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Ciclovias em Expansão Influenciam o Mercado Imobiliário de São Paulo

As ciclovias, devido à sua recente expansão em São Paulo, vêm sendo um tema muito debatido por urbanistas, economistas e especialistas de muitas áreas. O encontro do grupo de estudos NEREUS desta semana, ocorrido na última segunda-feira, dia 8 de maio, contou com a palestra de Fábio Tieppo, cuja pesquisa trata justamente da relação entre o preço dos imóveis de São Paulo e a expansão das vias para bicicleta pelo município.

No século XXI, os investimentos em ciclovias vêm aumentando com o passar dos anos, diz o pesquisador, tanto por questões urbanísticas quanto ambientais, pois o uso das bicicletas no transporte diminui a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases poluentes. Para o aumento real do uso da bicicleta como transporte pelos cidadãos, Fábio apontou que não só o investimento em vias e infraestrutura para o transporte cicloviário são suficientes. É necessário que haja desestímulos ao uso dos automóveis, além dos incentivos à bicicleta, para que ocorra um aumento significativo.

Tieppo  apontou também os benefícios e problemas trazidos pelo aumento do transporte por meio de bicicletas no meio urbano. Como prejuízos, citou o estreitamento de vias, o que pode criar ou aumentar congestionamentos de carros, e a redução de vagas, que pode reduzir o comércio em ruas que receberem ciclovias. Os benefícios apontados são o custo mais baixo da mobilidade; incentivo à saúde, devido à atividade física; segurança, pela redução de acidentes; e qualidade de vida, trazida pela recreação, diminuição da poluição, etc.

A apresentação trouxe dados da quilometragem de vias para bicicleta em grandes cidades desenvolvidas ao redor do globo. Nova York conta com 392 km de ciclovias construídas e mais 900 km planejados, e Chicago possui 160 km e planeja a construção de mais 800 km.

O pesquisador deu exemplos de cidades na Europa que tiveram resultados muito positivos com os investimentos no transporte cicloviário. A Holanda, país que conta com a maior porcentagem de viagens realizadas em bicicleta, registrou uma diminuição muito grande no número de acidentes de trânsito fatais, quase inversamente proporcional ao crescimento das viagens de bicicleta.​

Gráfico

esquisas realizadas em São Paulo no ano de 2007 pela OD (Origem/Destino) -antes do incentivo às ciclovias, iniciado no ano de 2013 com o prefeito Fernando Haddad-, mostram que apenas 0,8% de todas as viagens em São Paulo eram feitas em bicicleta. Em 2014, juntamente ao aumento da malha cicloviária do município, o número de ciclistas cresceu 50%.

O aumento do número de pessoas usando a bicicleta e também da constância do uso, junto do crescente número de vias para bicicleta teve impactos no mercado imobiliário. A pesquisa de Fábio Tieppo analisou essa influência.

Inicialmente, foi necessária a divisão dos tipos de ciclovia presentes na cidade, observando-se  grande heterogeneidade. Após a análise, Fábio pôde classificá-las em seis diferentes tipos:

Tipos de Ciclovia

Pesquisas realizadas em São Paulo no ano de 2007 pela OD (Origem/Destino) -antes do incentivo às ciclovias, iniciado no ano de 2013 com o prefeito Fernando Haddad-, mostram que apenas 0,8% de todas as viagens em São Paulo eram feitas em bicicleta. Em 2014, juntamente ao aumento da malha cicloviária do município, o número de ciclistas cresceu 50%.

O aumento do número de pessoas usando a bicicleta e também da constância do uso, junto do crescente número de vias para bicicleta teve impactos no mercado imobiliário. A pesquisa de Fábio Tieppo analisou essa influência.

Inicialmente, foi necessária a divisão dos tipos de ciclovia presentes na cidade, observando-se  grande heterogeneidade. Após a análise, Fábio pôde classificá-las em seis diferentes tipos:

Fonte: Dado Nogueira (10/05/2015), FEA USP Online

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