english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Professor Azzoni recebe prêmio pelo conjunto da obra

O Professor Carlos Roberto Azzoni, pesquisador do NEREUS, foi agraciado pela ANPEC – Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, University of Illinois e Fundação Lemann com o Werner Baer Distinguished Service Award (Prêmio Werner Baer de Notável Serviço Público).

O Prêmio Werner Baer é concedido a pessoas cuja carreira e legado na formação de quadros técnicos, pesquisa, ensino, publicação, desenvolvimento institucional ou em outros campos correlatos evidencie relevantes contribuições para o avanço do campo de economia da educação, financiamento da educação e ensino da ciência econômica no Brasil.

O Prêmio, instituído em 2018 pela ANPEC, é patrocinado pela Fundação Lemann, em parceria com a Universidade de Illinois e será oferecido anualmente pela ANPEC. A premiação consiste de apoio para visita de duas semanas à Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e participação na Lemann Dialogue Conference, realizada anualmente em uma das quatro universidades americanas que receberam apoio da Fundação Lemann para a criação de institutos de pesquisa relacionados ao Brasil (Illinois, Columbia, Stanford e Harvard). Em 2019 o encontro será realizado na Columbia University, em Nova York.

O Prêmio homenageia a trajetória e legado do Professor Werner Baer, falecido em 2016. Visitou o Brasil pela primeira vez em 1962, como membro do Yale’s Economic Growth Center, e, a partir deste momento, passou a contribuir de forma decisiva para o estabelecimento de uma das maiores redes de pessoas interessadas na economia brasileira e a sua influência em debates sobre a experiência econômica brasileira tem ido muito além de seus trabalhos. Trabalhando juntamente com a Ford Foundation e a USAID (U.S. Agency for International Development), colaborou para a criação e consolidação dos principais centros de pós-graduação em economia – USP, UnB, UFMG, UFRGS, UFPE, UFCE, UFPA, UFBA – e da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC. Durante toda a sua carreira, Werner Baer recrutou um grande número de cientistas e gestores públicos que se debruçaram sobre a história, os desafios e o futuro do Brasil, com dezenas de brasileiros realizando doutorados em economia com seu apoio e orientação.

O Professor Werner Baer foi um grande amigo e estudioso do Brasil, além de um grande idealizador e apoiador da criação e consolidação dos centros de pós-graduação em economia no país. Além de ter orientado e apoiado, nas últimas seis décadas, a formação de mais doutores em economia do que qualquer outro acadêmico no Brasil ou no exterior, inicialmente na University of Vanderbilt e posteriormente na University of Illinois Urbana-Champaign, onde encerrou sua carreira como o Jorge Paulo Lemann Professor of Economics. Seu livro “A Economia Brasileira: Desenvolvimento e Crescimento” é ainda um dos poucos maiores referenciais sobre os mais diversos aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil, do período colonial até os dias de hoje.

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site