Bioplástico utilizado para tratamento de água

No Brasil, “a produção de manga atinge cerca de 1,3 milhão de toneladas por ano”¹, e a quantidade de resíduos desperdiçados fica, na média, em torno  de  480  mil  toneladas  por

ano. Um desses resíduos é o caroço da manga. Segundo Rodrigues Filho, “As sementes correspondem a algo entre 30% e 45% do peso da manga, dependendo da variedade”, e observa-se que “essa montanha de resíduos normalmente tem como destino final a queima ou o descarte no lixo”¹.

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (MG) e da Universidade de Caxias do Sul (RS) desenvolveram um plástico biodegradável (acetato de celulose), a partir da celulose presente no caroço da manga. O conceito de produzir materiais a partir de componentes descartados oferece diversas vantagens comerciais, principalmente no quesito investimento em matérias primas.

O plástico vegetal produzido esta sendo utilizado em membranas e pode ser empregado em diversas aplicações, dentre as quais: processos para purificação de água, tratamento de efluentes e sessões de hemodiálise.

Resumidamente, “essa membrana se comporta como uma peneira molecular, rejeitando seletivamente quase todas as moléculas dissolvidas e permitindo somente a passagem da água pura”¹.

________________________________________________________________

Fonte da notícia:
http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4211&bd=1&pg=1&lg=
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4643998-EI8147,00-Brasileiros+criam+plastico+vegetal+com+caroco+de+manga.html
Legenda:
¹ = Revista pesquisa FAPESP.

Seja o primeiro a comentar