núcleo de estudos do livro e da edição

NELE Faz História

2012
Colóquio:
A CIRCULAÇÃO TRANSATLÂNTICA DOS IMPRESSOS – CONEXÕES
27, 28 e 29 de agosto de 2012

O colóquio internacional a circulação transatlântica dos impressos – Conexões que reuniu pesquisadores da Europa e do Brasil, entre 27 e 29 de agosto de 2012, na Universidade de São Paulo, com o objetivo de apresentar e debater os resultados preliminares obtidos pelos investigadores atuantes no Projeto de Cooperação Internacional “A Circulação Transatlântica dos Impressos – a globalização da cultura no século xix”. Tarefa árdua e, ao mesmo tempo, intelectualmente estimulante, como o leitor há de observar na programação abaixo.

São 32 estudos, reunidos em cinco seções temáticas, os quais abarcam múltiplas realidades e formas de conexões inscritas na produção cultural do Brasil, de Portugal, da Inglaterra e da França, entre o final do século xviii e o início do xx (1789-1914).

Os pesquisadores preocuparam-se não apenas em apresentar os resultados preliminares de suas reflexões, mas também em disponibilizar dados oriundos de suas pesquisas em fontes primárias, que comparecem em anexos apensos a diversos textos. Assim, o leitor pode acompanhar, quase “ao vivo”, o processo de realização de uma pesquisa a dezenas de mãos sobre um tema novo, que vem gerando novas questões e interpretações.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: www.circulacaodosimpressos.iel.unicamp.br

Para visualizar a programação do colóquio, acesse o arquivo: programa.pdf

2012
Simpósio Internacional:
LIVROS E UNIVERSIDADES
5, 6, 7 e 8 de novembro de 2012

O simpósio internacional “livros e universidades” se insere no quadro de celebrações dos 50 Anos da Edusp.

Ele tem por objeto a edição universitária no Brasil e no Mundo, ou seja, apresenta-se como um Fórum de debates e trocas de experiências entre profissionais do livro, em particular, editores universitários das principais instituições internacionais e brasileiras.

Dada a abrangência da temática “Livros e Universidades”, o Simpósio está aberto para outros profissionais comprometidos com a prática editorial, a saber, pesquisadores, bibliotecários e educadores. Trata-se, em suma, de reunir figuras expressivas nos principais campos de atuação que tocam o universo editorial e acadêmico, cujos trabalhos tem contribuído para o conhecimento do livro no passado, no presente e no futuro, considerando a emergência de novos suportes, logo, de novas estratégias de produção editorial e formação do público leitor.

Com base nessas premissas, cabe perguntar: qual o papel do editor universitário nos dias de hoje? Quais os desafios enfrentados nas principais instituições nacionais e estrangeiras? Em que medida diferentes experiências convergem em objetivos comuns de troca e cooperação entre essas instituições? As editoras universitárias estão preparadas para enfrentar a concorrência dos novos suportes (tablets, e-books, Internet, bibliotecas digitais etc.) e de novas editoras que disputam seus principais autores no mercado?

Acredita-se que o lugar de destaque alcançado pela Edusp ao fim desses 50 Anos de atuação se deve à busca permanente de diálogo com suas congêneres, senão, por sua posição de vanguarda no mercado nacional. Questionar suas ações e colocá-la lado-a-lado com as editoras universitárias mais renomadas no mercado internacional, refletindo, ao mesmo tempo, sobre a especificidade do livro universitário se apresenta como uma estratégia importante para se pensar os próximos 50 anos.

Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto

Para visualizar a programação do simpósio, acesse o arquivo: programa.pdf