english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Webinar discutirá impactos econômicos de terremotos

Dentro da programação dos Encontros Semanais do NEREUS, o próximo seminário terá como tema “Risk caused by the propagation of earthquake losses through the economy by using spatial CGE models” e será ministrado por José Antonio León Torres, doutorando do Instituto de Ingenería da UNAM, no México. Trata-se de resultados de pesquisa em colaboração com pesquisadores do NEREUS.

O desenvolvimento de modelos de equilíbrio geral computável para diversos países e regiões tem chamado a atenção de outros grupos de pesquisa que trabalham com modelagem integrada. Recentemente, pesquisadores do NEREUS iniciaram uma colaboração com o grupo liderado pelo Prof. Mario Ordaz Schroeder, do Instituto de Ingenería da UNAM para o desenvolvimento de modelos integrados para avaliação de impactos econômicos de riscos sísmicos no Chile, o que tem possibilitado o entendimento e desenho de estratégias de modelagem para a avaliação de impactos naturais associados a mudanças climáticas no Chile. Esta parceria tem sido fundamental para o desenvolvimento da tese de doutorado do aluno da UNAM José Antonio León Torres, bem como para o projeto de pós-doutorado de Inácio Fernandes de Araújo Junior (USP).

Seguem mais informações sobre o evento, que será transmitido online pela plataforma Zoom.

Webinar NEREUS – Encontros Semanais

Data e hora: 16/11/2020 – 11:00 até 12:30

TítuloRisk caused by the propagation of earthquake losses through the economy by using spatial CGE models

Palestrante: José Antonio León Torres (UNAM)

Link para zoomhttps://fea-usp.zoom.us/j/91659460054

Abstract. The economy of a country is exposed to catastrophe-induced disruptions caused by natural and man-made disasters. Here we present an effort to estimate in a systematic probabilistic way the regional and national economic consequences of the occurrence of earthquakes. Besides dealing with production losses, our model computes the standard risk metrics for different components of the economy, such as employment, GDP, GRP, inflation, export volume, etc.  We illustrate the approach with an example developed for Chile, whose results constitute the first of its type. Results reveal that the Average Annual Loss (AAL) of gross output, GDP and export volume in Chile are 277, 305 and 62 million dollars, while  the employment AAL is 7,786 workers. Metropolitan Region of Santiago concentrates ~43% of the total output AAL while Region of Valparaiso is the riskiest, with a regional production AAL of 0.21%.  We also present the loss exceedance curves for different components of the Chilean economy at country and regional levels.

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site