Sobre o Nutau 2008

Neste ano de 2008, o NUTAU/USP - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo realiza seu 7o Seminário Internacional, com o título "ESPAÇO SUSTENTÁVEL: INOVAÇÕES EM EDIFÍCIOS E CIDADES", dando continuidade a outros eventos e seminários de relevância científica, ao longo dos 16 anos de sua atividade, abaixo discriminados:

Com mais de mil trabalhos científicos apresentados e discutidos nas edições anteriores, além das conferências internacionais e nacionais proferidas nessas ocasiões, o NUTAU 2008 busca aprofundar alguns temas já levantados em duas edições anteriores voltadas ao assunto, as de 2002 e 2006, quando o então Coordenador Científico do NUTAU, o Prof. Dr. Geraldo Gomes Serra, assim definiu o conteúdo daquele NUTAU: "Embora a definição não seja muito diferente daquela adotada por diversos autores e entidades nacionais e internacionais, entendfemos sustentabilidade como um conceito que, de forma geral, implica dois princípios:. a utilização na produção apenas de recursos naturais renováveis; quando de todo isso não seja possível e nos vejamos obrigados a lançar mão de recursos esgotáveis, fazê-lo em rítmo tal que nos dê tempo suficiente para o desenvolvimento de sucedãneos". 
Neste sentido, no NUTAU 2008, são aboradadas por diversos estudiosos e pesquisadores desse assunto as inovações que tornam possíveis esses objetivos, uma vez que tais metas representam verdadeiros desafios para a inteligência humana.

Neste CD são reunidas tais contribuições, apresentadas tanto por renomados especialistas de comprovado conhecimento e autores de contribuições marcantes para o campo da sustentabilidade no ambiente construído, como por pesquisadores oriundos de diversos centros de investigação que tiveram seus trabalhos avaliados por uma Comissão altamente qualificada, composta por membros da comunidade científica, voltados para essas linhas de pesquisa básica e aplicada.

Os especialistas convidados são os internacionais Emílio Ambasz (Argentina/EUA/Itália), Jonathan Barnett (EUA), Paula Cadima (Portugal), Gary Lawrence (UK/EUA) e Christopher Ellis (EUA) e os nacionais Roberto Lamberts, Miguel A. Sattler, Marcio Fabrício Minto, Benedito Abbud e o ex-coordenador científico do NUTAU/USP, Geraldo Gomes Serra. cada um destes grandes pesquisadores e profissionais deixa uma contribuição da máxima importância para o tema do evento.

Ainda, foram enviados mais de cem trabalhos científicos, oriundos de várias regiões do território nacional, que perfazem um um vasto panorama de buscas individuais e de equipes para, em função da sua especialização, adentrar os inúmeros percursos possíveis para alcançar os objetivos propostos, na busca de um desenvolvimento arquitetônico e urbanístico sustentável.
Para efeito de uma organização do amplo campo de estudo envolvido, essas contribuições estão divididas em oito painéis científicos, com os seguintes temas gerais:

Dessa forma, aspectos conceituais e práticos são examinados tanto em conjunto como separadamente, permitindo uma maior profundidade de análise em busca dos aspectos inovadores nas tecnologias aplicadas ao espaço construído, em sua dimensão arquitetônica e urbanística

Na questão do Conforto Ambiental e Sustentabilidade são analisadas as normas brasileiras e estrangeiras e aplicadas técnicas analíticas de controle solar, como o ECS e a fabricação de protótipos especiais em laboratórios, avaliação de zonas bioclimáticas para áreas urbanas e os micro-climas em edificações, como na habitação social, focando a questão da eficiência energética, através de recursos tradicionais como a vegetação em espaços públicos e varandas em edifícios, e inovadores, tais como novos brise-soleils e painéis fotovoltaicos. Aborda-se a questão da interdisciplinaridade em projetos voltados a um melhor conforto ambiental, aplicados em escolas, hospitais, escritórios, no contexto mais amplo de mudanças climáticas. E, ainda, são realizadas análise críticas do próprio edifício da FAUUSP demonstrando sua inadequação neste importante quesito da sustentabilidade.

Com relação à Sustentabilidade na Avaliação Pós-ocupação (APO), recurso fundamental para se averiguar o desempenho de espaços construídos, há a análise  análise casos referentes à habitação social, equipamentos da saúde, edifícios de uso público como terminais de passageiros, escolas e faculdades, e equipamentos esportivos, e até edifícios de uso misto como o COPAN em São Paulo.

Na questão específica de Segurança contra Incêndios há estudos que adotam novos sistemas de simulação, como o FDS, o SIMULEX, a análise global de riscos, avaliação da legislação pertinente e do caso específico de segurança contra incêndios em áreas de valor histórico, mais vulneráveis.
No campo da Acessibilidade / Desenho Universal há estudos sobre novos sistemas de ciclovias em áreas metropolitanas, educação de alunos de arquitetura e urbanismo através da real experiência de se transformarem em pessoas portadoras de deficiência física, sobre o conforto e projeto de calçadas adequadas às necessidades dos pedestres, sobre adequação de edifícios e espaços públicos às necessidades dos usuários, especialmente aos portadores de necessidades especiais, e sobre a nova legislação que lida com tais aspectos.

O painéis de Metodologias para o projeto Sustentável em Edifícios e Cidades traz contribuições valiosas sobre novas  formas de abordagem de projetos arquitetônicos e urbanos, nascidos na parceria entre o s setores público e privados, e uma maior preocupação das comunidades e usuários envolvidos, expressa pela busca e defesa de uma assumida multidisciplinaridade.

Na questão das Tecnologias para a Sustentabilidade em Edifícios e Cidades discutem-se soluções híbridas entre técnicas tradicionais como o uso da vegetação e as avançadas, como o conceito de banheiro seco, novas soluções para a iluminação pública, técnicas para economizar o uso da água através de sistemas como o PCA, análise dos problemas referentes ás redes de infra-estrutura para tecidos de urbanização dispersa, sistemas para a redução do uso do ar condicionado em edifícios de escritórios. São avaliadas técnicas mais econômicas como o uso de tubos de papelão para construção, tendo como referência a obra original do arquiteto Shigeru Ban no Japão.

Para a Gestão do Processo de Projeto Arquitetônico e Urbanístico são avaliadas questões referentes ao uso de recursos naturais, centradas na discussão sobre a racionalização da construção, matrizes ára o uso nos projetos arquitetônicos e urbanos, a questão da urbanização de favelas, avaliação das condições construtivas e urbanas de equipamentos público para efeito de planejamento, análise  de condomínios fechados e habitação social sob o enfoque de sua operacionalizada  e novos recursos tecnológicos no âmbito da gestão como o ICT. GED, RP, PLS e SIGAU, somados ás antigas formas de análise, como os Mapas Mentais, para entender como as populações percebem seu lugar de moradia.

Finalmente, o tema das Inovações tecnológicas para a Construção Sustentável é abordada através do estudo de técnicas para o tratamento de águas residuais e comerciais e os impactos dos processos produtivos do alumínio, em busca do desenvolvimento sustentável. Este painel é complementado pelas contribuições técnicas e teóricas feitas por representantes de empresas preocupadas com a sustentabilidade de edifícios e áreas urbanas, que participaram do 1o TECCSUS - Salão de Tecnologias para a Construção Sustentável, evento paralelo ao Seminário.
A apresentação adicional de projetos elaborados pelo LABAUT - Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética do Departamento de Tecnologia da FAU/USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que generosamente abrigou o Seminário soma uma nova visão de pesquisa pelo projeto, envolvendo professores e alunos da nossa faculdade, para serem compartilhados com visitantes oriundos de outras instituições no Brasil e exterior.

 Nesse verdadeiro caleidoscópio de pesquisas e suas revelações, surge o caráter multidisciplinar e necessariamente aberto da Sustentabilidade, manifestação estrutural do desafio que se ergue no seio do mundo contemporâneo, na era da informatização e das redes internacionais: forjar uma nova aliança entre Humanidade e Natureza para que a vida, no sentido mais amplo do termo, possa continuar a existir e a proliferar nos quatro cantos da Terra, ameaçada pelo aquecimento global e pelo esgotamento de seus recursos limitados.

A responsabilidade de arquitetos e urbanistas é imensa neste crítico contexto global, e não deixa de ser tocante a dedicação e a honestidade intelectual daqueles que se empenham na transformação dessas áreas disciplinares, abrindo-as para um convívio mais intenso com as outras áreas de investigação humana, num esforço conjunto que mina as próprias fronteiras do conhecimento atomizado. 

O papel da universidade e de seus núcleos e laboratórios de pesquisa é fundamental nesse contexto, oferecendo-lhes abrigo e recursos para que possam exercer suas investigações de acordo com esse novo paradigma,  e cuidando de registrar e divulgar esses estudos exemplares, essas contribuições individuais e coletivas para um presente que nos garanta um novo equilíbrio entre o planeta e os seres humanos, que neste vivem e viverão, num futuro que se espera melhor.

Bruno Roberto Padovano, Prof. Dr.
Coordenador Científico

topo

About NUTAU 2008

This year of 2008,  NUTAU/USP Research Center in Architecture and Urban Design Technology of the University of Sao Paulo promoted its 7th International Seminar  "SUSTAINABLE SPACE: INNOVATIONS IN BUILDINGS AND CITIES", giving continuity to other events and seminars of scientific relevance, during the 16 years of the center's activity, as follows:


With more than 1000 scientific papers presented and discussed in previous editions, in addition to international and national conferences given in these occasions, the center in 2008 seeks to deepen some of the issues already addressed in two other editions, in 2002 and 2006, when the former scientific coordinator of the center, Prof. Geraldo Gomes Serra, thus defined the content and objectives of this area of investigation: "Although the definitions are not much different from the ones adopted by many authors and national and international institutions, we understand sustainability as a concept that implies in two main principles: . to use only renewable natural resources in manufacturing; . when this is not possible and we are forced to use non-renewable resources, we shall do it in such a pace that allows us enough time to develop a substitute." 

In this context, at NUTAU 2008, critical appraisals and the necessary innovations are addressed by various researchers of this field of study that make such objectives a reality, once such aims represent true challenges for human intelligence.

In this CD we conjugate such contributions, presented both by renowned specialists and authors of significant contributions in the field of sustainability in the built environment, and by researchers originated from various other research centers who had their papers evaluated by a highly qualified commission, constituted by members of the scientific community, oriented towards these lines of basic and applied research.

The invited specialists include the international guests Emilio Ambasz (Argentina/USA/Italy), Johnathan Barnett (USA), Paula Cadima (Portugal), Gary Lawrence (UK/USA), and Christopher Ellis (USA), and the national guests Roberto Lamberts. Miguel A. Sattler, Marcio Fabricio Minto, Benedito Abbud and the former scientific coordinator of NUTAU/USP, Geraldo Gomes Serra. Each one of these great researchers and professionals leaves a most significant contribution with regards to the general theme of the event.

In addition to this, numerous scientific papers were submitted, having been sent from various regions of Brazil and forming a vast overview of individual or team research which, in terms of each particular specialization, follow each of the possible paths to reach the proposed objectives, in the search of a sustainable development by means of architectural and urban design practices.
In order to achieve an organization of this broad filed of study, these contributions were divided into eight scientific panels, with the following specific themes:

In this manner, conceptual and practical issues are examined both in an associated and an isolated way, allowing for greater depth of analysis, within the search of innovations in the new technologies applied to built space, in both architectural and urban design dimensions.

With respect to Environmental Comfort and Sustainability Brazilian and foreign standards are analyzed and evaluation techniques are applied to solar control, such as ECS and the fabrication of special prototypes in laboratories, with the evaluation being carried out of bioclimatic zones for urban areas and microclimates in buildings, such as social housing, focusing the issue of energy efficiency, by means of traditional solutions such as florestation in public spaces and porches in buildings, and innovative ones, such as new shading devices and technologies for the use of solar energy. The issue of multidisciplinarity is addressed in the design of buildings with better environmental comfort, applied in schools, hospitals and offices, in the broader context of climatic change. And, also, critical analyses are carried out of FAU/USP's own building, which demonstrate its inadequacy in this important issue of sustainability.

With regards to Sustainability in Post-Occupancy Evaluation (POE), fundamental resource to verify the performance of built spaces, analyses are carried out of case studies related to low-cost housing, health facilities, buildings of public use such as passanger terminals, schools, university and sport facilities, and even mixed-use buildings such as the COPAN in Sao Paulo.

In the specific issue of Fire Safety studies are made which used new simulation models, such as FDS and SIMULEX, general risk analysis, evaluation of current legislation and of the case of specific fire safety in areas of architectural and urban heritage, more vulnerable to fire hazards.

In the field of Accessibility / Universal Design papers are presented on new bicycle systems in metropolitan areas, education of architectural and urban design students through the real experience of transforming themselves into disabled persons, on the comfort and design of sidewalks adequate to pedestrian needs, on adequacy of buildings and urban spaces to the user, especially for those with special needs, and on the new Brazilian legislation which considers such aspects.

The panel on Methodologies for Sustainable Design in Buildings and Cities brings valuable contributions on new forms of approaching architectural and urban design projects, some of which considering public-private partnering, and a greater concern by involved communities and users, expressed by the search and defense of an assumed multi-discplinarity.

In the issue of Technologies for Sustainability in Buildings and Cities hybrid solutions are discussed between traditional ones such as the use of vegetation, and the more advanced ones, such as the concept of dry bathroom, new solutions for public lighting, techniques for the economy of water by means of systems such as PCA, analysis of problems related to infrastructure networks for disperse urbanization, systems for the reduction of the use of air conditioning in office buildings. More economic techniques are studied such as cardboard tubes for construction, using as a reference the original work of Shigeru Ban in Japan.

For the Management of the Process of Architectural and Urban Design issues are analyzed related to the use of natural resources, centered in the discussion about the rationalization of construction, matrix for the use in building and urban design, the urbanization of slums, evaluation of the constructive and urban conditions of public equipment for planning purposes, the analysis of closed horizontal condominiums and low-cost housing from the point of view of their operation and new technological resources within the scope of management such as ICT, GED, RP, PLS and SIGAU, added to the reuse of consolidated analytical techniques, such as Mental Maps, to comprehend how populations perceive their place of living.

Finally, the theme of Technological Innovations for Sustainable Construction is dealt with my means of the study of techniques for wastewater and commercial waters treatment and the impacts of production processes of aluminum, seeking sustainable development. This panel is complemented by technical and theoretical contributions made by representatives of companies concerned with the sustainability of buildings and urban areas, that participate of the 1st TECCSUS - Saloon of  Technologies for Sustainable Construction, a parallel event to the Seminar.

The additional presentation of design work by LABAUT - Laboratory of Environmenatl Comfort and Energy Efficiency of the Department of Technology at FAU/USP - School of Architecture and Urban Design of the University of Sao Paulo, which generously houses the Seminar, adds a new vision of research by design, involving professors and students from our school, to be shared with visitors coming from other institutions in Brazil and abroad.

In this true kaleidoscope of research and its revelations, the multi-disciplinary and necessarily open character of Sustainability arises, structural manifestation of the challenge that arises in the contemporary world, in the age of computer technology and international networks: to forge a new alliance between the Human Race and Nature so that life, in the broadest term, can continue to exist as we know it and to proliferate in the four corners of the Earth, manaced by global warming and by the exhaustion of its limited resources.

The social and environmental responsibility of architects and urban designers is immense in this critical global context, and the dedication and intellectual honesty of those who give the best of themselves in the transformation of these disciplinary fields, opening these to a more intense sharing of ideas with other areas of human investigation, within a common effort that undermines the very fronteers of atomized knowledge, is truly heart warming.

The role of the university and of its reserach centers and laboratories is fundamental in this context, offering shelter and resources so that they may exercise their investigations in accordance to this new paradigm, and caring to register and promote these exemplary studies, these individual and collective contributions for a present that may guarantee a new balance between the planet and the human beings who now live in it and will do so in a future we hope to be better.

Prof. Bruno Roberto Padovano, Ph.D.
Scientific Coordinator
NUTAU/USP

topo