts para as sonoras. É o resgate da oralidade. A maioria das rádios on-line ainda não despertou para a confluência de mídias que é a Internet. As rádios brasileiras na web, na maioria dos casos, não utilizam os recursos multimídias da Internet. Elas geralmente são formadas por um site qualquer, que disponibiliza um link para um player, possibilitando ao internauta ouvir a programação idêntica ao da rádio tradicional, via Internet. Exemplos desse fato podem ser encontrados em sites de grandes e tradicionais rádios brasileiras.

Essa experiência denota um grande desperdício. Não há dúvidas que esse formato, disponibilizando na Internet um link para que os ouvintes acessem o mesmo conteúdo transmitido tradicionalmente, é mais barato e simples. Mas cabe a reflexão: será que esse modelo é o mais adequado para as rádios na WEB?

Rádio personalizada para o ambiente WEB

O conteúdo disponibilizado numa rádio na Internet deve ampliar essa discussão. Um outro modelo de rádio na web, criado pelo norte-americano Adam Curry e bastante utilizado desde 2004, é o Podcast. Com tão pouco tempo de existência, o podcast tem se firmado como uma nova mídia. Suas principais características são a criatividade, a interatividade e a mobilidade. Colocar um podcast no ar é muito simples (como veremos numa das próximas aulas desse curso que aprofundará tema dos podcasts).

Disponibilizar um podcast é mais simples do que formatar uma rádio com mais recursos multimídias, como já citamos.

No podcast, o ouvinte escolhe o conteúdo do que quer ouvir, no tempo e no espaço que determinar, conforme sua conveniência. A multifuncionalidade também está presente, pois o ouvinte pode acessar sua programação enquanto desenvolve outras atividades rotineiras. Pesquisas norte-americanas apontam, segundo a Central do Podcast, que, até 2010, serão cerca de 68 milhões de usuários de podcasts do mundo. Mas esse assunto será mais bem explorado numa das aulas desse curso.

Voltar ao topo