english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Sanduíche de peso

O Regional Economics Applications Laboratory (REAL) da Universidade de Illinois é um prestigiado núcleo de pesquisa em Economia Regional e Urbana, e historicamente tem recebido pesquisadores, alunos de doutorado e mestrado da Universidade de São Paulo. Atualmente, Rodger Antunes, doutorando em Economia do IPE-USP e membro do NEREUS, tem desenvolvido parte de sua pesquisa no REAL. Sua pesquisa visa à identificação e caracterização das centralidades de emprego na Região Metropolitana de São Paulo e seu impacto sobre salário dos trabalhadores.

O pesquisador destaca que várias abordagens empíricas já foram empregadas, muitas requerendo conhecimento do local pelo pesquisador. Todavia, Rodger tem buscado explorar uma metodologia que dispense tal conhecimento prévio da região avaliada e que considere a questão espacial conjuntamente. Para tanto, tem abordado a questão com métodos de Econometria Não Paramétrica sob a orientação do Prof. Carlos R. Azzoni (FEA-USP) e, nos Estados Unidos, do Prof. Daniel McMillen (Department of Economics – University of Illinois).

Em 17 de março de 2017, o Rodger participou da Lectures Series: Spring 2017 no Lemann Institute for Brazilian Studies, apresentando os resultados preliminares de sua pesquisa, co-autorada por Gustavo P. Serra (USP), sobre desvinculação de receita e o impacto sobre o acesso à habitação popular e intitulada “Earmarking Unconstitutionality and its Impact on Housing Deficit: Evidence from São Paulo State, Brazil”. A convite do diretor do REAL, Dr. Geoffrey Hewings, Rodger também apresentou avanços dessa pesquisa no REAL Seminar Series, em 4 de maio de 2017. O artigo está concorrendo ao Young Researcher Award no congresso da European Regional Science Association que ocorrerá em Groningen, Holanda, em agosto desse ano.

Com Cristina Miller, economista do United States Department of Agriculture (USDA), o pesquisador firmou mais uma parceria, cuja proposta é avaliar a decomposição espacial dos preços das habitações na zona rural nos Estados Unidos. “O trabalho abordará a questão sob o prisma de hierarquia espacial, permitindo avaliar se o consumidor tem maior utilidade pela vizinhança que mora ou pelas características do imóvel”, aponta o pesquisador do Nereus.

Recentemente, durante o período em Illinois, Rodger e Joaquim J. M. Guilhoto (NEREUS-USP e OCDE) publicaram o artigo “The Socioeconomic Impact of Low-income Housing Programs: An Interregional Input-output Model for the State of Sao Paulo and the Rest of Brazil” no Habitat International Journal. Em julho de 2017, a revista acadêmica brasileira Nova Economia publicou o artigo intitulado “O Mercado Imobiliário no Município de São Paulo: Uma Abordagem de Econometria Espacial”. Nesse artigo, Rodger discute o mercado imobiliário paulistano para três diferentes grupos de demandantes de imóveis (perfil baixo, médio e alto).O pesquisador retorna ao Brasil em agosto de 2017, continuando suas atividades diretamente do NEREUS. Trazendo na bagagem novas experiências e ideias acadêmicas!

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site