núcleo de estudos do livro e da edição

NELE Faz História

Seminário Internacional:
CULTURA E MERCADO EDITORIAL
10 de Dezembro de 2009

“De todas as cidades” – escreve Walter Benjamin – “não há nenhuma que se ligue mais intimamente com o livro do que Paris”. Conhecida no século xix como "a capital da República mundial das artes e das letras", a cidade atraiu povos de todo o mundo, consolidando sua vocação cosmopolita. Tal aspecto foi amplamente explorado no campo das artes, porém, pouca atenção fora dada à atuação de estrangeiros no meio editorial, na produção e na comercialização de impressos – entre livros e periódicos. Interessa observar, como o assinala Diana Cooper- Richet, que a “edição estrangeira” voltada para o mercado interno e para a exportação contribuiu para o desenvolvimento do mercado editorial francês nos séculos xix e xx.

É bem verdade que estamos nos referindo à era do capitalismo editorial, como bem a qualifica Jean-Yves Mollier em estudo com título deveras sugestivo, O Dinheiro e as Letras – história do capitalismo editorial (1880-1920) – a ser lançado em breve pela Edusp. Assim o livro se afirmou como símbolo e produto de uma França ilustrada e revolucionária. Imagem que surge um tanto mais desfocada nos últimos tempos, quando o sólido e tradicional mercado de livros franceses se confunde com uma nova ordem de valores: a mídia. Diante desse quadro, qual o futuro do livro?, perguntam-se os pesquisadores franceses do Centro de História Cultural das Sociedades Contemporâneas (uvsq). A questão deve ganhar novos contornos sob o olhar de outro convidado, Aníbal Bragança, professor da Universidade Federal Fluminense, coordenador do ii Seminário do Lihed (Livros e História Editorial), o qual aconteceu em maio de 2009, no Rio de Janeiro e Niterói, tendo reunido mais de 300 pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de profissionais da área do livro e da edição.

O seminário internacional cultura e mercado editorial é uma realização do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição e acontece no dia 10 de dezembro de 2009, às 19h30, no Auditório Freitas Nobre – Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes – usp (ver programação).