english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

NEREUS realiza evento no Chile

O Professor Eduardo Haddad embarcará para o Chile com oito alunos do Programa de Pós-Graduação em Economia do IPE-USP. O principal objetivo da missão é a participação da delegação de pesquisadores do NEREUS no “International Workshop on General Equilibrium Modeling”, que marcará o encerramento das atividades do curso de pós-graduação ministrado pelo Professor Haddad no segundo semestre de 2018, EAE-5918 (“Modelos Aplicados de Equilíbrio Geral”).

Trata-se de iniciativa inédita na pós-graduação em Economia no Brasil. Os alunos desenvolveram, ao longo do curso, uma série de aplicações de modelos econômicos de grande escala calibrados com dados para a economia chilena, contando com o apoio de pesquisadores do Centro de Economía y Política Regional (CEPR) da Universidad Adolfo Ibañez (UAI), em Viña del Mar. O CEPR é liderado pelo Professor Patrício Aroca, organizador local do workshop e responsável pelo financiamento dos custos de mobilidade da equipe do NEREUS. Além de um sistema inter-regional de insumo-produto para as 15 regiões do país, foram desenvolvidos também uma versão do modelo ORANI para a economia chilena, contemplando 111 setores e 179 produtos, e o primeiro modelo inter-regional de equilíbrio geral computável para o Chile, baseado no modelo B-MARIA.

A programação do evento prevê, em seu primeiro dia, oito apresentações de trabalhos elaborados pelos alunos do IPE-USP, incluindo tópicos que permeiam vários eixos temáticos, tais como análise estrutural do sistema inter-regional do Chile (e.g. fluxos inter-regionais, recursos naturais, finanças públicas locais), impactos climáticos regionais e setoriais (e.g. agricultura, indústria do vinho), aspectos relacionados à indústria de mineração chilena (e.g. choques de produtividade, royalty), e o tratamento de incerteza nos mercados internacionais e suas implicações para a economia do país e de suas regiões.

O segundo dia do workshop será destinado a apresentações de projetos de pesquisa correlatos em andamento no CEPR, com o objetivo de identificar oportunidades de colaboração entre os pesquisadores da USP e da UAI no âmbito do recém aprovado projeto de pesquisa “Agricultural and Agro-Industrial Sustainability in Chile: Modeling the Impacts of Climate Change and Natural Disasters in an Integrated Framework”, financiado no contexto do acordo de cooperação entre a FAPESP e a CONICYT.

Como parte de sua estratégia de cooperação solidária com centros emergentes na área de Economia Regional  e Urbana no mundo em desenvolvimento, o NEREUS disponibilizará os modelos desenvolvidos no curso EAE-5918 para o CEPR, incluindo uma etapa de treinamento, em 2019, para apropriação tecnológica por parte da equipe de pesquisadores chilenos.

Estão previstas também duas visitas técnicas durante a estada no Chile. No dia 3 de dezembro, o grupo será recebido por pesquisadores da CEPAL, em Santiago, que mostrarão como as ferramentas estudadas no curso são utilizadas no dia-a-dia da instituição. O grupo cepalino, liderado pelo Dr. Carlos de Miguel, chefe da “Unidad de Políticas para el Desarrollo Sostenible”, apresentará aplicações recentes de modelos globais de equilíbrio geral computável para questões de comércio internacional e mudanças climáticas. A segunda visita técnica, agendada para o dia 5 de dezembro, realizar-se-á no Porto de Valparaíso, permitindo aos alunos uma visão concreta de aspectos logísticos que influenciam diretamente a competividade regional e nacional. A missão se encerrará com um evento local que permitirá a todos um momento de maior descontração com a degustação de produtos locais (“Pisco Sour Experience”).

Dada a oportunidade que se coloca, o “International Workshop on General Equilibrium Modeling” marcará também a primeira atividade do projeto CONICYT-FAPESP.

Clique aqui para acessar o programa do workshop

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site