CONVÊNIO CAPES-COFECUB

Redes de Sociabilidade na Guiana Oriental: História e Etnologia Indígena

Por redes de sociabilidade compreende-se a atualização de diversas modalidades de intercâmbio - comercial, matrimonial, ritual e discursivo, dentre outros.

Trata-se de um novo campo de observação proposto a partir de uma perspectiva crítica em relação à visão, comum até o início dos anos 80, de que a região da Guiana Oriental seria caracterizada pelo isolamento e atomismo dos grupos indígenas que a habitam.

Fruto de abordagens demasiado localistas, esta linha de estudos deu pouca atenção, tanto à profundidade histórica, quanto à amplitude e dinamismo das redes de relações diversas que continuamente se constróem na região, seja em ambientes multicomunitários e multiétnicos, seja em ambientes que envolvem as sociedades nacionais.

Nesta pesquisa, ao contrário, o foco na convivência com as diferenças é tomado de maneira positiva e considerado central para a compreensão da configuração histórica, etnológica e lingüística da região.

Este projeto, formulado através de um Convênio Capes-Cofecub, firmado entre o NHII, o EREA (Equipe de Recherche em Ethnologie Amérindienne –CNRS) e pesquisadores da Universidade Paris VII, viabiliza uma troca mais intensa entre pesquisadores que trabalham em ambos lados das fronteiras Brasil/Guianas. A colaboração deverá contribuir significativamente à troca de materiais e reflexões etnográficas, bibliográficas e teóricas sobre a configuração de redes de sociabilidade na região.

No decurso deste intercâmbio vem sendo possível aprimorar a formação dos pesquisadores que integram o projeto e realizar missões de trabalho ou estudo para reunir novos conhecimentos sobre suas temáticas de pesquisa. Tais conhecimentos vêm sendo compartilhados nos seminários e eventos promovidos pelas instituições que fazem parte do convênio.

 

Núcleo de História Indígena e do Indigenismo - USP
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméias /Favo 8
Cidade Universitária - São Paulo SP / CEP 05508-900
Tel.: (11) 3091-3301