Destilador de água com uso de radiação solar

O processo de destilação é feito sem emprego de energia elétrica, apenas com a radiação solar. Imagem: Paulo Soares.

Pesquisadores da ESALQ/USP desenvolveram um destilador de água de baixo custo de produção e ambientalmente correto, para uso em laboratórios de análises químicas. Construído com peças de aquecedor solar doméstico, o equipamento surge como uma alternativa para os gastos excessivos com água e energia elétrica dentro da própria ESALQ.

A radiação solar produz a vaporização da água, sendo posteriormente condensada em um sistema resfriado a gás. No reservatório de água quente, foi inserido um anteparo de resfriamento para que se capture a água condensada e destilada, afirma o professor Marcos Yassuo Kamogawa, responsável pela pesquisa.

O índice produtivo, porém, é relativamente baixo: apenas 3,3 litros de água são destilados por dia, frente aos 30 litros obtidos por métodos convencionais. Mas os benefícios trazidos pelo equipamento são grandes: enquanto nos métodos convencionais 1 metro cúbico (m³) de água destilada custa, em média, R$ 280,00 (energia elétrica e água), com o equipamento montado pela equipe do professor estima-se que esse custo possa ser até 20 vezes mais baixo.

O professor aposta na viabilidade econômica de seu projeto, uma vez que o sistema de aquecimento solar é algo já estabelecido no mercado, podendo ser oferecido a inúmeros segmentos da cadeia produtiva, sendo necessário apenas investir em reservatórios apropriados para cada atividade.

Fonte: http://www.usp.br/agen/ 

Seja o primeiro a comentar