english | español | acesso restrito | t (55 11) 3813.1444 | f (55 11) 3032.8334 | nereus@usp.br

Artigo de pesquisadores do NEREUS é premiado pela RSAI

O artigo do professor da FEA André Luis Squarize Chagas está entre os vencedores do prêmio de melhor artigo publicado em 2020 pela Regional Science Policy and Practice (RSPP). Escrito em conjunto com o doutorando e pesquisador do Nereus, Gabriel Lyrio de Oliveira, o trabalho tem como título “Efeitos de um programa de transferência de renda sobre os fluxos de migração de origem-destino”. Dois artigos foram vencedores desta edição e seus autores dividirão o prêmio de 750 euros. O RSPP é um jornal acadêmico publicado pela Associação Internacional de Ciência Regional (RSAI).

O trabalho do professor André Chagas utilizou metodologia científica regional de ponta para estudar os efeitos do Bolsa Família no Brasil, um programa de transferência de renda destinado às famílias mais pobres. O estudo apresentou um método interessante e pedagógico de análise da redistribuição de renda, trazendo resultados importantes para os formuladores de políticas públicas.

O artigo estimou os efeitos do Bolsa Família sobre os fluxos de migração entre os municípios, no período de 2008 a 2010. Foram levados em consideração os fluxos agregados de origem-destino a partir de um modelo de escolha com dependência espacial, enfocando as variáveis de interesse relacionadas à distribuição de recursos e supervisão do programa.

Foram discutidos os possíveis mecanismos que relacionam as variáveis de interesse e as decisões individuais de migração. Cada mecanismo difere de acordo com a situação individual, se é ou não beneficiário do programa, o perfil de renda, as especificidades do município de origem e os destinos potenciais. Entre os resultados, as variáveis de controle parecem coincidir com os principais achados da literatura sobre migração. Além disso, a gestão do programa foi considerada relevante para as opções de localização dos beneficiários atuais e potenciais, especialmente no que diz respeito à alocação de recursos.

Fonte: FEA (08/03/2021), Notícias FEA-USP.

© Nereus – Todos os direitos reservados. | Home | Nereus | Professores | Linhas de Pesquisa | Projetos | Publicações | Dados e Programas | Eventos | Notícias | Contatos | RSS | Mapa do Site