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Elaboração de Cenários Econômicos Regionais com vistas a Subsidiar o Plano Nacional de Logística e Transportes 2006

Resumo

Para os objetivos específicos do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), é indispensável que se estabeleça uma análise das implicações espaciais das mega-tendências da economia brasileira no período de 2007 a 2023, com destaque para a demanda de serviços de transporte. Sabe-se que esta demanda dependerá, entre outros fatores, do padrão locacional das atividades, que poderá ser dominado por forças dispersivas (distribuição espacial de insumos transferíveis, competição por insumos locais escassos etc.) ou por forças de coesão aglomerativas (distribuição espacial de mercados, economias de urbanização, economias internas de escala etc.).

O estudo identificou as forças que deverão influenciar a distribuição espacial das atividades econômicas nos novos ciclos de expansão do País, assim como seus impactos sobre as desigualdades regionais e sobre a demanda de serviços de transporte, ao longo do período 2007-2023.

O objetivo deste estudo é delinear um Cenário Tendencial para a economia brasileira e suas regiões. Como produto final são apresentadas projeções de variáveis econômicas em bases macroeconômicas, setoriais e regionais consistentes, com vistas a auxiliar o Planejamento Estratégico do Governo Federal no âmbito do PNLT. A produção agregada do País foi agrupada em 80 diferentes tipos de produtos e localizada em 558 microrregiões. Foram geradas projeções para a oferta e a demanda desses 80 produtos em cada uma das 558 microrregiões, para o período 2007-2011-2015-2019-2023.

Como resultado, oferece-se um quadro geral do futuro da economia brasileira como um todo, e detalhado para os 80 produtos e para as 558 microrregiões. Tais tendências setoriais e regionais são condicionantes fundamentais para a demanda futura por transportes, permitindo um planejamento mais racional da sua oferta.

A partir da estruturação de um Cenário Referencial para o ano-base, utiliza-se ferramental econômico de última geração, na área de modelos computáveis de equilíbrio geral, para a estruturação dos cenários futuros. Trabalha-se com modelos desenvolvidos por pesquisadores da FIPE e do NEREUS, sendo que os resultados são gerados a partir de projeções com o modelo EFES integrado a sua extensão regional (EFES-REG).

O estudo completo produziu nove volumes. Além de um volume contendo uma visão de conjunto para as questões propostas, foram produzidos cinco volumes específicos para as macro-regiões do Brasil, cobrindo de forma detalhada e microscópica estas mesmas questões, e um volume específico sobre a espacialização dos fluxos de comércio no País. Finalmente, dois volumes apresentam os resultados das simulações com os modelos numéricos, onde se detalham os aspectos metodológicos e as premissas utilizadas.

Coordenador

Eduardo Amaral Haddad

Período

2006

Financiamento

Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - CENTRAN (através da FIPE)


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