english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Professor Flávio Vilela Vieira recebe o Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr 2012

O Professor Flávio Vilela Vieira foi agraciado com o Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr 2012, na grande área “Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes”.  A láurea tem por objetivo distinguir e divulgar os pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que se destacaram por suas relevantes contribuições nos anos de 2010 e 2011.

Flávio Vieira é Professor Associado do Instituto de Economia da UFU, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos nas áreas de Economia Internacional, Macroeconomia e Econometria. Sua principal linha de pesquisa está associada à investigação do comportamento da taxa de câmbio/regimes cambiais em economias emergentes e as implicações dos desalinhamentos cambiais em termos de crescimento econômico e impactos sobre os fluxos comerciais e de capitais. Os instrumentais de análise utilizados nas pesquisas envolvem estimações de modelos de séries temporais e análise de painel de forma a subsidiar análises macroeconômicas para as economias emergentes, com especial atenção para a economia brasileira e chinesa. A análise da taxa de câmbio e suas implicações macroeconômicas tem sido a linha mestre de sua produção acadêmica, desde suas primeiras incursões, ainda no mestrado, até os trabalhos mais recentes. O professor Flávio Vilela Vieira é autor do livro “Macroeconomia Internacional: Teoria, Modelos e Evidências.” (Átomo e Alínea, 2008) e organizador do livro “Economia e Desenvolvimento em Países Emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC)” (Átomo e Alínea, 2009).

O Professor Flávio Vieira é Pesquisador Associado do NEREUS desde 2006, onde desenvolve pesquisas na área de comércio internacional dos Estados Brasileiros. É com imensa satisfação que compartilhamos com todos mais este feito de nosso colega.

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site