Chamada para Artigos


 

 

Temas: O campo dos sentidos

 

 


 Envio de submissão até 31 de julho de 2017

Prezados pesquisadores,

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) informa que está aberta a chamada de artigos para o I Simpósio Internacional MusicArte, com o tema 2017 “O campo dos sentidos”.

 

Os selecionados apresentarão seus estudos em comunicado durante o Simpósio e seus textos comporão a publicação oficial do evento.

 

Coordenado pelos Professores Carmen Aranha e Edson Leite e por Guilherme Weffort Rodolfo, o I Simpósio Internacional MusicArte: O campo dos sentidos pretende reunir e apresentar as diversas vertentes de discussão e reavaliação das questões ligadas à música em convívio com as artes visuais. Propõe, portanto, a observação dos processos, reflexos, ações e possíveis resultados da arte que se compõem em conjunto com a música e seu universo técnico e sensível.

 

Avaliam-se neste simpósio as experiências com: a música em sua abordagem transcultural, a música e suas aderências entre os efeitos audíveis e suas ligações com os efeitos visíveis, o pensamento musical contemporâneo, a música e sua função na arquitetura e a arte musical composta como artes visuais, ou vice versa, entre outros exemplos possíveis. Ou seja, estudos que contribuam para uma melhor observação sobre estes dois campos do sensível, porem, unidos.

 

A ideia do simpósio surgiu da observação da não abordagem de tais temas por outras áreas do conhecimento, do campo artístico e do campo musical. Assim, fez-se necessária a abertura deste tema, visando o aprimoramento e divulgação dos conteúdos do evento.

 

O I Simpósio Internacional MusicArte: O campo dos sentidos pretende congregar alunos de pós-graduação, bem como professores e interessados no tema. Pretende ainda produzir uma publicação com artigos dos palestrantes do simpósio

O evento ocorrerá de 24 a 26 de outubro de 2017, no Auditório do MAC USP Ibirapuera.

 


 

Veja as normas para submissão de artigos:                                                                                         

 

- O arquivo com o texto a ser submetido deverá ter as seguintes características:

 

* Arquivo em formato .docx.
* O nome do arquivo deve seguir o exemplo: "SILVA JM & SOUSA MA - Título do artigo completo ou resumido".
* Máximo de 10 páginas (já inclusas as imagens, quando houver, e referências)
Resumo de até 7 linhas e palavras-chave.
Configuração da página: Tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm; não numeraras páginas.
Título em fonte Times New Roman (TNR) de tamanho 14, negritado e centralizado - apenas a primeira letra do título e de nomes próprios em caixa alta; em negrito - ex.: As obras de Portinari no acervo do MAC USP.
Nome dos autores em fonte TNR de tamanho 12, alinhado à direita, com chamada de nota de rodapé para a vinculação institucionaldos autores. Não colocar a titulação dos autores. Adote a ordem: autor principal (o que teve maior participação na composição do artigo e da pesquisa relatada), co-autor 1co-autor 2, ... - apenas a primeira letra de cada nome em caixa alta; sem negrito - ex.: Ana Maria Silva.
Vinculação institucional dos autores, no rodapé, com no máximo 2 linhas para cada autor - ex.: A Profa. Dra. Ana Maria Silva é professora titular da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Cidadania de São Paulo.
Texto principal digitado em fonte TNR de tamanho 12, com recuo na primeira linha de 1,25 cm; Espaçamento entre linhas de 1,5;distância simples entre parágrafos; não hifenizar o texto.
Citações no texto pelo sistema “autor-data”; não utilizar as seguintes expressões latinas nas citações: Idem, Ibidem, Opus citatum.
* Texto das citações com mais de três linhas devem ser digitados em fonte TNR de tamanho 10, recuado em 4 cm da margem esquerda; espaçamento simples entre linhas.
Figuras e imagens: exclusivamente em preto & branco. Além de inseridas no texto, as imagens devem ser enviadas em arquivo .jpg. Envie tudo num único e-mail (texto, figuras e imagens e comprovante de pagamento da taxa de submissão).
Legendas de figuras, tabelas e quadros em fonte TNR de tamanho 10; espaçamento simples entre linhas.
Notas de rodapé em fonte TNR de tamanho 10; espaçamento simples entre linhas e distância simples entre uma nota e outra.
Referências (não use a palavra "bibliográficas") segundo as normas ABNT.

 

Estas orientações foram baseadas no manual Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/9788573140606

 

- Artigos recebidos fora das especificações acima serão devolvidos uma única vez para correção. Permanecendo fora das especificações, serão desclassificados sem o direito de reembolso da taxa de submissão.

 

- A Comissão Científica do Simpósio adotará os seguintes critérios de desempate na seleção de artigos:
> artigos escritos em co-autoria com os professores orientadores (por recomendação da Comissão de Pós-Graduação frente aos critérios de avaliação da CAPES).
> artigos de doutores.

 

- O valor de cada submissão é de R$ 75,00 (Setenta e cinco reais), que deve ser depositado na conta do
Museu de Arte Contemporânea - Banco do Brasil, agência 7009-2 - c/c 130307-4 - Museu de Arte Contemporânea - CNPJ: 63.025.530/0044-44.

 

> Envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em mensagem única, os dois arquivos: o artigo em .docx e a imagem do comprovante de pagamento da taxa de submissão em .jpg ou .pdf.
> Serão aceitas todas as submissões enviadas até as 23h59 do dia 31 de julho de 2017.
> Favor indicar no corpo do e-mail o nome dos autores e o título do trabalho.
> Ao pagar a submissão do artigo, o interessado estará automaticamente inscrito como ouvinte no evento.

- Os artigos selecionados serão divulgados no dia 11 de agosto no site do PGEHA: www.usp.br/pgeha