english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Ao Mestre com carinho

Naquela mesa ele sentava sempre
e me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
que hoje na memória eu guardo e sei de cor

 

Werner Baer, Grande Amigo do Brasil

Joaquim J. M. Guilhoto, 01/04/2016

No dia 31/03/16 o Brasil perdeu o professor Werner Baer, um grande amigo e estudioso deste país. Sua falta será sentida especialmente na academia e na comunidade de economistas brasileiros, que perderam aquele que, sem dúvida, foi o grande idealizador e apoiador da criação e consolidação dos centros de pós-graduação em economia no Brasil. Além de ter orientado e apoiado, nas últimas seis décadas, a formação de mais doutores em economia do que qualquer outro acadêmico no Brasil ou no exterior, inicialmente na University of Valderbilt e posteriormente na University of Illinois.

Werner Baer ocupava a cátedra Jorge Paulo Lemann na University of Illinois. Seu livro A Economia Brasileira: Desenvolvimento e Crescimento é um dos poucos estudos de peso sobre os mais diversos aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil, do período colonial até os dias de hoje.

O professor visitou pela primeira vez o Brasil em 1962, como membro do Yale’s Economic Growth Center, e, a partir deste momento, passou a contribuir de forma decisiva para o estabelecimento de uma das maiores redes de pessoas interessadas na economia Brasileira e a sua influência em debates sobre a experiência econômica brasileira tem ido muito além de seus trabalhos.

Trabalhando juntamente com a Ford Foundation e a USAID (U.S. Agency for International Development), colaborou para a criação e consolidação dos principais centros de pós-graduação em economia – USP, UnB, UFMG, UFRS, UFPE, UFCE, UFPA, UFBA – e da Associação Nacional dos Centros de Pós Graduação em Economia – ANPEC.

Graduado no Queens College, obteve o título de Mestre e doutor na Harvard University, além de ter sido agraciado com o título de Doctor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa, pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi Professor na Yale University, na University of Vanderbilt e, desde de 1974, era professor na University of Illinois. Foi também professor visitante na Universidade de São Paulo, na Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, e outras tantas instituições no Brasil e em outros países.

Dentre as honrarias recebidas, merecem destaque a Medalha do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores), Honra da Inconfidência (Minas Gerais), Medalha Especial de Ouro (Fundação Joaquim Nabuco, Recife), Cruzeiro do Sul (Governo Brasileiro), Medalha de Ouro (Universidade Federal de Pernambuco), Medalha da FEA (Universidade e São Paulo).

Tendo como linha de pesquisa o desenvolvimento do Brasil, o Prof. Werner sempre estava atento às questões importantes e desta forma direcionava o seu estudo e pesquisa, tratou de assuntos como substituição de importações, industrialização, inflação, papel do estado na economia, privatizações, globalização, distribuição de renda, desindustrialização, desenvolvimento regional entre outros.

Em especial para a FEA-USP o Prof. Werner Baer teve um papel fundamental para a formação do seu corpo docente e para a consolidação do curso de pós-graduação como um dos principais centros de economia no Brasil e no mundo.

O Werner deixa muitas saudades entre os seus amigos; com certeza para sempre será lembrado pelas suas ações e estará nos nossos corações.

Grande abraço!

 

Depoimentos

Seguem, abaixo, algumas das inúmeras manifestações de seus discípulos e amigos publicadas nas redes sociais, introduzidas pelo poema de um de seus autores brasileiros favoritos:

 

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridades
em prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

Carlos Drummond de Andrade

 

“Werner Baer was a wonderful economist and, moreover, a wonderful man. Over more than five decades he tirelessly analyzed the economies of Latin America, especially Brazil, publishing widely and speaking at events all over the world. He helped and inspired generations of students and researchers, in Brazil, the United States and beyond. His former students are to be found in academic departments, banks, corporations and governments worldwide. They include, among others, a Central Bank governor and a President of the Republic. It is hard to believe Werner is gone. He will be terribly missed. Still, his legacy will endure in the life and work of the innumerable people whose lives he touched in so positive a way.”

Edmund Amann

 

“Ele era norte-americano, mas foi o maior brasileiro que conheci. Werner Baer foi uma destas pessoas cujas contribuições têm valor incalculável. Brasilianista de renome, além de escrever um dos melhores livros sobre economia brasileira que eu li, Werner antes de tudo amava o Brasil e os brasileiros. Levou dezenas de alunos brasileiros (e latino-amercanos) para fazer o doutorado na Universidade de Illinois. Boa parte destes alunos retornaram ao Brasil e, hoje, contribuem nas universidades, nas várias instâncias do governo e na iniciativa privada. Aqueles que ficaram nos EUA, contribuem em instituições multilaterais como o FMI e Banco Mundial. Se você digitar seu nome do Google, encontrará 448 mil resultados. Werner era uma pessoa generosa, comprometida que dedicou boa parte da sua vida ao nosso país. Sua falta será sentida, mas tenho certeza que ele sobrevive em cada um dos seus ex-alunos, nos seus livros e artigos.”

Eduardo Luzio

 

“É com enorme pesar que repasso a notícia do falecimento, hoje, do Professor Werner Baer. Werner, Jorge Lemann Professor of Economics na Universidade de Illinois, era um Brasilianista respeitado mundialmente e um apaixonado pelo Brasil. Ele foi responsável pela ida de dezenas de estudantes brasileiros para as universidades de Vanderbilt e, posteriormente, Illinois, e tive a oportunidade de ser um deles. Ele fará muita falta.”

Eduardo Martins

 

“Nota de pesar: O Columbia Global Centers | Rio de Janeiro vem prestar sua homenagem à vida de Werner Baer, Jorge Lemann Professor of Economics, da Universidade de Illinois, que faleceu hoje, 31/3/2016. Dr. Baer foi um notório brasilianista – nome atribuído aos estrangeiros que se dedicam a estudar o Brasil. Baer foi responsável por formar gerações de economistas, americanos e brasileiros, além de muito contribuir para o debate econômico nacional.”

Columbia Global Centers – Rio de Janeiro

 

“Meu último encontro com Werner Baer foi há alguns dias, quando fomos aplicar uma prova do seu curso de Economia da América Latina aqui na Universidade de Illinois. Encontramos com ele em seu escritório no DHK e pegamos uma carona em seu carro em direção ao prédio de química, onde seria realizada a prova, e fica um pouco distante do escritório. No caminho, conversas sobre Lula, PT, impeachment, e assuntos relacionados. Quando o assunto terminou, ficou-se em silêncio por alguns segundos e eu percebi que o som do carro estava desligado. Perguntei: Werner, cadê a música brasileira no seu radio? No mesmo instante ele liga o som e lá estava um velho sambinha tocando alto. Ele disse: isso aqui é MPB4! Assim era Werner, amante incondicional do Brasil e um dos poucos com autoridade para falar sobre economia e história brasileira. Devo muito de minha formação acadêmica a ele. Descanse em paz, Wernão. Vá com Deus.”

Henrique Veras

 

“Dr. Werner Baer passed away this morning. There are not enough words to say how much I, my esteemed Latin American and Latin Americanist economist colleagues (e.g. Alexandre Tombini, Carlos Alberto Primo Braga, Rodrigo Azevedo, Marcelo Carvalho, Eduardo Martins, Gustavo Maia Gomes, Paulo Tenani, Joaquim Guilhoto, Miguel Ramirez, Alberto Carrasquilla, Jose Uribe, Sergio Clavijo, Atilio Elizagara, Diego Petrecolla, Hector Camacho, Alexandre Rands Barros, Tom Trebat, Chip Brown, Nadir Nazmi, Ibrahim Ires, Carlos Azzoni, and the list goes on and on), owe this man. Thank you Werner. I will miss you greatly, especially your always balanced approach to economics and politics. You were always there for me and for all of your students. RIP.”

John Welch

 

“A huge loss for many generations of Latin American scholars. As a Brazilian economist and UIUC PhD myself, I will always be grateful to Prof. Baer for his academic guidance and career support. And for his appreciation for my country, of course! Thank you, Werner!”

Roberto Perrelli

 

“O que é um libertador? Antes de conhecer o Prof. Werner Baer, vinha à minha mente imagens de líderes políticos, de indivíduos com discursos brilhantes, capazes de arrastar massas a praças públicas. No entanto, logo após conhecê-lo, percebi que o verdadeiro professor é, acima de tudo, o verdadeiro libertador. É aquele que, pacientemente, realiza um trabalho de formiguinha todos os dias, que liberta o aprendiz das estruturas mentais que tem, que o incentiva a fazer novas construções, a pensar a vida de maneira completamente nova, a agir neste mundo de maneira distinta e, porque não, seguir com a mesma missão aos que chegarão. Eu ainda morava em Palma quando recebi o convite do Prof. Werner para terminar o meu tcc sob sua co-orientação na Universidade de Illinois. Achei fabuloso esse convite vindo de uma pessoa com a qual jamais havia tido nenhum tipo de contato pessoal. Senti, naquele momento, que ele acreditava em mim, em minhas ideias e em minhas aspirações. E é somente isso que precisamos: de alguém que acredite em nós. Em nosso último encontro tive a oportunidade de sacar a única foto que temos juntos. Na ocasião, lhe disse que me focaria na sociologia econômica e ele, apesar de discordar desta vertente, fez o que melhor faz o verdadeiro mestre: me incentivou; me empurrou adiante. Obrigado Werner pelos ensinamentos e pelo modelo de professor que ocupas em minha mente. Que descanses em paz.”

Pedro Frizo

 

“O hall de sua casa descrevia sua paixão pelo Brasil. Revistas e livros sobre a nossa história, cultura e paisagens recheavam suas estantes. Ao falar de nossa gente, seus olhos brilhavam. Como a mão que veste o perfeito par de luvas, foi o seu casamento com a nossa nação. Era mais Brasileiro do que eu porque sua nacionalidade não lhe foi imposta, mas sim escolhida. Sua dedicação em trazer oportunidades para Brasileiros evoluírem intelectualmente foi tão impactante que às vezes sentia que nem ele tivesse noção da sua importância. Ou talvez fosse tão apaixonado e envolvido em seu trabalho que nem parasse para refletir sobre as consequências. Pode ser também que tivesse plena consciência, mas sua humildade e simplicidade não lhe deixavam transparecer nenhuma soberba. Para nós Brasileiros, foi um herói e permanecerá assim. Continuará vivo através de sua obra econômica que inspirou tantos Brasileiros a buscar entender as raízes de nossos problemas; da formação de tantos alunos que puderam contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do nosso país e do instituto Lemann que ajudou a construir aqui na University of Illinois e que permite a muitos Sulamericanos realizarem suas aspirações acadêmicas. Nessa última Quarta-Feira a noite hesitei em visitá-lo no hospital. Deixei para Quinta depois de lecionar o curso de Introdução a Macroeconomia que outrora fui seu assistente e tanto aprendi. Foi tarde demais…Me restou de alento as palavras do meu amigo Diogo que ao lhe visitar foi questionado sobre alguma novidade do delicado momento que vive o Brasil e ao se despedir ouviu a seguinte mensagem: estou cansado, amanhã a gente termina essa conversa. Um dia esse amanhã vai chegar, meu amigo. E espero que possamos lhe contar novidades boas sobre esse país que você amou, estudou e dedicou tantos anos de sua vida sem nunca deixar de acreditar nele. Aos 85 você parte deixando o legado do acadêmico apaixonado que até seus últimos instantes se dedica aos estudos e ao ensinamento de potenciais criadores de um mundo melhor. Saudades.”

Rodrigo Schneider

 

“Professor Werner Baer has left us this morning… I remember those days’ afternoon tea with him and Professor Gottheil; the witty and inspiring conversations they had were some of the best memories I have from Illinois. It’s not of my position to talk about his research achievements. You just need to ask any Brazilian. To me, he was not only a knowledgeable teacher but also a heartwarming friend who greatly encouraged me during some of the difficult time of my life. I miss him a lot. My thoughts and prayers go to his family and people that love him. R.I.P.”

Harold D Chiang

 

“Today, the single-most influential professor I had at the University of Illinois passed away at age 85. He had a great love for Brazil and economics, and this passion is why he’ll be remembered as one of the most important economists in Brazil. His love for his students is the only thing that surpassed his love for Brazil. I owe much of my love for economics and for learning to Dr. Werner Baer, and I am now, more than ever, grateful for the summer I spent doing research with him in Rio de Janeiro. He will be greatly missed.”

Lucas Donnelley

 

“Hoje recebi notícia do falecimento do Prof Werner Baer que fez tanto por vários alunos de Economia e pela pos graduação no Brasil. Que Deus te ilumine. Obrigado!”

Flávio Vieira

 

The time has come
for closing books and long last looks must end
And as I leave
I know that I am leaving my best friend
A friend who taught me right from wrong
and weak from strong
That’s a lot to learn.

What, what can I give you in return
If you wanted the moon I would try to make a start
but I would rather you let me give my heart
To Sir with love…

 

 

 

 

 

 

 


© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site