english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Novo TD NEREUS disponível: “As Relações Intersetoriais do Setor Energético no Crescimento da Economia Brasileira: Uma Abordagem Insumo-Produto”

Autores: Marco A. Montoya, Cássia A. Pasqual, Ricardo L. Lopes e Joaquim J. M. Guilhoto

Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar intersetorialmente a importância relativa do setor energético para o crescimento da economia brasileira com base no modelo de insumo-produto. Este é um tema importante porque o crescimento econômico previsto para os próximos anos terá um relevante papel no aumento da demanda de energia. Verificou-se que o setor energético apresenta elevado auto abastecimento de insumos, é requerido significativamente por setores relevantes, constitui-se no principal setor-chave da economia que, principalmente, fornece insumos básicos e estimula de forma abrangente e uniforme o crescimento econômico e, seus estímulos são relevantes na geração de produção, novos empregos e salários. As simulações sobre o setor energético mostraram que os setores serviços são os principais canais de transmissão dos impactos de um maior consumo de energia na economia brasileira. Trata-se, portanto, de um setor estratégico para o crescimento econômico que precisa de um fluxo continuo de investimentos para incrementar sua produção.

Clique aqui para fazer o download

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site