english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Curso de insumo-produto e equilíbrio geral computável na USP

Pós-Graduação em Economia da FEA-USP amplia a oferta de disciplinas para público externo

Diante da pandemia de coronavírus, os professores da Universidade de São Paulo (USP) sentiram-se desafiados a manter suas atividades de pesquisa e ensino. Da mesma forma, o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Economia da FEA-USP não interrompeu as suas atividades. Foi necessário que cada docente pensasse em como lecionar sua disciplina à distância sem comprometer a qualidade do curso. A partir da experiência bem sucedida no primeiro semestre de 2020, o Departamento de Economia decidiu disponibilizar alguns de seus cursos para uma audiência mais ampla. De acordo com o coordenador do PPG, Prof. Ariaster Chimeli, “o oferecimento de disciplinas online, no segundo semestre de 2020, permitirá que alunos de pós-graduação, bem como professores e pesquisadores de outras instituições, tenham a oportunidade única de participar de atividades de ensino em nosso Programa”.

Inspirado no Programa Nereides, esta iniciativa pioneira do Departamento de Economia da USP terá como foco o treinamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa, localizadas em regiões, do território brasileiro ou exterior, afastadas de centros consolidados. Dentro do espírito da solidariedade interinstitucional, o Departamento de Economia e a FEA-USP disponibilizarão toda a infraestrutura e logística necessárias para a participação efetiva dos alunos. “Nossos alunos terão a oportunidade de interagir com colegas provenientes de outras realidades institucionais, enriquecendo suas experiências e potencializando a ampliação de redes de colaboração”, ressalta o Prof. Eduardo Haddad, idealizador dessa iniciativa.

Na primeira etapa de seleção, os candidatos deverão encaminhar aos professores responsáveis pelas disciplinas, até o dia 15 de julho, uma carta manifestando o interesse no curso, juntamente com uma cópia do CV. Os alunos pré-selecionados seguirão os procedimentos usuais  para matrícula como aluno especial.

A lista de cursos oferecidos no terceiro e no quarto bimestres de 2020 inclui o curso “Modelos Aplicados de Equilíbrio Geral I e II”, ministrado pelo Prof. Eduardo Haddad, do NEREUS. O programa completo da disciplina encontra-se no link abaixo:

Clique aqui para ter acesso ao programa do curso

Datas importantes para o público externo:

Data-limite para envio da carta de interesse e do CV para pré-seleção (enviar o material para ehaddad@usp.br e inacio.araujo@usp.br): 15 de julho de 2020

Divulgação da lista de alunos pré-selecionados: 16 de julho de 2020

Período de matrícula como aluno especial: a confirmar

Início das aulas: 11 de agosto de 2020

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site