Pecuária Orgânica

Pecuária Orgânica

O que é?

Pecuária orgânica é um sistema de produção baseado em 3 elos: o meio ambiente, o econômico e o social; tendo os três a mesma importância. O sistema orgânico busca produzir da forma mais natural possível, economicamente viável e socialmente participativa na região que se encontra.

Sem título

Ambientalmente, é um sistema preocupado com os recursos naturais existentes, preservando-os ao máximo. Entre algumas das coisas, busca a preservação e recuperação da flora e da fauna locais, não utilização de animais genéticamente modificados (transgênicos) ou substâncias químicas artificiais, utilização racional do solo e da água e tratamento dos resíduos produzidos.

Economicamente ainda é um sistema que busca uma alta produção e lucro, porém diferente dos outros sistemas produtivos, não tem esse como o elo de maior importância. Como um sistema produtivo, ainda tem que operar e se manter no mercado.

No âmbito social, o sistema orgânico se preocupa e se insere na sociedade local, cumprindo as leis trabalhistas, dando preferencias aos trabalhadores locais, melhorando a qualidade de vida destes e do resto ta comunidade ao seu redor.

Além disso tudo, sua produção é baseada no bem estar, onde os animais são criados o mais próximo possível do seu natural.

Para mais informações leia Legislação
Autor: Bianca C. Gramulia.

 

No Mundo

A partir do século XX um maior enfoque foi dado a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais. A população mundial começou a ter uma maior preocupação com a preservação do planeta em que vive e com o futuro em que seus descendentes viveriam. A conscientização do valor da vida levou a pessoas a terem uma maior preocupação com a saúde e ao bem estar, e isso se voltou, entre outras coisas, aos alimentos que estavam ingerindo. Começou-se, então, a exigir alimentos mais saudáveis, seguros e de maior qualidade; que as empresas e produtores gerassem uma menor poluição e preservassem o recursos naturais e o meio ambiente ainda existente; e que houvesse uma maior bem estar na produção animal. Foi quando a pecuária orgânica surgiu e desde então vem crescendo desde então.

No mercado externo, principalmente em países da Europa, os produtos orgânico vem tendo uma demanda cada vez maior em vista de uma população exigente e de sus condições geoespaciais. A busca por produtos de melhor qualidade e a preservação da pouca extensão de terra levaram aos produtores desses países a escolher cada vez mais pelo sistema de produção orgânica.

No Brasil, o crescimento deste sistema também ocorre, porém impulsionado principalmente pela conscientização e exigência cada vez maiores da sua população. O surgimento e implantação desse sistema de produção no país ainda é recente, com crescimento de 10% ao ano, ao passo que em outros chega a até 30%. Porém esse valor não deve ser visto como pouco significante ou como não mostrando uma boa aceitação pela população, mas sim como demonstração de futuro crescimento, visto que os produtos orgânico existem no país a menos de 10 anos (Decreto 6.323 implementado em 2007).

Autor: Bianca C. Gramulia.